Guias de Viagem e Arte

 
 
set 30 2008

Guia para Acrópoles de Atenas – Parte III

A Acrópole de Atenas não se resume ao Partenon, não senhor! A entrada para o santuário é digna de uma parada, são os Propileos. Este enorme pórtico era a única entrada para o santuário e dele emergiam 5 portas por onde passavam os peregrinos que queriam aceder à Acrópole. Imaginem a sensação destas pessoas em pleno século V a.C ao dar de cara com esta construção gigantesca, e ao subir viam uma estátua colossal de Atenea Prómacos.

A sala à esquerda (no final da subida) tinha o teto pintado de azul escuro com estrelas douradas.Veja que por fora as colunas são dóricas e por dentro, jônicas. Quando esteja aí, perceba a dificuldade que representou construir neste terreno super irregular! Foi uma obra de Mnesicles. Nós subimos mais ou menos às 9 da manhã e era um espetáculo ver o sol que passava pela porta central dos Propileos.
Image00001 Image00002

O templo de Atenea Niké se construiu um pouco para levantar os ânimos dos gregos que estavam um pouco caidinhos de tanto perder para os persas, e por isso se dedicou à versão vitoriosa da deusa Atenea – Niké significa vitória. Era para ser construído logo após o tratado de paz assinado por Kallias com os persas. Mas demoraram para começar as construções, porque seu promotor era rival de Péricles, que colocou um montão de impedimentos para que não se construissem edificios diferentes daqueles que já havia pensado para o santuário.

Depois de vinte e cinco anos, o partido conservador e contrário a Péricles impôs a construção do antigo projeto, que já estava meio caduco para a época. Quando estivemos, infelizmente estavam acabando sua reconstrução, já que por motivos de potenciais riscos do terreno, desmontaram pedra por pedra o templo, e agora estão realizando a reconstrução.

Quando você sair do Propileos vai dar de cara com a Via Panatenaica que te levará as demais construções. E por esta via passavam as famosas procissões panatenaicas, que se realizavam em honra a deusa Atenea uma vez ao ano. E a cada quatro anos, realizava-se as Grandes Panatenaicas, que eram uma loucura. Não esqueçam destas festas, que em alguns posts vamos ver alguns objetos que eram utilizados durantes estas super festas!

Na tua frente você terá o Partenon, e a esquerda o belíssimo e inusitado Erecteión.Tem uma história bem legal relacionada a este edifício, aqui foi o local onde Poseidón golpeou com seu tridente o chão e fez nascer a oliveira, uauuuuuuu! E por que o templo não se chama Poseidón, bem porque neste lugar se rende culto a ele, a Atenea e a Erecteo, que foi um rei mítico de Atenas.

Image00003

Que tem demais este edifício? Para começar estão as cariátides. Todas as colunas com figuras de mulher são conhecidas por este nome, mas por que estas se chamam assim? Porque as mulheres que posaram para sua construção vinham de Karyai. Aqui somente se vêem réplicas em razão da chuva ácida causada pela contaminação de Atenas. E uma delas esta no Museu Britânico, em Londres, e as outras quatro estarão expostas no Novo Museu da Acrópole.

Image00004

Outra coisa impressionante é a forma da construção, o arquiteto tinha um terreno todo irregular e teve que construir em diferentes níveis e aproveitou para dar uma cara um pouco distinta a cada um deles, mas sem esquecer a harmonia do conjunto. Desça e veja de perto as colunas jônicas, e presta atenção no trabalho da base, lembre-se isto é mármore!!!

Image00005
Image00006

Leia também:
Guia para Acrópole de Atenas – Parte I
Guia para Acrópole de Atenas – Parte II

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Imagens: turomaquia_2008

8 Comentários

  1. Carol Wieser

    Impressionante a graqndiosidade do lugar!! Esse lugar deve ser bastante visitado, pois tem algumas fotos com uma multidão por trás…tem que chegar cedo não?Adorei a foto com o sol passando pela porta.Beijos

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Carol havia gente por todos os lados, mas MUITA gente! E olha que chegamos cedinho, isto ferve perto das 11 da manhã. O lance é chegar na hora que abre ou ir no final da tarde! Mas lembre que fomos em agosto, quando tudo ferve na Europa.Beijos

    responder
  3. Marilda

    Patricia, adorei conhecer seu blog. Estou passeando por aqui e tentando assimilar um pouco de tantas informações. Estou indo para Atenas e adorei suas dicas.
    Valeu!!!

    responder
  4. Andréa

    Muito legal o seu blog, Patrícia! Valeu pelas dicas e informações!

    responder
  5. Valeria

    Patricia, não posso deixar de te agradecer por todo o trabalho desenvolvido no seu blog!! Estou embarcando para Grécia na próxima semana e suas dicas, informações e comentários sobre este lugar que sonho visitar já estão sendo super úteis e estão me deixando ainda mais anciosa para descobrir todas as belezas e toda a história guardada sob aquelas ruinas! Parabéns pela dedicação!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Valeria, brigaduuu!!! Boa viagem, você vai alucinar com a Grécia. Eu já estou pensando em voltar!
      beijos

      responder
  6. telma cursino

    Patrícia,
    Adorei seu blog. Estou indo para Atenas e suas informações foram valiosas.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Telma, eu me apaixonei pela Grécia. Boa viagem!

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de 15 anos sem usar jaqueta jeans, não resisti à coleção da Zara com 3 artistas espanhóis. Mostrei mais no Stories 👕
.
#zara #jeans #arte #decompras #shopping
  • Paz, paz e paz dentro do complexo de Chion-in, cujas escadarias foram utilizadas no filme com o Tom Cruise - "O Último Samurai". E que é uma das estrelas do vídeo que vou publicar hoje no YouTube - Patricia de Camargo 👈
.
#kyoto🇯🇵 #chionintemple #youtuber #vlogjapao #vlogkioto #budismo
  • Descubra no TOP100Arte, o primeiro artista a defender-se contra a pirataria e adotar um copyright 🖼🖼🖼 link na bio👈
.
#art #arte #durer #renascimento #Top100Arte #youtuber
  • Picasso, juro que hoje tava precisando te encontrar. Tô necessitada deste tipo de arte que remove as entranhas!
.
#picasso #moma #arte #cubismo #art #necessidade #artlover #newyork
  • O Pavilhão do Templo Dourado é um lugar super sagrado para o Budismo, já que guarda relíquias do Buda. É um dos símbolos do Japão junto com o Monte Fuji 🗻 .
#kinkakujitemple #kyoto🇯🇵 #vlogjapao #pavilhaodourado #japan🇯🇵 #budismo #buda
  • A poderosa Eiffel e o arco mais lindo de PARIS desde uma das janelas do museu de arte mais visitado do mundo. Para ver meu guia desse museu, clique no link da bio 😉
.
#Louvre #Paris #museum #museumguide #janela #arte #art

Follow Me!