Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 16 2016

Hans-Peter Feldmann, o homem que deu outro sentido às notas de U$ 1,00

O que você faria se ganhasse 100.000 dólares?

O artista Hans-Peter Feldmann ganhou U$ 100.000, e uma exposição no Guggenheim New York. Por quê?

A cada 2 anos,  o museu e a Hugo Boss se juntam para premiar um artista que contribuiu para a arte contemporânea. Nesta ocasião este alemão de quase 70 anos foi o premiado. Agora vem o melhor. Sabe o que ele fez com o money?

Sacou todo o valor do premio em notas de U$ 1,00 e as colocou como se fossem um papel de parede na sala do Guggenheim! Genial! Imagina o impacto visual ao entrar nesta sala. Mas não fica nisso, é uma forma de discutir o conceito de arte, ou seja, o que é arte afinal?! O valor dos prêmios, ou o que é melhor ou pior em termos artísticos.

After winning the Prize, Hans-Peter Feldmann says, “When I heard I could make a show in one of the galleries here in the museum . . . I got the idea that I would like to show them the prize I won . . . because for a person of my generation a hundred thousand dollars is a lot of money and for an artist it’s even incredible. In the ’60s, ’70s, when I was socialized with art, there was no way to connect money with art. Artists were poor people and they never got any money for it, and the idea to win a hundred thousand dollars is something else, so I said I want to see the money on the wall all together.”

Hans-Peter Feldmann
Hans-Peter Feldmann
A obra levou 13 dias para ficar pronta, ufaaaa!
Hans-Peter Feldmann

Veja todos nossos de ARTE, clicando aqui.

Se quiser saber um pouco mais sobre a obra deste artista, dá uma espiada neste video de uma expo que ele fez no Museu Reina Sofia de Madrid. Em espanhol e dura (apenas) 3 minutinhos!

Imagens: Guggenheim New York

Madri - Guia do Prado
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
Guia Louvre

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!