Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 21 2009

Dicas de visita Floripa

Depois do passeio do dia anterior, resolvemos relaxar na manhã seguinte antes de pegar a estrada de volta à Curitiba. Fomos ao sul da ilha para visitar Ribeirão da Ilha, que foi o primeiro lugar aonde se instalaram os índios carijós em Florianópolis, e se constituiu em uma das primeiras comunidades do estado.

Neste lugar é possível sentir a influência açoriana da oleada de imigração que chegou ao sul do país. Estão preservadas as casas e muitos costumes. Uma coisa que chama atenção são as cortinas de renda nas janelas. Visitar Ribeirão da Ilha é como chegar a um remanso de tranquilidade. É legal caminhar pelas ruelas, ver coisas como esta kombi do video fazendo propaganda pela cidade e provar das ostras que são cultivadas aí mesmo.

Eu tenho a sorte de ter uma amigona brasileira por aqui, a Sônia, que é florianopolitana e meu deu algumas dicas que eu repasso aqui para vocês. Em Ribeirão da Ilha ela indica o Restaurante Ostradamus para provar as delícias do lugar. Entrei no site deste restaurante que conta que Ribeirão é um dos maiores produtores de ostras de Santa Catarina, mas o que eu não sabia é que o estado era responsável por 80% da produção nacional!

Já que estamos falando de dicas, a Sônia nos deixa outras, ir ao conhecido e irreverente Bar do Arante e deixar sua notinha. As pessoas iam por lá e deixavam uma nota para avisar aos amigos por onde andavam, e olha a quantidade de bilhetes acumulados desde 1958 …

A história do restaurante você pode encontrar no seu site:

“Tudo começou em 1958, quando Arante Monteiro abriu um bar na praia do Pântano do Sul para os pescadores. A partir daí, na década de 70, estudantes de todo Brasil passaram a frequentar o bar, que ficava no meio do caminho de muitos locais para acampamento. Afim de avisar aos amigos que ainda estivessem por chegar, os estudantes deixavam no bar bilhetes, dizendo aos amigos qual era sua localização. Foi aí que nasceu a famosa mania do Bar do Arante: os bilhetinhos colados na parede”.


Capa do Cardápio do Bar do Arante

Para quem está na Beira Mar ou pela Lagoa outra dica da Sônia é a Pizza na Pedra. Depois que ela comentou, lembrei que visitei a Pizza na Pedra a mediados de 1990, caramba!!! E realmente a pizza era uma delícia.

No norte da ilha, a dica é ir no Restaurante Pitangueiras, com grandes vistas e muito peixe e camarão. Fica na Praia do Sambaqui.

E a Sônia também indica um passeio a Praia dos Naufragados no sul da ilha. Para chegar é como a Lagoinha do Leste, tem que caminhar por uma trilha que começa em Caiera do Sul. No Guia de Floripa descobri que a praia tem este nome porque em 1753 um grupo de açorianos que ia em direção ao Rio Grande do Sul por ordem da Coroa Portuguesa foi surpreendido por uma tempestade que fez afundar os dois barcos no local que hoje se conhece como a Ponta dos Naufragados.

Por agora, temos que abandonar Floripa (snif, snif) mas não este roteiro pelo sul que ainda vai passar por uma das estradas mais bonitas desta parte do país, “quem viver verá, que não foi em vão, eu quero é muito mais amor no coração…”

Leia também:
De Desterro a Florianópolis – Uma visita à capital catarinense
Ponte Hercílio Luz – Cartão postal de Florianópolis
Passeando por Floripa

Destaque do post:
Dicas para visitar Florianópolis
Ribeirão da Ilha
Restaurantes em Floripa

Informação prática
Ostradamus
Rodovia Baldicero Filomeno, 7640
Freguesia do Ribeirão da Ilha
Site: http://www.ostradamus.com.br/index.aspx

Bar do Arante
Pântano do Sul
Tel. (48) 3237-7022
Site: http://www.arantebar.com.br/

Pizza na Pedra
Av Jorn Rubens Arruda Ramos, 2483 – Centro
Tel. (48) 3025-5079
Site: http:// www.pizzanapedra.com.br

Pizza na Pedra na Lagoa
Av Afonso Delambert Neto, 853 – Lagoa
Tel. (48) 3232-0912
Site: http://www.pizzanapedradalagoa.com.br

Restaurante Pitangueiras
Rod. Rafael da Rocha Pires, 281 – Sambaqui
Tel. (48) 3335-0398

Para ver mais dicas de restaurantes em Floripa, visite:
Destemperados

Imagens:
Mapa Floripa: http://www.creditosambientais.com.br/marassessoria/creditosambientais/2006/imagens/mapa_floripa.gif
Fotos: turomaquia_2005
Foto Bar do Arante: http://www.agenciapreview.com/DBImages/600X400/534.jpg
Cardápio Bar do Arante: http://www.arantebar.com.br/
Mapa: Google Earth
Video: turomaquia_2009
Tags Technorati: , , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

4 Comentários

  1. Dany

    Patrícia, estou apaixonada pelo seu blog. No meio das minhas pesquisas por sites sobre a Espanha, na esperança de conseguir estudar no país, achei você e suas imperdíveis e completas dicas. E olha que, jornalista que sou, essa pesquisa por informações espanholas já dura dias. E eis que parei por aqui. E pode ter certeza que voltarei sempre. Parabéns!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Oi Dany, fico feliz que possa te ajudar, temos novidades todos os dias, espero tuas novas visitas! E obrigado pelos elogios!Beijos

    responder
  3. Viniart

    Olá Patrícia, estive meio sumido kkk, na verdade meio sem tempo, mas vi que você postou um bocado de coisas legais, parabéns mesmo, mas esse post aqui seu de floripa está muito recheado de dicas de lugares, qualquer dia que puder irei conhecer a ilha, que aliás vc me deixou com vontade da pizaa kkkk !!!beijos amiga abraço !

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Vini, estava sentindo muito a sua falta, porfa não desaparece … snif snifBeijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Nas entranhas da obra da espanhola Cristina Iglesias. Para ver mais Inhotim, é só ir no @arte_365 
#inhotim #museumlovers #cristinaiglesias #artecontemporanea #minasgerais
  • Se existe um museu ao ar livre mais fotogênico que o Inhotim, eu desconheço 😉 💁🏽‍♀️ A entrada ao museu custa R$44,00, o complexo abre de terça a domingo. Hoje, quarta-feira, a entrada é gratuita. ⚠️ Sem fazer uma maratona artística é impossível visitar tudo apenas num dia. Para tanto, são necessários 2 dias. 🏃🏽‍♂️ Se você não quer caminhar muito ou quer maximizar o tempo da visita, pague para usar o sistema de carrinhos do complexo, que te levam e trazem por todos os caminhos.

#inhotim #museumlovers #minasgerais #brumadinho #arte
  • Isso aqui é um pouquinho de Inhotim ió ió 😉

#inhotim #minasgerais #brumadinho #arte #jardins
  • Uma beleza chamada ... Belo Horizonte 💕💕💕 #belohorizonte #pracadaliberdade #minasgerais #palmeras🌴
  • Felicidade em forma de cheesecake da @confeitariacuritibana no tour mais doce de Curitiba - @curitidoce 
Vai para Curitiba? Não pensa duas vezes, participe de um dos tours. Além das degustações, risadas e histórias de vida inspiradoras, como da Raabe da @anneschuartz ou da @ninaromano_patisserie ❤️❤️❤️ #curitidoce #curitibalovers #foodporn #vidadoce #curitiba
  • Metrô Saldanha Lisboa. Numa época em que os professores não são valorizados, ou seja, uma época triste, nefasta 😪

#metrolisboa #lisboalovers #educacao #lisboa #metrosaldanha

Follow Me!