Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 14 2009

Mais perto do céu: um passeio pelos mosteiros de Meteora

Dia seguinte, acordamos revigorados e tomamos café da manhã no hotel mesmo, para sair o mais rápido possível aos mosteiros. Os mosteiros não te deixam entrar se não estiver vestida adequadamente, mas não se preocupe muito, porque na entrada eles te dão umas saionas, um chalés, etc… para que te cubra! Assim, vá o mais cômoda possível porque terá que subir muitas escadas durante o dia! Olha eu aí com as ditas sainhas.



O primeiro que visitamos foi o Moni Agias Triados, aonde se gravaram algumas cenas do filme do 007 – Somente para seus olhos (1981). É o que se apresenta mais intocado. São espetaculares tanto as pinturas em seu interior quanto às vistas que proporciona. Sua construção levou 18 anos, entre 1458 y 1476.
Para chegar, você irá primeiro descer por um caminho pavimentado, e depois subir 140
degraus. Não se pode gravar videos ou tirar fotos dentro dos mosteiros, se gostou de algo? Compra uma postal, a maioria dos mosteiros (com exceção do Triados) possui lojinha de souvenirs. As entradas para todos os mosteiros custam 2 euros. Veja ao final do post um video do 007, no minuto 1:56 aparece Meteora, e o interior do mosteiro.



Depois fomos ao Moni Agiou Stefanou, que está gestionado por freiras. Cruzamos uma ponte de 8 metros para alcançar o mosteiro, mas antigamente em seu lugar estava uma ponte levadiça. Existem provas que as primeiras construções deste mosteiro se deram em 1192! Fique ligado no trabalho nas madeiras, a talha é muito bonita e cheia de detalhes. Este mosteiro mantém uma lojinha bem equipada.

Perceba que os gregos entram nas capelas, beijam os quadros dos santos principais e deixam seus pedidos de orações, na maioria das capelas se dispõe de papel para que possa pedir pelos teus e por ti.

O seguinte mosteiro que visitamos foi o Moni Agiou Nikolau Anapfsa, que segundo os expertos possue os mais bonitos afrescos. E realmente são fabulosos. É legal desfrutar por vários minutos dos afrescos e perceber as semelhanças e diferenças de mosteiro a mosteiro. Você vai perceber quais possuem melhor qualidade de execução, ou aqueles em que os artistas sabiam utilizar melhor as cores …

Existem dúvidas da data da construção do Anapfsa, alguns dizem que é do século XIII, e outros do século XV. A subidinha é meio durinha, mas vale a pena! Nós fomos no auge do verão, e isso também complicava um pouco! Mas também não é nada do outro mundo!


O quarto mosteiro visitado foi o Moni Agias Varvaras Rousanou, aonde enfretamos as piores filas e os turistas mais chatos domundo! Tipo: eu não deixo ninguém passar até que eu tire a minha foto, coisa horrorosa! Tem gente que perde a compostura, mas não perde a fotografia! Senhor, deus do amor!

O mosteiro é legal porque tem uma ponte super bonita, e na atualidade também alberga uma ordem de freiras. Eu me senti meio claustrofóbica neste lugar, mas entendam que foi bela gente, assim é claro que vale a visita. O que eu achei mais legal é que a partir deste mosteiro você pode pegar um caminho na saída à direita, não descer de volta à estrada, continuar subindo para chegar a um mirante natural e ter a visão de todos os mosteiros, é simplesmente genial!


Como tínhamos tempo decidimos visitar o Moni Varlaam, que está no centro de uma espécie de bosque de rochas, a 373 metros de altura. As primeiras construções datam de 1350, e outras do século XVI. Nesta ilustração se vê uma da forma na qual os monges subiam aos mosteiros, escadas de madeira flexíveis que se inscrustavam nas rochas, e algumas não estavam fixas para evitar visitas indesejáveis (risos). Hoje para chegar ao mosteiro terá que subir 195 degraus talhados na rocha.


Planeje sua viagem para a Grécia

Veja todos nossos posts da GRÉCIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: ATENAS | SOUNIO | DELFOSMETEORA | SANTORINI | MIKONOS | CRETA| ZAKINTHOS . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Leia também:
Meteora: sonho, dream, sueño, sogno
FotoGaleria: Hotel em Meteora
Meteora: a primeira aproximação – Mosteiro Grande Meteoro
Para ver uma road trip que em 2013 passou por Meteora, clique aqui.

Fotos: turomaquia_2008
imagens livro: Las Meteoras: Historia de los Monasterios y de la Vida Monastica, de Theocharis M. Provatakis. Editorial Mijalis Toubis S.A. (Atenas).

10 Comentários

  1. Mirella

    Coisa doida isso… fiquei impressionada com os mosteiros e como eles foram construidos! Adorei! Quero conhecer :)Bjs

    responder
  2. Patricia de Camargo

    É muito doido mesmo, e tem um magnetismo! É difícl deixar de olhar e ir embora de Meteora, um lugar realmente mágico!Beijos

    responder
  3. Claudia Pimenta

    oi patricia! sensacional! de uma beleza impressionante… bjs, querida!

    responder
  4. Vida de Turista

    Patrícia..Tava lendo no post da Carol Wieser que você também já passou alguns anos curtindo Armação em Penha..Como eu também passava por lá, Piçarras, Navegantes e Balneário Camboriú, legal saber que quando a gente menos espera, pessoas conhecidas na net quem sabe já cruzaram nossos caminhos..Abraço,Thiago

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Claudia, relamente as Meteoras são fantásticas, pensa nelas para tua próxima incursão européia, ademais são um lugar aonde arte e natureza se unem à perfeição!Thiago você tem toda razão, é algo meio louco isso, e maravilhoso ao mesmo tempo!Beijos aos dois

    responder
  6. Eunice

    Olá
    Seu blog é genial.
    Gostei das dicas dos mosteiros em Meteora e queria conhecer.
    Vou para lá dia 13 de maio, 6a feira. Só terei tempo de ver algum mosteiro após as 14hs.
    No dia seguinte já volto 9hs para Atenas pois tenho que pegar um voo para Milão
    Não encontrei em lugar nenhum horario de visitação dos mosteiros.
    Você pode me ajudar, queria saber horarios e e tenho que reservar entrada por internet

    obrigada

    Eunice

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuu Eunice,
      você estará de carro? Lembro que a maioria fechava por volta das 17:00 horas, e que o St. Nicholas ñ abria na sexta. Ñ precisa reservar as entradas por internet!
      Um abraço

      responder
  7. Mariane

    Olá Patricia, tudo bem?
    Adorei o post sobre Meteora.
    Gostaria de saber se é necessário carros para ir de um mosteiro para outro, ou se consigo fazer eles apenas apé?
    Outra dúvida: você fez o roteiro sozinha ou foi com guia ou grupos?
    Obrigada,
    Mariane.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Mariane,
      não dá para fazer todos os mosteiros caminhando, até para chegar no primeiro é dureza sem carro 🙁 Eu fiz de carro com o Tom, é fácil ir de um para outro de carro, e no teu hotel eles te darão uma tabela com os horários de cada um deles, viu o hotel que fiquei? Eu recomendo muito!
      Beijos

      responder
  8. Mariane

    Olá!
    Parabéns pelo post…
    Gostaria de saber se tem como ir nos mosteiros apenas a pé ou se é necessário ir de carro até determinado local. E se tem guias ou posso ir sozinha.
    Obrigada
    Mariane.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Em 2011, nossos irmãos Campana redecoraram o café do relógio do Museu D’ Orsay. Era o único que eu ainda não havia testado, mas nesta última viagem almocei por lá.

Adorei o atendimento e a comida. O preço é o esperado em um café de museu. Por uma sopa e uma taça de vinho paguei 14€. Tudo delicioso 😜

#irmaoscampana #parisfood #parislovers #paris #museudorsay
  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers

Follow Me!