Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 27 2013

Guia do Parque Nacional de Timanfaya – Centro de Interpretação de Mancha Blanca

Se você não estudou nada relacionado à vulcanologia e nem é apaixonado pelo tema, aliás como euzinha, comece a visita ao Timanfaya pelo Centro de Visitantes e de Interpretación de Mancha Blanca. Diversos painéis no estilo infográfico aclaram e tornam a visita ao parque ainda mais interessante. Porque uma coisa é saber que correram pela ilha rios e rios de lava, e outra que estes rios ou correntes de lava chegaram a estender-se por 12 km!
Parque Nacional de Timanfaya - Lanzarote

Some às informações, a sensação da erupção. A cada 15 ou 30 minutos, um simulador te coloca junto à erupção vulcânica. Os tremores e principalmente os sons da terra se abrindo e lançando as primeiras lavas. Para uma geração acostumada a montanhas-russas que só faltam te lançar ao espaço, a experiência pode ser bobinha. No meu caso, que pago para não subir nestes “bichos”, senti agonia e alívio “quando novamente se fez silêncio”.

Ao final, caminhe até a porta traseira que dá acesso à passarela sobre o mar de lava, conhecida como “Malpaís de la Corona”. Por que as passarelas? Este é um terreno super frágil. Pisou, estragou, não tem o que fazer! Não tem como ser recuperado!

O estrado é enorme. Caminhei, parei e estive uns 20m minutos divagando comigo mesma. Porque afinal não é sempre que se pode caminhar sobre um deserto de lava!
Parque Nacional de Timanfaya - Lanzarote
Parque Nacional de Timanfaya - Lanzarote Parque Nacional de Timanfaya - Lanzarote
Parque Nacional de Timanfaya - Lanzarote

Para antes de ir …
O centro abre todos os dias das 09:00 às 17:00 horas. A entrada é gratuita. Junto à entrada, funciona uma pequena loja com guias e souvenirs. Não há cafeteria, mas máquinas expendedoras com refrigerantes, águas, chocolates e alguns salgadinhos.

Posts relacionados:
O que fazer em Lanzarote – Parque Nacional de Timanfaya
Cesar Manrique – o artista da terra que arde
Jameos del Agua
La Geria – Uma paisagem feita de uvas e cinzas vulcânicas

fotos: turomaquia_2012

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!