Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 23 2016

Manet, o pai do impressionismo

Manet | Viajando no Impressionismo Bom diaaaaaaaaa, começando a semana com mais arte por aqui. Nesta semana me empolguei tanto com o episódio de Manet no Viajando no Impressionismo, que tive que dividi-lo em dois vídeos. No primeiro de 5 minutos eu conto um pouco sobre aquele que é considerado o paizão do Impressionismo,um dos meus artistas favoritos. Como queria começar a fazer um pouco de leitura de imagem com você, escolhi sua última obra-prima, a instigante pintura – “Um bar no Folies-Bergere”. Conto todos os detalhes sobre esta tela que se encontra exposta em Londres no segundo vídeo que tem uma duração de 7 minutos.

Do mesmo jeito que a gente aprende a ler os signos linguísticos, o que nos capacita a ler um livro, deveríamos ser capazes de ler os signos visuais, para ler por exemplo uma pintura como esta de Manet, mas infelizmente a educação ocidental ainda privilegia os primeiros, e muita gente acaba achando que odeia arte por puro medo de se enfrentar a uns signos ou representações que não se sente capacitado em interpretá-los, e aí acaba perdendo uma parte genial do mundo 🙁 Por isso é importante se acostumar a “ler uma obra de arte”, para se apropriar ainda mais deste universo, desfrutar ao máximo de todas a possibilidades que ele tem a oferecer, sem ficar apenas na aparência ou na superfície das coisas por falta de meios para sulcar mares muitos mais divertidos e instigantes.

A cada domingo um novo episódio é publicado lá no Canal do YouTube, então para não perder nenhum e vê-los antes, você já sabe 😉 clique aqui e se inscreva no nosso Canal, ao que já te agradeço antecipadamente enviando um longo e apertado abraço virtual!

Para vê-lo mais bonito e cheio de cores, assista em HD, se tua internet estiver meio lenta, é só clicar no play, dar uns minutinhos e vê-lo em todo seu esplendor 🙂

Chamada video 2

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

O texto e o vídeo deste post pertencem ao turomaquia.com, qualquer uso indevido dos mesmos constitui crime à lei do direito autoral, com penas de reclusão de 2 a 4 anos. Se você estiver vendo este post dentro de um endereço (URL) que não comece com www.turomaquia.com, por favor escreva para a gente e nos informe sobre o site que está roubando nosso conteúdo: contato@turomaquia.com. Muito obrigado por nos ajudar a combater estes crimes que se cometem no dia a dia!

4 Comentários

  1. Roberta Manzato

    Oi Patrícia!
    Amando seus vídeos no YouTube sobre o impressionismo. Você é muito natural e explica de maneira deliciosa! Parabéns e obrigada por fazer estes vídeos!
    Estou comentando aqui e lá no insta pois não sei o que eu faço de errado, mas não consigo comentar lá no YouTube.
    Beijão
    Roberta

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Roberta, fico tão feliz com estes comentários porque muita gente disse que minha série de arte ia ser em vão 🙁 por isso te agradeço muito!

      responder
  2. Luciana

    Suas explicações são maravilhosas, obrigada. Continue.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Luciana 🙂 Toda semana tem 2 posts no blog e 1 vídeo no canal. e em breve terei uma novidade que acho que você vai gostar 😉

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Em 2011, nossos irmãos Campana redecoraram o café do relógio do Museu D’ Orsay. Era o único que eu ainda não havia testado, mas nesta última viagem almocei por lá.

Adorei o atendimento e a comida. O preço é o esperado em um café de museu. Por uma sopa e uma taça de vinho paguei 14€. Tudo delicioso 😜

#irmaoscampana #parisfood #parislovers #paris #museudorsay
  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers

Follow Me!