Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 02 2009

Enterro da Sardinha?!!! – Carnaval em Las Palmas

O “Enterro da Sardinha” é o último ato do Carnaval de Las Palmas. Sabe por quê? Depois de tanta loucura, liberação e noites de paixão, há de voltar à “normalidade”, pensar sobre o futuro de forma coletiva, e?! (você deve estar pensando?!).

Bem, a sardinha representa todo este desenfreio, todo o que passou durante os Carnavais, na sexta-feira ela é velada, é o momento de pensar em tudo o que passou, e no sábado ela é queimada, destruída, para que possa renascer com mais força no próximo ano em uma sociedade renovada, expurgada de todos seus “pecados”! É um ritual que os antropólogos relacionam com a queima ou lixamento do Judas.

Participei pela primeira vez do enterro da sardinha em 2002, e fazia muitos anos que não presenciava esta linda festa. Chegamos cedo, e estivemos uma hora e meia sentados olhando o mar e falando, falando e falando sobre a vida … (Isso foi neste sábado – 28/02)
DSC02682

A sardinha sai de uma dos bairros históricos e fica meio difícil saber o horário certinho que ela chega na praia, mas de repente escutamos a música de uma “murga” que acompanhava o cortejo da sardinha, todos com seus instrumentos e paramentados.
DSC00759
Depois vieram as viúvas da sardinha, mulheres e homens vestidos de mulheres que choravam a eminente morte da dita cuja, e junto com eles bispos, cardeais, monges, freiras e padres que “rezavam” pela pobre, e de quebra confessavam os múltiplos pecadores.
DSC00767
DSC02686

E como da nada ela surge, lindona, prateada, com suas bandeiras vermelhas e negras sendo levada até seu destino final – o mar. Já na sua plataforma no mar, uma explosão repentina e linda faz surgir os primeiros fogos e as letras “DEP”, ou seja, Descanse Em Paz!
DSC02700
DSC00809
DSC00819
No extremo direito da praia começam os fogos de artifício que duram uns quinze minutos, num espetáculo de tirar o fôlego e a sardinha começa a queimar e assim “acabaria” o carnaval. Acabaria porque esta noite teve a última noite de festa, o “mogollón”, todo mundo fantasiado e escutando no Parque Santa Catalina a artistas como Beatriz Luengo, Craig David, Conchita, etc… Esta cidade é uma delícia!!!
DSC00823
DSC00807
DSC00802

Leia também:
Carnaval na Espanha: Las Palmas de Gran Canaria
Feriado na Espanha

Destaque do post:
Enterro da sardinha
Carnaval na Espanha
Las Palmas de Gran Canaria

fotos: turomaquia_2009

2 Comentários

  1. Mirella

    Coisa de doido isso, né? Tradições são engraçadas :)Gostei do enterro da sardinha.bjs

    responder
  2. Patricia de Camargo

    É doido, e super natural, não tem bloco marcado, nada disso, é bem espontâneo!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • “Por mi trabajo me veo obligada a usar las palabras para pegar un hecho con otro, y al final todo debe parecer coherente aunque no lo sea” (“La niña perdida” da Elena Ferrante). #laspalmasdegrancanaria #quotes #literatura #islascanarias
  • Já conhecia Segóvia, mas graças a Deus eu ainda consigo me emocionar com velhos “amigos” 😉 E vc, qual é aquele lugar que volta a te emocionar a cada reencontro?

#segovia #aqueduto #arteromana #espanha #patrimoniomundialdahumanidade
  • “Ela quer ser seu território” (“Amiga de juventude” de Alice Munro).
#laspalmasdegrancanaria #quotes🖋 #literatura #alicemunro #cactos🌵
  • Detalhes de um restaurante que eu amei @casagalleta Atendimento perfeito do Andrei.
#espanha🇪🇸 #madri #restaurante #casagalletta #ondecomermadri
  • O lugar mais louco e surpreendente da última viagem: os jardins da Granja de San Ildefonso com suas 26 fontes monumentais ⛲️⛲️⛲️
#segovia #espanha🇪🇸 #palacio #granjadesanildefonso #fonte
  • As temperaturas caíram dez graus, mas ainda tá perfeito para um tinto de verano. Mais tarde vou mostrar como se faz o tinto 😜 comprei até gaseosa 😉 Este tomei no almoço no VIPs, a cadeia de fast-food que eu adoro, mas o tinto de verano deles não vale muito a pena. Era sobre isso que eu estava falando com o Tom 🤪
#tintodeverano🍷 #espanha🇪🇸 #laspalmasdegrancanaria #drinks🍹

Follow Me!