Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 20 2010

Fitur 2010 – um mar de destinos …

Loucura … loucura… loucura … como já diria o Huck e resume bem o dia de hoje.

Após encontrar sem combinar nada com um professor do turismo do Brasil no quarto ao lado do meu do hotel, e que é meu amigo, claro que combinamos para ir juntos à FITUR. Saímos do hotel às 08:30, depois do rigoroso controle da entrada com o raixo-x super fino pegando qualquer coisa, fizemos nosso registro (O governo está em alerta, porque se espera que o ETA tente algo durante estes seis meses da presidência espanhola na UE).

Tomamos café já na feira, e aí nos despedimos para nos encontrar mais tarde. Seguindo meu caminho comecei pelas Américas. O stand do Brasil é grande, bem feitinho, mas não encanta. O símbolo brasileiro em uma semi esfera não destaca, acho que o lance da semi esfera é a homenagem aos 50 anos de Brasília, que são citados, mas não vai muito além disso, ou seja, de um dizer em um cartaz enorme.

Entramos na moda de colocar fotos de pessoas comuns na promoção turística de uma maneira meio estranha, sem relacioná-las à nada turístico e colocadas ao deus dará no stand. Material de divulgação? Disseram que ainda estavam recebendo, vi muita coisa velha de três anos atrás. Amanhã passo outra vez.

O legal da Fitur é viajar com apenas virar os olhos, e encontrar até países que não são realmente países. Muita gente nos stands mas poucos com vontade de “vender” seu peixe. As vezes nem te olham nos olhos, e você simplesmente pega o material e vai embora. Quantas oportunidades desperdiçadas.

Turquia, Egito e Jordânia vem forte. Material tanto promocional como de empresas que viabilizam ao fim e a cabo o turismo nas regiões. A Turquia vem explorando o norte pouco conhecido -Amasya. E ampliando as possibilidades na Capadócia. O que você acha de fazer um caminhada de 5 dias pela Capadócia e terminar relaxando em um hotelaço-boutique, com o detalhe que o hotel está dentro de um caverna?

Por todos os lados, abundam as ofertas de turismo ativo. A maioria dos destinos oferece guias com mapinhas detalhados com os quilômetros, topografia, atrativos da jornada. Também se vê bem a tendência da polarização dos mercados, se vende desde o supr luxo ao budget turismo, ou econômico. Muitos destinos oferecendo guias de albergues, pensões e coisas do gênero.

Turespaña altera a promoção turística, que já não é: Sorria, você está na Espanha.Passa a ser: I need Spain. Ainda vou contar mais sobre ela. Fora este slogan e o da Colômbia: o risco é que você queira ficar. Poucos se destacam na multidão. O nosso sem comentários já que não diz nada: Sensacional ?!?

Sustentabilidade apenas no papel, e nunca melhor dito, NO PAPEL. Poucos oferecem material digitalizado, e muitos que o fazem seguem aquela linha tradicional de CD-Rom e DVD chato! Bastante destaque ao ano santo e todo mundo tentando entrar na onda do Xacobeo 2010. E aumentam as rotas até Santiago, peguei 8 guias, sem contar aquelas de locais santos que não formam parte dos caminhos que levam a Santiago de Compostela.

Diminuiu a tendência de relacionar os destinos com personagens reais ou ficticios, vivos ou mortos. Casos evidentes e de sucesso, a relação Nadal com as Baleares, e Portugal que mantém sua campanha onde aparece desde o jogador Figo até a estrela do fado – Mariza.

Estas são considerações que eu faço com o netbook nos joelhos e sem ter tido o devido tempo de assimilar tudo que vi, vivi e senti neste primeiro dia. Amanhã já não vou recolher material gráfico, e sim vou produzir videos e mais fotos para o blog, que pela primeira vez oficialmente forma parte de um evento da “indústria”. Novos ares, no ano que está apenas começando …

fotos: turomaquia_2010

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

5 Comentários

  1. Silvia Oliveira

    Pati, busca o pavilhão da imprensa! Existe um arsenal montado lá para os jornalistas/meios de comunicação. Tomadas, mesas, telefones (!)muitos computadores à disposição, material informativo específico para a mídia, etc… Você está cobrindo o evento, certo? Se não fez o credenciamento tente fazer agora…deve ser possível fazer na hora. Bjs!

    responder
  2. marina

    Um evento para ficar doido!! rsrsr Aproveite tudo e conte pra gente aqui, que só passa vontade :))

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Silvinha, marquei toca, mas agora aprendi hehehehe Marina, enviei 25 Kg de material pelo correio dentro da própria feira, isto porque me segurei bastante e só peguei coisas que posso usar em um período de 12 meses, loucura, loucura, loucura heheheBeijos

    responder
  4. Tony

    Patricia, agora eu vi o que você falou das pessoas comuns no stand to Brasil. Não dá para entender muito bem realmente.E a foto da Ponte Estaiada de São Paulo? É uma construção que não tem visitação turística, está proibido caminhar por ela ou andar de bicicleta e ônibus também é barrado. Para ver, so se você estiver de carro particular. Pode? Tudo bem que essa coisa de tudo de carro é 100% SP, mas colocar isso na Fitur?Abs!

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Tony, realmente é meio estranho, mas era uma foto com uma visibilidade incrível, e uma das melhores do stand, para você ter uma ideia heheheheUm abraço

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!