Guias de Viagem e Arte

 
 
set 12 2016

Esculturas de Degas – e do bronze se faz beleza

Bom dia gente linda, você já sabe que quando começo o post assim é porque vem mais um vídeo com muita beleza. O programa de hoje vai de fazer brotar beleza do metal duro e sonso. E nisso Degas era um gênio, mas ele foi além da beleza. Em suas esculturas escancarou para a sociedade da época como viviam as mulheres e como as bailarinas sofriam.

Você já pode imaginar que tal como aconteceu com muitas de suas pinturas, suas esculturas foram incompreendidas e motivo de risos debochados. Mas, e daí? Ele que pouco a pouco ia perdendo a visão, precisava de uma linguagem em que pudesse aguçar outro sentido para seguir simplesmente vivendo e tornando a vida suportável para nós. Porque Friedrich Nietzsche já deixou bem clara uma das funções da arte.

“A Arte torna a vida suportável” – Nietzsche

Além disso, neste sexto episódio:
– conhecerá a grande pintora norte-americana que ajudou Degas a adentrar mais e mais no universo feminino;
– descobrirá uma das esculturas mais inovadoras e chocantes realizadas por Degas;
– saberá porque ele realizou esculturas de cavalos;
– entenderá a importância de Mulbridge para o mundo da arte;
– e por fim, uma coisa que o MASP tem de Degas que poucos outros museus do mundo possuem 😉

Para vê-lo mais bonito e cheio de cores, assista em HD, se tua internet estiver meio lenta, é só clicar no play, dar uns minutinhos para vê-lo em todo seu esplendor.

Assista todos os vídeos da Web Série “Guia do Museu d´Orsay”, clicando aqui.

Para descobrir por que DEGAS pintou tantas bailarinas, clique aqui.

Veja também o post do Guia prático do Museu d´Orsay

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!