Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 25 2011

Reflexões sobre a Fitur 2011

Poucas novidades neste ano na Fitur. Crise econômica ou de criatividade?! Destinos que no ano anterior foram um “desbunde”, neste ano parece que morreram na praia. O turismo como muita coisa nesta vida é uma corrida de longa distância. Melhor não dar um sprint se depois vai faltar fôlego para chegar à meta. É necessário constância neste mar de ondas fortes da concorrência, no qual cada vez mais países se candidatam ao jogo. Como é o caso da China, que desbancou a Espanha de seu segundo lugar no ranking de país receptor de turismo mundial. Afinal o que posso falar da Feira de Turismo de Madrid deste ano?!

Os destinos não despertaram para os blogs e redes sociais. Poucas referências à Facebook, Twitter, Tuenti, etc. Quase nenhum destino tinha preparado um material de imprensa para estes entornos. Em um deles, comentei com a moça que tinha um site de viagens, e ela não sabia o que era?! Em espanhol, utiliza-se o termo: Página Web. Ok, mas estamos em uma feira de turismo, não no bar da esquina!???

Fitur 2011
Fitur 2011

Contraditoriamente a invenção do Steve Jobs estava por lá, o IPAD. Segundo pesquisas (ou seja, ñ é invenção minha) as pessoas utilizam os dispositivos móveis para ver o e-mail e suas contas nas redes sociais. Sem um trabalho forte nestas áreas, os aplicativos não tem muita funcionalidade.

Fitur 2011

Ok, a maioria tem site e tal. Alguns já entraram na onda do IPAD, e a pergunta que não quer calar é: Por que tanto papel??? Este rolo de sustentabilidade é para turista ver!!!?

Fitur 2011
Fitur 2011

Em termos de produtos, nada novo. O conceito de turismo de saúde mas relacionado com relax. Em muitos stands se ofereciam massagens em um ambiente chill-out.

Fitur 2011
Fitur 2011

Noruega e Costa Rica se mantém em seu nicho de mercado. Construiram uma imagem, são referência mundial. Complicado ser multi-produto. Pode dar a entender que não é especial em nada! Tipo marca branca de supermercado. Todo mundo compra, porque costuma ser mais barato. Mas o que deseja com todas suas forças é poder comprar aquela marca especial e única!

Fitur 2011 Fitur 2011
Fitur 2011

Turismo ativo continua forte. Destaque para o ciclo turismo, que ganha mais roteiros, mapas e se relaciona diretamente com o turismo de saúde.

Fitur 2011
Fitur 2011
Fitur 2011

Poucos famosos nas promoções turísticas. Vi estes dias uma matéria dizendo que contratar famoso é uma furada, mas o que dizer do “desempenho” da nossa Gisele. As marcas que se associam à ela, aumentam em um 15% suas vendas!?? Talvez, o que falta é saber com quem se associar …

Fitur 2011
Fitur 2011
Fitur 2011
Ainda hoje, os stands que se destacavam nos dez pavilhões da Ifema de Madrid, e a transformação de Bilbao a partir dos anos 1990. O que podemos aprender com ela?!!

Posts relacionados:
Quero ver meu Brasil Brasilerio, não um estereótipo fake – Fitur 2011
Promoção turística brasileira: um giro de um minuto por algumas cidades do Brasil Varonil

fotos: turomaquia_2011

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: