Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 15 2017

Europa sem roaming – como vai funcionar o “Roam like at home”

Europa sem roaming

Europa sem roaming – o que é o “Roam like at home”

A partir de hoje os 28 países da União Européia estão livres de pagamento do roaming, é o plano “Roam Like at Home”. Ou seja, quando cruzar as fronteiras destes países, as companhias telefônicas européias não poderá cobrar um “rim” pelo uso dos dados e para que você possa fazer uma chamada.

Esta era uma medida que estava programada há anos e que por fim é implementada. A Vodafone já estava praticando o roaming sem custo desde o ano passado. E no caso desta companhia, além dos países da UE, também inclui os Estados Unidos.

Europa sem roaming – na prática

Para as demais, o dia “D” é hoje. Mas como funciona na prática esta medida?
– existe um limite para este livre roaming, que é seu contrato telefônico. Se você tem contratado 2GB de dados ao mês, este é teu limite também no roaming. Se tem 60 minutos de chamadas, este é teu limite para este tipo de serviço. Assim sendo, caso não tenha contratadas as chamadas, pagará pelo roaming ao realizá-las.
mas também as companhias tem limites para cobrar pelo roaming que exceda os contratos em vigor. Sobre este excesso, as empresas poderão cobrar até 7,7€ por giga extra consumido.
– se a pessoa usar o roaming frequentemente, a empresa poderá lhe cobrar valores extra, porque seu contrato deve ser realizado no país de residência. Como há tarifas diferentes nos países da UE, isso evitará fraudes contra o sistema.
– caso esteja de cruzeiro, o serviço é gratuito quando use uma rede terrestre, mas é pago, e bem pago quando utilize a conexão por satélites, ou seja, quando esteja em alto mar. Portanto, cuidado!

Veja todas nossas DICAS DE VIAGEM, clicando aqui.

Europa sem roaming – vale apenas para os países da UE?

Se está em dúvida, onde vai funcionar esta medida, estes são os países: Alemanha, Austria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, España, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia e por enquanto, Reino Unido.

Além disso, algumas companhias estendem esta medida a outros países. Como já comentei, Vodafone estende aos Estados Unidos, Suiça, Albânia e Turquia. Orange e Movistar a Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Europa sem roaming – vale para o pré-pago?

A política é para todos tipos de tarifas, o que também deve facilitar a vida do turista. Mas no caso da tarifa por contrato, o cliente não precisa ativar este serviço, já no pré-pago deverá ativá-lo. Mas no pré-pago, as condições variam bastante, portanto leia as linhas pequenas!

No caso de Vodafone vão incluir o roaming livre em suas tarifas de pré-pago: Vodafone Yu, Internacional Voz, Internacional Smartphone e Fácil. Mas lembre-se, deve ativar este serviço!

Europa sem roaming – o impacto

Na semana passada, o “El Mundo” publicou uma reportagem sobre os perigos da saturação da rede telefônica no próximo verão, o primeiro do roaming livre. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Seguro viagem europa 728x90

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

1 Comentário

  1. ILMA MADUREIRA

    Humm????? Preciso me informar melhor.
    Grat

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!