Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 05 2016

A mágica da arrumação por Marie Kondo

Arrumacao
Confesso que não sou a típica blogueira que volta à casa já pensando na próxima viagem. Não tenho essa obsessão, e nem sei se devia escrever isto por aqui, sei lá acho que não é politicamente correto se um vive de falar de viagens, mas é a realidade!

Adoro chegar na minha casa, pensar sobre o que vi sem que o fantasma de algo que ainda nem vivi esteja pairando sobre mim. Acho que sou meio intensa e as coisas que experimentei ficam dias, meses dentro de mim. Nesta última viagem ao chegar na casa dos meus pais havia um livro me esperando, uma compra tardia da viagem anterior que não havia chegado a tempo, quem sabe não era o momento de lê-lo 😉

A Mágica da Arrumação não é um livro filosófico apesar de algumas mensagens que Marie Kondo tenta de todas formas associar ao ato de organizar algo, mas bem é um livro meio tutorial com momentos metafísicos (risos!).

Mas foi daquelas leituras que me chegou n´alma porque nunca foi muito organizada, não por desleixo mas por pensar que não tinha esta habilidade. Cheguei domingo à tarde, e ontem já comecei a colocá-lo em prática e estou emocionada com os primeiros resultados.

Uma das regras que a japonesa que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares no mundo todo comenta logo no começo do livro é que a correta organziação se faz por categorias e não por localização, o que já foi uma baita revolução para mim. E se você pensar é de uma lógica aplastante. Mas o que realmente significa isso, que você não deve arrumar o quarto, a sala, ou qualquer outro cômodo e sim determinada categoria de coisas, como podem ser roupas e livros. Você precisa ter uma visão global de cada categoria para realmente poder organizar suas coisas, e segundo ela melhorar sua vida de uma maneira geral.

“Embora possamos conhecer a nós mesmos refletindo sobre nossas características e ouvindo o que as pessoas pensam de nós, acredito que a melhor ferramenta de autoconhecimento é a organização de nossas coisas. Afinal, nossos pertences descrevem com precisão o histórico das decisões que tomamos na vida. Organizar é um modo de fazer um inventário que nos faz ver aquilo de que realmente gostamos”.

Estou adaptando as regras ao meu estilo de vida ou ao meu caos kkkk comecei pelos livros ao invés das roupas como vaticina a guru. Estou apenas no início do processo que para mim é meio doloroso, mas tenho que fazer outra confissão, acordei muuuito animada, vai ver que Marie tem razão e organizar a casa vai me dar outra perspectiva da vida 🙂

Ficha técnica
Editora Sextante
Número de páginas: 158
Preço médio: de R$15 a R$20
Leitura rápida

Instagram-banner