out 15 2008

Mirantes de Atenas – Grécia

As colinas de Atenas propiciam vistas lindas da cidade, e você não paga nada para subir, apenas necessita fôlego e disposição!

Quando saímos da Acrópole, imediatamente subimos no Monte Aeropagus, está ao lado. Dele se vê super bem os Propileos da Acrópole, vale a pena, e não representa nenhum grande esforço. Também se tem uma bela vista da Agora Grega.

Segundo a mitologia, neste lugar se reuniu o conselho dos deuses que julgaram Ares pela morte do filho de Poseidón. Lendas à parte, o certo é que aqui se instalou o tribunal de justiça mais antigo do mundo. Aqui se encontrava a sede do primeiro parlamento aristocrático da Atenas Clássica, mas com o tempo perdeu sua força política, e a partir do século V a.C. aqui se realizaram mais juízos de assassinatos. E no ano 51 d.C. neste lugar os atenienses escutaram o primeiro sermão do apóstolo São Paulo. Uma placa de bronze dá conta deste fato.
Aeropago
Aeropago (1)

No final do dia que visitamos a Acrópole decidimos subir em outro monte, o Filopapo. A subida é um pouco mais forte que o Aeropago, mas também nada muito difícil! Suba até o Monumento de Filopapo, que foi construído no século II d.C. para homenagear ao governador romano de Síria – Caio Julio Antioco, que também era conhecido como Filopapo, que significa “o neto preferido de seu avó”. Fora todas as histórias deste lugar, que teria sido a prisão de Sócrates e tal, a vista é de babar! Não perca, e se puder vá no final de tarde e espere o sol começa a se por, e faça desde o Monumento de Filopapo, um pequeno video de Atenas, fazendo um 360 graus dos mais bonitos!

Filopapo

Quando voltamos de Meteora, passamos o dia em Atenas e decidimos subir o Monte Licabeto. Fomos andando, pegamos a rua que passa na lateral do Parlamento, e depois que passamos o Museu do Exército, ficamos atentos porque tivemos que pegar uma pequena rua à esquerda para dar de cara com o Licabeto. Você pode subir grande parte com o funicular, que custa ida e volta – 4,50€. Nós decidimos subir caminhando, é uma subidinha boa, mas a cada passo a vista vai ficando mais e mais incrível!

Segundo a lenda, a deusa Atenea queria que seu templo na Acropóle se aproximasse do céu. Uma noite de tempestade, foi à montanha Penteli que está nos arrededores de Atenas, e daí tirou uma enorme rocha com o objetivo de colocá-la em cima da que já existia. Enquanto levava a rocha, aproximaram-se pássaros negros que traziam más notícias sobre um tema que dizia respeito à deusa. Como ela tinha pressa, deixou cair a rocha no centro de Atenas, e aí ficou para sempre esta rocha de 278 metros de altura! Na Antiguidade Clássica a colina estava coberta de vegetação, e no seu topo havia um templo dedicado à Zeus. Quando Atenas foi liberada da ocupação turca, no Licabeto não havia nenhuma árvore. O reflorestamento foi realizado entre 1880 e 1915.

Hoje no topo da montanha se encontra a pequena Capela de Agios Giorgios, toda branquinha, que fica linda quando está iluminada de noite. E também tem um bar, eu estava meio morta quando chegamos e resolvemos que íamos beber algo, mas quando nos trouxeram o cardápio, tudo era tão absurdamente caro, que nos levantamos e fomos embora! De um lado do topo, se vê o Teatro Licabeto. Este teatro foi construído entre 1964 e 1965, nele se representam obras gregas clássicas, e tem uma capacidade de 3.000 pessoas.

Desça feliz da vida do Licabeto, porque com todo o exercício que você fez, vai poder comer um pouquinho mais da incrivelmente boa comida grega!
Licabeto
Licabeto (1)

Para ver imagens gravadas do Monte Filopapo, clique em:
Telenovela Kalón – Capítulo 11
Para ver imagens gravadas do Monte Aeropagus, clique em:
Telenovela Kalón – Capítulo 9

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.