Guias de Viagem e Arte

 
 
set 25 2008

Guia para a Acrópole de Atenas – Parte I

acropoles_Atenas_vista aerea
Que emoção, quase nem dormi direito. Naquela dia íamos visitar a Acrópoles de Atenas. Naquela dia íamos visitar a Acrópoles de Atenas. A Acrópoles é o símbolo do apogeu de Atenas como potência dominante do Mar Egeu no século V a.C.. Uma cidade avançada para sua época com uma população que conhecia seus direitos e deveres. Mas a verdade é que somente os nascidos em Atenas, filhos de atenienses tinham assegurados direitos políticos e jurídicos, e direitos a possuir terras, ter cargos públicos e se casar com uma mulher de Atenas. No nível inferior estavam os estrangeiros, a maioria gregos provenientes de outras cidades, e os escravos.

Apesar da opulência ateniense, as casas eram de barro ou tijolos pouco resistentes, e a única parte da cidade que havia sido planejada era o porto, ou o Pireu. O restante estava conformado por ruas estreitas. Péricles e outros dirigentes centraram seus esforços construtivos nos edifícios públicos e nos templos.

A Acrópoles antes de ser um santuário em honra da deusa Atenea (ou Atena), foi uma cidade micênica. Na época grega o palácio do rei foi substituído pelo templo da deusa protetora da cidade. Acontece que chegaram os persas e destruiram tudo. Quando Péricles por fim conseguiu vencê-los na Batalha de Salamina (480 a.C.) ordena a reconstrução da Acrópoles, mas a “lo grande”! Os trabalhos duraram cerca de 47 anos!

O primeiro templo construído foi o maior, o Pártenon. O seu nome vem da homenageada – Athenea Parthenos. O arquiteto Ictino construiu o templo, e Fídias dirigiu os trabalhos, e também realizou diversas obras escultóricas. O templo tem oito colunas na parte da frente e dezessete nas laterais e possui algumas curiosidades.
curiosidades_partenon

  • Se um edifício é muito extenso, o olho humano costuma perceber a parte mais central como que mais afundada no chão. para evitar este tipo de ilusão ótica, o templo possui uns centimetros de elevação cônvexa, como se vê na figura aabixo.
  • Da mesma maneira o olho humano vê espaços iguais como menores nas extremidades, assim se deixassem o mesmo espaço entre as colunas, nosso olho veria este espaço diminuindo progressivamente até as colunas das extremidades. Sabe o que eles fizeram? Aumentaram a distância entre as colunas. A distância aumenta quanto mais longe esteja a coluna do centro do templo.
  • Outra questão ótica, as colunas que recebem mais luz solar pareciam ser mais finas, assim eles construiram as colunas das esquinas mais grossas que as demais!

Para fazer estes ajustes são necessárias cálculos matemáticos complexos, e estamos falando do século V a.C.
colunas_gregas

O estilo da coluna utilizada é o dórico. Os frisos do Partenon (a parte superior às colunas) eram todos decorados com alto-relevos. Só sobrou um original para ser admirado no Partenon, alguns estão no Museu da Acrópolis (que ainda não foi aberto) e grande parte no Museu Britânico (que não está muito a fim de devolver não …). Estes relevos eram de mármore, mas estavam totalmente pintados!
frisos_partenon
Imagina a loucura para um cidadão normal subir ao templo que era enorme, encontrar com todos estes relevos e uma escultura gigante de Atenea!

Leia também:
Guia para Acrópole de Atenas – Parte II
Guia para Acrópole de Atenas – Parte III
Guia para Acrópole de Atenas – Parte IV
Guia para Acrópole de Atenas – Parte V

Veja todos nossos posts da GRÉCIA

Busque e reserve seu hotel em ATENAS, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto em 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Imagens:
Revista Historia – National Geographic – Número 55/2008
História del Arte – Milagros Álvaro López, Editora Anaya
Wikipedia
3D Acrópolis

2 Comentários

  1. _+*A Elite in Paris*+_

    Preciso ir conhecer a Grécia URGENTE, minha cultura sobre por nao ter la ido ainda, tenho a certeza!Beijo meu ?,A Elite

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Elite você vai amar!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de 15 anos sem usar jaqueta jeans, não resisti à coleção da Zara com 3 artistas espanhóis. Mostrei mais no Stories 👕
.
#zara #jeans #arte #decompras #shopping
  • Paz, paz e paz dentro do complexo de Chion-in, cujas escadarias foram utilizadas no filme com o Tom Cruise - "O Último Samurai". E que é uma das estrelas do vídeo que vou publicar hoje no YouTube - Patricia de Camargo 👈
.
#kyoto🇯🇵 #chionintemple #youtuber #vlogjapao #vlogkioto #budismo
  • Descubra no TOP100Arte, o primeiro artista a defender-se contra a pirataria e adotar um copyright 🖼🖼🖼 link na bio👈
.
#art #arte #durer #renascimento #Top100Arte #youtuber
  • Picasso, juro que hoje tava precisando te encontrar. Tô necessitada deste tipo de arte que remove as entranhas!
.
#picasso #moma #arte #cubismo #art #necessidade #artlover #newyork
  • O Pavilhão do Templo Dourado é um lugar super sagrado para o Budismo, já que guarda relíquias do Buda. É um dos símbolos do Japão junto com o Monte Fuji 🗻 .
#kinkakujitemple #kyoto🇯🇵 #vlogjapao #pavilhaodourado #japan🇯🇵 #budismo #buda
  • A poderosa Eiffel e o arco mais lindo de PARIS desde uma das janelas do museu de arte mais visitado do mundo. Para ver meu guia desse museu, clique no link da bio 😉
.
#Louvre #Paris #museum #museumguide #janela #arte #art

Follow Me!