Guias de Viagem e Arte

 
 
abr 08 2014

Gastronômade, uma experiência dos 5 sentidos

Espaço singular, gente bacana e comida fenomenal. A junção destes 3 elementos define o Gastronômade que experimentei no domingo. O conceito chegou ao Brasil das mãos da Renata Runge, que quis trazer ao país o projeto do chef norteamericano Jim Denevan – Outstanding in the Fields.

É uma forma de experimentar produtos locais de excepcional qualidade, transformados em iguarias gastronômicas por chefs da talha de Helena Rizzo ou Roberta Sudbrack. E se isso já não fosse o must, o entorno escolhido para a experiência é sempre um espaço apropriado da natureza ou da grande cidade. Quem sabe uma estação de trem abandonada como a de Antonina, o andar superior do Mercadão de Sampa. Ou uma fazenda cheia de história e muito verde.
Sin título Sin título

Já tinha lido posts e artigos dos eventos que vem acontecendo desde 2012, mas no domingo estive no Castelo do Batel, num céu azulzissímo, e numa Curitiba que foi a anfitriã perfeita!
Sin título Sin título

As pessoas começaram a chegar ao redor das 13:00 horas, eram recepcionadas com uma taça de Garibaldi Prosecco geladinho. A mesa colocada nos jardins era linda sem ser arrogante, detalhe que cria um ambiente propício para jogar conversa fora. De repente como se de uma orquestra se tratasse, começam a sair os 4 aperitivos, e os sucos de acerola e maracuja orgânico da Verde Brasil. Apaixonei pela casquinha crocante com creme de aspargos.
Sin título

Antes de começar a degustação dos pratos principais, somos levados pelo Marcelo Lupion pelas entranhas do edifício. E não tô exagerando não, porque para minha surpresa o momento boca aberta babando, veio com a subida ao sotão, inteirinho pintado pelo pintor conhecido como o “Van Gogh Paranaense”, o auto-didata Miguel Bakun. Ele praticamante morou no castelo por um ano entre 1949 e 1950 enquanto realizava os murais. Eu não podia acreditar no que estava vendo.
Sin título Sin título
Sin título
Sin título

Ainda meio tonta, sento na mesa e é servida a sopa de pinhão dentro de um mini pão italiano, com espuma de alho poró. Eu podia repetir e repetir. Ainda mais com o acompanhamento do Garibaldi Brut Chardonnay. E tudo ficou ainda mais legal quando a Dona Vera Lupion (sentada na minha frente) nos contou que era uma receita familiar que o chef Hermes Custódio havia reinventado.
Sin título

O segundo prato e o meu segundo favorito 😉 foi o role de tilapia com gratin de palmito pupunha, o peixe derretia na boca. Depois veio a carne com ravióli de Duxelles, que estava ótima, mas neste passe o mais chocante era o vinho premiado, Acordes Merlot 2011.
Sin título
Sin título

A sobremesa era refrescante, uma sopa de morangos com uma bola de sorvete de manjericão. Nada daqueles finais super doces que quebram todos os sabores anteriores, ou seja, perfeito 🙂
Sin título

O cafezinho veio acompanhado com delicados doces. Enquanto isso, o chef e sua equipe explicavam os pratos, e os comensales felizes com a boa mesa e bom papo recebiam umas pequenas lembranças daquela experiência que durou 4 horas, mas que já deixou saudades!
Sin título

Ficou com vontade de envolver todos teus sentidos numa experiência única? Fique de olho no site oficial do projeto: http://www.gastronomadebrasil.com

Fui convidada a participar do Gastronômade pelo pessoal do blog de viagens Nós no Mundo, que já cobriram o evento em diversas oportunidades. Dá uma lida nos posts deles para ver que minha empolgação está totalmente justificada 😉
Gastronômade e jardins do Castelo do Batel: combinação perfeita!
Gastronômade DF: alta gastronomia na Fazenda Velha
Gastronômade Brasil: um banquete ao ar livre
Gastronômade Brasil: pela segunda vez um sucesso no Distrito Federal

Para ver mais fotos do evento, visite nosso Facebook ou nossa página no Google +.

fotos: turomaquia_2014

3 Comentários

  1. Carol Wieser

    Fiquei com água na boca! E o tempo fava perfeito ein????
    Beijos

    responder
  2. Maria Cristina Carollo Runge

    Perfeito, este foi o Gastronômade no Castelo do Babel. Digno de uma escala em Sol Maior. G7M. Divino!!!

    responder
  3. Anna Bárbara

    Oi Patrícia!!!
    Esse evento é mesmo muuito legal!!!
    Fiquei com muita vontade provar a sopa de pinhão com espuma de alho poró!!! Suas fotos estão incríveis!!!
    Obrigada por citar o Nós no Mundo!!! 😀
    Bjs, Anna

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!