jan 14 2014

E agora, Patricia?

Ontem publiquei meu roteiro da próxima viagem do Turo, e pumba, protesto gigantesco na Tailândia, que é meu destino buaaaaaaa

As manifestações estão acontecendo em Bangkok, mas ontem já haviam reuniões de estudantes em Chiang Mai. Se a gente dá uma olhada nas fotos do chamado #shutdown, tudo parece tão pacífico e colorido. Mas o lance é que os manifestantes estão contra um governo que não abandona a “cadeira” e que usa literalmente suas armas para manter o “status quo”. O que gera enfrentamentos, que levaram a morte de 8 pessoas.
Manifestações Bangkok

Mas a história é longa, desde 1932 quando o país se converteu em monarquia constitucional já ocorreram nada mais, nada menos que 18 golpes de estado \o/

Depois o pessoal pensa que só é complicado no Brasil, Portugal e Espanha 🙁 Olha a novela, o anterior primeiro ministro Thaksin Shinawatra está exilado em Dubai para evitar uma pena de 2 anos de prisão por corrupção. Mas dizem que na verdade é ele quem dirige o país desde longe, através da figura da primeira ministra Yingluck Shinawatra.

Quando no ano passado as coisas começaram a ficar sinistras, o que ela fez? Convocou eleições para o próximo 2 de fevereiro. Pensando que ia acalmar os ânimos. Que nada, o líder opositor Suthep quer que ela demita, que não ocorram as eleições, e propõe que o país renasça das cinzas através de um Conselho do Povo, com membros escolhidos a dedo, ou seja, nadica de democracia 🙁

Mas o opositor também tem seus “probleminhas”, um juízo pendente pela morte de 92 pessoas nas revoltas de 2010 pelas mãos dos “camisas vermelhas”. Difícil? Não, como se fala na Espanha o que vem depois de difícil! A política do “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”!

Mas esta situação vem se arrastando no tempo, tanto que olha como a Wendy Perrin se refere à Tailândia: “The country is nicknamed “Teflon Thailand” because nothing seems to stick and tourism goes on.”

Claro que a história é bem mais complexa, mas foi o que pude entender nestas últimas 12 horas desde que eu e a Lu começamos a repensar e traçar planos B, C, … para nossa viagem.

Tá certo que dá vontade de chorar de raiva, mas depois desta primeira reação instintiva-infantil, parei prá pensar que a vida das pessoas é bem mais importante que as minhas férias. Além do que, a Lu lembrou da máxima do Riq “na CNN é sempre pior” 😉

Segundo os entendidos no tema, esta semana é vital para saber se a coisa se acalma, ou se no pior dos cenários, mas coloca pior nisso, estoura uma guerra civil. O que a maioria pensa que é improvável.

Estamos nos informando, mas resolvemos que vamos encarar. Quem sabe me mande para a bucólica Ayutthaya, nos dois dias que estarei sozinha, aliás um um dos planos “B”.

Para quem tem viagem marcada para Tailandia, vou deixar uns artigos interessantes que reuni com a ajuda da Lu. Que me indicou seguir no Twitter ao @RichardBarrow, que é blogueiro de viagens e mora em Bangkok. A cobertura que ele está fazendo é ótima e com muitas fotos, o que sempre se agradece, porque sabe como é né, levanta a mão quem não tem um “q” de São Tomé.
Manifestações Bangkok Manifestações Bangkok
Manifestações Bangkok

Stand e serviços especiais no aeroporto de Suvarnabhumiairport para ajudar aos viajanteshttp://suvarnabhumiairport.com/en/news/130/suvarnabhumi-airport-is-ready-to-facilitate-passengers-during-the-political-protest-in-bangkok

Bangkok Shutdown: What Visitors to Thailand Need to Know to Stay Safehttp://www.cntraveler.com/perrin-post/2014/01/traveler-safety-in-bangkok-thailand

Transport Ministry to open up 18,000 parking spots for protest

Reportagens diárias: http://www.stickmanbangkok.com/Bangkok-Protests-2013/Bangkok-Protests-2013-8.htm

Security Bureau raises Thailand travel warning to red ‘significant threat’ level http://www.scmp.com/news/hong-kong/article/1371135/security-bureau-raises-thailand-travel-warning-red-significant-threat

Travel Blogger Richard Barrow em Tailândiahttp://www.richardbarrow.com/2014/01/everything-you-need-to-know-about-the-bangkok-shutdown/

Where to stay in Bangkok away from the protests? (brigaduuu Camila)

Forum Lonely Planethttp://forum.virtualtourist.com/Bangkok-1445238-6-10143022/is-it-still-safe-to-travel-to-Bangkok-because-we-have-booked-for-Jan-31-2014-to-Feb-2-2014.html

Aplicativo para as manifestaçõeshttp://www.eluniversal.com.mx/computacion-tecno/2014/desarrollan-app-protestantes-bangkok-82631.html

imagens: twitter e mapa Richard Barrow; fotos de Stickman Bangkok

Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

15 Comentários

1. Carina-Senzatia

Vai sem medo!

Quando estive lá também estavam tendo as manifestações dos Camisas Vermelhas, mas a cidade é tão grande, e tão cheia de coisas pra fazer que vc só encontra a manifestação se se hospedar próximo de onde acontece. E eu fiquei bem onde acontecia. O que vi? Nada demais! Tudo pacifico, muito buzinaço e muita gente. Só.
    Vai com fé, vc vai amar!! 🙂

• Patricia de Camargo

Carina, teu comentário me animou bastante, porque aquela manifestação de 2010 foi bastante sangrenta e vc estava por lá, e viveu para contar 😉
      beijos

2. Nah - Pra Ver em Londres

Que dê tudo certo na viagem de vocês e que os problemas locais se resolvam logo. Na vibe Beatles do dia de hoje, “give peace a chance!”, mundo. hehe

Beijão!

• Patricia de Camargo

Adorei a vibe Beatles! Brigaduuu pela força!

3. Diogo Avila

Olha, sinceramente não sei o que faria no seu lugar.
    Mas já enfrentei uma situação parecida ao visitar a Grécia (e Atenas!) naquele caos de uns dois anos atrás.
    Felizmente nada de mais aconteceu. Se não fosse a destruição pela cidade, e a restrição de não poder andar em alguns lugares da cidade durante a noite, nem teríamos percebido o que aconteceu.
    Muito Boa Sorte e Excelente viagem!!!

• Patricia de Camargo

Diogo, estive lendo muito teu blog!

Já decidi que vou, ao menos com as notícias que estão saindo, e ainda faltam 2 semanas para o embarque! Modo #torcendo 🙂

4. Mirella (@mikix10)

Dá frio na espinha, mas vai dar tudo certo! Vai com fé e qualquer coisa, entra na manisfestação 🙂
    Brincadeira… estamos aqui na torcida e qualquer coisa foge de BKK para as praias!
    bjão e boa viagem

• Patricia de Camargo

hehehe ontem estava mais tensa, mas hoje já li bastante e estou mais tranquila. Mas vou comprar um cartão sim quando chegar para mandar news 🙂

5. Camila Navarro

Uia! Até eu apareci no post! 🙂

Quando estive em Phnom Penh, também era época de manifestações na cidade, que estão sendo noticiadas até hoje. Eu não vi qualquer sinal delas! Espero que o mesmo aconteça com vocês. Acho que o maior perigo da viagem seria o trânsito, que pode ser afetado, mas aposto que vocês já estão levando isso em consideração e vai dar tudo certo!

• Patricia de Camargo

Camila, a Lu me passou o link, e achei ótimo, brigaduuu mesmo 🙂 Estamos levando em consideração que talvez tenhamos que reduzir o que vamos ver, mas é legal saber que vou ter uma companheira como a Lu, e como ela mesma disse, se ñ rolar sair do hotel, ficamos na piscina 😉

6. Deyse Ribeiro

Patricia, eu estava lá em 2010 quando teve uma manifestação fortissima. A embaixada italiana enviava sms pra gente pra não sair do hotel a noite (eu tava no centro de Bangkok), dada a gravidade das manifestações e ainda um jornalista italiano tinha sido morto durante os tiroteios. Foi meio assustador a noite ouvir as bombas, mas no dia seguinte era o nosso voo e por isso, aguentamos somente uma noite assim de tiroteio. Mas no geral a cidade é bem tranquila e as manifestações ficaram somente em uma parte do centro da cidade e naquela a gente evitou. nos dias anteriores a revolta pior. O povo tailandes é muito receptivo e tranquilo, Adorei a minha viagem e tenho otimas recordações, mesmo estando no olho do furacão! hahahah faz parte a aventura… . boa viagem

7. Lu Malheiros

Pat,
    Dedinhos cruzados para essa confusão acabar logo!
    Pessoal, obrigada pela força! Todo pensamento positivo é bem-vindo, mas , por enquanto, acho que só vamos precisar usar da mesma estratégia que usamos no Brasil. 🙂

8. Marcia

Bom dia Patricia

Bom ter visto sua publicação estou com viagem marcada para Bangkok e chego justamente no dia 02/02/14. Vou acompanha-los de perto. Boa viagem e boa sorte.

9. Ju

Patricia,
    Tenho acompanhado as notícias também, pois passo por BKK em abril. Cheguei à conclusão de que, por enquanto, apenas as áreas das manifestações devem ser evitadas. Talvez algumas visitas fiquem prejudicadas, mas acho que será tranquilo. Curtam bastante. A Tailandia é o máximo.

10. Philipp

Acredito que sera algo como as manifestacoes no Brasil, possivel de evita-las a nao ser que foquem em lugares como aeroportos. Pelo que andei lendo e relatos de amigos que estao la, os manifestantes estao deixando turistas ir e vir sem problemas.

Torcendo aqui para que a viagem corra bem. Boa sorte.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

• Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade!
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛