Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 24 2013

Lanzarote – a ilha mais impactante do Arquipélago Canário

Lanzarote - Canary Islands
É sair do aeroporto, pegar a estrada e sentir o corpo relaxando. Lanzarote tem este efeito sobre mim. Já fui muitas vezes para esta ilha, que é a mais singular de todo o arquipélago canário. Mas e daí, esta familiaridade nunca é completa num lugar de tantos contrastes.

A ilha é relativamente pequena. Seus 99 vulcões são os únicos pontos que desafiam seu terreno quase plano. O que gera além dos embates constantes e já citados, uma outra sensação tão impactante quanto – de imensidão.

Potencialize todas estas emoções colocando Eddie Vedder em seus aparelhos para esta viagem. Você se sentirá num filme onde a estrada é o personagem principal, e a você, coadjuvante, só resta esta liberdade absurda que só uma estrada que parece eterna pode proporcionar.

A mão do homem foi mais mãe que madrasta nesta ilha. Derrumbamentos vulcânicos foram transformados em centros culturais. Outra força poderosa: a arte. Arte que foi assimilada pela gente de lá, que mantém suas casas brancas, e que luta contra uma especulação imobiliária que muito mais que arrematar seus terrenos, acabe levando sua alma. Já que não é possível imaginar Lanzarote sem estes espaços vazios. Onde uma tensão louca aflora, quando o que se vê é apenas a estrada e um monte enorme de terra quente e acinzentada, por vezes, marrom escuro alaranjada.

Lanzarote ainda tem outro ás na manga: a região produtora de vinho – La Geria. Com um copo de branco Bermejo, o vento louco soprando forte e uma tapa de queijos canários, o que já era mágico se converte em sublime. Por estas terras atlânticas envereda a nova série do Turomaquia. E você, é meu convidado especial, embarca comigo?!
Lanzarote - Canary Islands
Lanzarote - Canary Islands
Lanzarote - Canary Islands
Lanzarote - Canary Islands
Lanzarote - Canary Islands
Lanzarote - Canary Islands
Playa de las Cucharas, Costa Teguise (Lanzarote)
Lanzarote - Canary Islands

Para ver tudo que já foi publicado sobre Lanzarote aqui no Turo, clique aqui.

fotos: turomaquia_2012 e a penúltima de LisArt

3 Comentários

  1. Malu Torres

    Patri!
    Eu adorei Las Palmas, mas realmente Lanzarote é especial e diria ainda que Cesar Manrique contribuiu muito pra isso, assim como Gaudi pra Barcelona.
    Ah, eu amo a Espanha!
    Bjão!!!

    responder
  2. Carmen

    Lanzarote, La Palma, Hierro y La Gomera siempre han estado dentro de mis proyectos y mi lista de viajes. Sólo que, al disponer de pocos días de vacaciones, me apetece ir un poco más lejos y voy dejando para más adelante estas fantásticas islas.

    Todas las personas que conozco y que han viajado a las islas Canarias, han vuelto enamoradas de su peculiar paisaje. Un paisaje diferente, de grandes contraste y clima benigno.

    Seguro que, algún día voy a una de esas islas. Cuando vaya, a cualquiera de ellas, no hay duda que tus consejos me ayudarán a diseñar la mejor ruta.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carmen, y espero encontrarte por aquí 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!