Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 28 2016

Entendendo o barroco

O contraste claro-escuro no barroco

A principal característica do barroco é o contraste claro-escuro.Mas, afinal o que é isso? É uma técnica na qual zonas escuras contrastam com zonas bem mais claras no quadro, como nesta obra de Rembrandt.

Bathsheba e seu banho - Rembrandt

Bathseba e seu banho – Rembrandt

Por que se utiliza o contraste claro-escuro?

Ribera

Madalena Ventura com seu marido e filho – Ribera

Para dar destaque a certos aspectos ou personagens e aumentar o impacto visual do quadro. Sem contar, que amplia a sensação de volume.

É uma característica apenas da pintura barroca?

Deposição da Cruz – Rembrandt

Não, em outras manifestações também se pode observar este contraste. Por exemplo, na escultura. O artista pode construir os volumes de tal forma que uns se destaquem e recebam mais iluminação que outros. O mesmo aconteceu com a arquitetura.

Outra característica importante no barroco, é a utilização da linha curva e das diagonais na composição.

Este tipo de linhas aumentam a sensação de movimento. Este mesmo efeito se obtém na arquitetura com o uso de linhas onduladas.

A composição é a estrutura do quadro. É como o artista distribui os elementos que conformam o quadro, o edifício ou a escultura. Algumas vezes todos os elementos parecem estar inseridos dentro de um triângulo, então se costuma chamar composição triangular, que era muito utilizada no renascimento.

Veja nestes dois quadros barrocos de Rembrandt, algumas das linhas da composição.

The blinding of Sanson - Composicion
Sagrada Familia -Composicion
O tema deste quadro é a Sagrada Família. Isso mesmo, Jesus, a Virgem e José. Veja como o tema é tratado com mais naturalismo, esta é uma outra característica do barroco!

O Barroco na arquitetura

Para entender esta característica do movimento e das linhas curvas na arquitetura, observe esta obra de Borromini – Igreja de San Carlo alle Quatro Fontane, que está em Roma. Uma curiosidade: está foi a primeira obra que Borromini realizou sozinho sem o seu mestre (Maderno), e é considerada uma das obras-primas da arquitetura barroca!

Iglesia de San Carlo alle Quattro Fontane - Borromini
Iglesia de San Carlo alle Quattro Fontane - Borromini
Iglesia de San Carlo alle Quattro Fontane - Borromini

Para dar uma volta na igreja, entre neste aplicativo. Coloque o mouse em cima da imagem e ande por onde desejar, inclusive em direção à cúpula!

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
imagens: http://www.wga.hu/ y Wikipedia Borromini

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: