jul 17 2009

Em Florença: arte em estado puro

Dia 11 de maio de 1995 …

A super fila para entrar na Accademia

“Acordamos cedo, e a primeira parada foi: Accademia, enfrentamos uma fila do caramba ($10.000 lire). Várias pinturas, e de repente se entra em uma galeria e vemos o “David” de Michelangelo ao fundo. Esta escultura toma toda atenção dos turistas, porque ela é maravilhosa. E o lugar onde ela está aumenta o espetáculo. Nesta galeria (que leva ao David) vemos algumas esculturas inacabadas de Michelangelo e algumas pinturas. Parece que as formas saem da pedra, o que já dizia o próprio artista, que ele apenas tirava o excesso e deixava a forma livre.

Escultura de Michelangelo na galeria antes de chegar ao “David”

Ao fundo o belíssimo “David”

Depois de passar meu tempo com o David, subo uma rampa para apreciar em uma sala o periodo ottocento. São várias esculturas e escultores, mas predominam Lorenzo Bartolini e Luigi Pampaloni. Depois de quase duas horas, saímos em direção à Igreja da Santa Cruz (S. Croce), passamos pela frente da gigantesca Biblioteca Nacional, chupei um maravilhoso gelato de tartufo. Cruzamos a Ponte Alle Grazie, pela Piazza G. Poppi e subimos até a Piazza Le Michelangelo (uma bela subidinha!). Nesta praça encontramos uma réplica do “David” e uma vista deslumbrante da cidade. Daqui podemos ver a grandiosidade da Duomo, é que a igreja está meio estrangulada por tantas ruas e não tem como apreciar seu conjunto estando perto.

Luigi Pampaloni – “Orfani della rupe”

“La Tavola degli Amori”, de Lorenzo Bartolini (1845)

Subimos mais e entramos na Igreja de S. Miniato del Monte, onde para ver o mosaico do altar ou as esculturas iluminadas temos que pagar 700 lire, para 1 minuto de iluminação.

Depois mais uma bela vista da cidade desde o Forte Belvedere, na descida parada estratégica para foto em frente à casa número 19 da Costa San Giorgio, casa onde morou Galileu Galilei.

Cruzamos a Ponte Vecchio, com suas múltiplas lojas de jóias, passamos pela Galeria Uffizi, e fomos para a feirinha comprar. Comprei sete blusas de lã. Voltamos a jantar no “Le Mossace”, menu: pastina in brodo com coca cola! Eu e a Jô combinamos de nos encontrar na segunda-feira em Milão para irmos juntas até Géneve (Suiça)”.

Moraleja: não compre o que não poderá carregar! Quando viajei era a época em que o dolar valia menos que a nossa moeda, e tudo parecia bem barato. Resultado: uma mistura explosiva – muitas compras + mochila. Na volta tive um problema de coluna que me imobilizou por quase uma semana, depois disso fiquei meio radical. Compras mínimas, e ainda mais fotos. E não aceito nenhum tipo de encomenda. Mas para não ficar com fama de bruxa, também nunca peço nada para as pessoas que viajam, nem quando vem me visitar!

Momentazo: estar frente a frente com o “David” de Michelangelo, foi incrível!

Informação prática:

Para reservar horário se cobra 4€ (opcional) e a reserva é pelo tel. 055 294843

Serviço de audioguia:
5,50€ (8,00 – duplo)
Idiomas: italiano, inglês, francês, espanhol, alemão e japonês

Todos os posts do Mochilão Europa, clique aqui.