Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 21 2014

Desta saudade que quase mata à arte que salva

“E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi”
Renato Russo

Quando me bate esta louca saudade, esta ansiedade pelo que está por vir, uma de minhas estratégias para segurar a onda, acalmar o coração que parece cavalgar a seu bel-prazer por lugares que muitas vezes só fazem aumentar esta dor quase inexplicável, que nasce da melancolia de algo que sequer se viveu, é sentar na frente de um bom quadro abstrato.

Imagino que seja minha meditação. Diante de mim não há histórias, não há lógica aparente, só a vida como ela é. Me deixo levar pelos traços, pela cor, pelo ritmo ou pela sua dissonancia.

Tente numa próxima vez que tenha a oportunidade de estar na frente de um dos gigantes do Pollock encarar a arte como terapia 😉 Deixe de lado os porquês, depois que ela te faça um bem danado, chegará um tempo em que você queira, deseje realmente entendê-la. Ai meu querido, minha querida, não haverá volta atrás, você já estará abduzido por aquela arte que antes te parecia apenas rascunhos de uma criança de pré-escola!
Pollock no MET

Esta tela do Pollock está no MET em New York, chama-se Autumn Rhythm (Number 30), é de 1950. Mede 2,66 metros de altura por 5,25 metros de comprimento, e foi executada com a técnica inventada pelo pintor “action painting”.

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

imagem: turomaquia_2013

1 Comentário

  1. Paula Brum

    É o que faço e sinto em relação aos Impressionistas – observo os detalhes e quando percebo já me transportei, estou em outra época, com outro tempo/ritmo, viajando um pouco na história que crio para mim, a partir daquilo que vejo…

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!