Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 02 2009

Enterro da Sardinha?!!! – Carnaval em Las Palmas

O “Enterro da Sardinha” é o último ato do Carnaval de Las Palmas. Sabe por quê? Depois de tanta loucura, liberação e noites de paixão, há de voltar à “normalidade”, pensar sobre o futuro de forma coletiva, e?! (você deve estar pensando?!).

Bem, a sardinha representa todo este desenfreio, todo o que passou durante os Carnavais, na sexta-feira ela é velada, é o momento de pensar em tudo o que passou, e no sábado ela é queimada, destruída, para que possa renascer com mais força no próximo ano em uma sociedade renovada, expurgada de todos seus “pecados”! É um ritual que os antropólogos relacionam com a queima ou lixamento do Judas.

Participei pela primeira vez do enterro da sardinha em 2002, e fazia muitos anos que não presenciava esta linda festa. Chegamos cedo, e estivemos uma hora e meia sentados olhando o mar e falando, falando e falando sobre a vida … (Isso foi neste sábado – 28/02)
DSC02682

A sardinha sai de uma dos bairros históricos e fica meio difícil saber o horário certinho que ela chega na praia, mas de repente escutamos a música de uma “murga” que acompanhava o cortejo da sardinha, todos com seus instrumentos e paramentados.
DSC00759
Depois vieram as viúvas da sardinha, mulheres e homens vestidos de mulheres que choravam a eminente morte da dita cuja, e junto com eles bispos, cardeais, monges, freiras e padres que “rezavam” pela pobre, e de quebra confessavam os múltiplos pecadores.
DSC00767
DSC02686

E como da nada ela surge, lindona, prateada, com suas bandeiras vermelhas e negras sendo levada até seu destino final – o mar. Já na sua plataforma no mar, uma explosão repentina e linda faz surgir os primeiros fogos e as letras “DEP”, ou seja, Descanse Em Paz!
DSC02700
DSC00809
DSC00819
No extremo direito da praia começam os fogos de artifício que duram uns quinze minutos, num espetáculo de tirar o fôlego e a sardinha começa a queimar e assim “acabaria” o carnaval. Acabaria porque esta noite teve a última noite de festa, o “mogollón”, todo mundo fantasiado e escutando no Parque Santa Catalina a artistas como Beatriz Luengo, Craig David, Conchita, etc… Esta cidade é uma delícia!!!
DSC00823
DSC00807
DSC00802

Leia também:
Carnaval na Espanha: Las Palmas de Gran Canaria
Feriado na Espanha

Destaque do post:
Enterro da sardinha
Carnaval na Espanha
Las Palmas de Gran Canaria

fotos: turomaquia_2009

2 Comentários

  1. Mirella

    Coisa de doido isso, né? Tradições são engraçadas :)Gostei do enterro da sardinha.bjs

    responder
  2. Patricia de Camargo

    É doido, e super natural, não tem bloco marcado, nada disso, é bem espontâneo!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!