Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 18 2012

Desfilar numa escola de samba no Rio de Janeiro – Para fazer antes de morrer

Todo mundo tem coisas que gostaria de provar, nem que seja uma vez na vida. Alguns colocam estes desejos em forma de listas. No ano passado, vimos as listas de desejos viajeiros de diversos leitores por aqui, lembram?

Eu também tenho minha lista. Algumas coisas já foram “ticadas”. Umas resultarão ser na verdade um programa de índio. Outras em compensação foram além do que eu imaginava. Sorpreenderam. São estas que vou listar por aqui, coisas que (na minha humilde opinião) todo mundo devia fazer antes de morrer. Não são exatamente ir a lugares, implicam ir! Mas o que vou postar são as experiências que deveriam ser saboreadas. Experiências transformadoras!

Como estamos em pleno Carnaval, nada melhor que começar com: DESFILAR NUMA ESCOLA DE SAMBA NO RIO DE JANEIRO.
Desfilando escola de samba - Rio de Janeiro

Organizando-se com antecedência não é complicado. Uma grande amiga foi a motivadora lá pelos idos de 2001. Fizemos tudo por Internet. Atualmente, a filosofia do “deixa a vida te levar” é forte. Mas para viajar em feriados como Carnaval a programação é fundamental. Programar não significa “engessar”, significa ser esperto para desfrutar ao máximo dos minutos mais caros da sua vida, que são os minutos das férias!

Compre tudo com antecedência, bilhetes aéreos, hospedagem, fantasia e entradas para o desfile. Nós ficamos no Mengo Palace Hotel. Andamos de metrô, ônibus e táxi. O quarto era ótimo, assim como o café-da-manhã. Pasmem, foi indicação de um dos italianos do grupo, que foi também quem nos levou de um lado a outro no Rio!
Desfilando escola de samba - Rio de Janeiro

Além do desfile, vimos o tradicional bloco carnavalesco “Bola Preta“, comemos na Confeitaria Colombo. Não conseguimos visitar nenhum museu, porque estavam todos fechados por causa do Carnaval(snif snif). Tomamos um sol na Barra e em Copacabana. Subimos no Cristo e até no shopping passeamos.
Desfilando escola de samba - Rio de Janeiro
Desfilando escola de samba - Rio de Janeiro

Para comprar a fantasia, é só entrar em contato com o diretor da ala. Normalmente, há um site onde se pode ver a fantasia. Não são todas as alas que estão abertas ao pessoal que não é da comunidade. São alas específicas, onde seja mais fácil o controle e que não comprometam o ritmo da escola. Pagamos antecipadamente, e buscamos a fantasia na casa da diretora da nossa ala. Avisam que se a pessoa não aparece na avenida com a fantasia completa, sua participação é vedada, afinal estará tomando parte em uma competição, onde o mínimo detalhe, conta!
Desfilando escola de samba - Rio de Janeiro

Fomos de metrô à Passarela do Samba. Super divertido, ir encontrando com outros fantasiados. O metrô estava abarrotado, mas em nenhum momento senti receio, ou seja, não me senti para nada insegura. Chegamos 4 horas antes do desfile, para a concentração. Desfilar é como sair do teu próprio corpo, porque você não sente nada, só empolgação, emoção. Como se fizesse parte de uma grande engrenagem que vai te levando. Uma das coisas mais impressionantes que já tomei parte. Na hora que termina, teu corpo volta a tomar conta, o que significam dores musculares. Até falar dói, afinal a língua é um músculo!

Fomos direto para o hotel. Banho e muita cama. No dia seguinte, assistimos os desfiles na arquibancada. Outra experiência, bem diferente da anterior, mas tão alucinante quanto. Tem que fazer as duas coisas, desfilar num dia e assistir no outro. Dica: compre o Cd com os samba-enredos, assim você entrará ainda mais no clima. Nossa arquibancada ficava junto ao recuo da bateria. Parecia que os 300/400 músicos estavam dentro de mim. Estava embriagada, sem beber uma gota de alcool. O nível de adrenalina sobe tanto com este espetáculo ao vivo e a cores, que no final o esgotamento é total: corpo e alma. Saímos com o dia claro, hotel, banho, café-da-manhã e cama, divina cama! O certo é que a partir deste momento, sonhar teria uma outra perspectiva, cheia de confeti e muita serpentina 😉

Posts relacionados:
Bucket Lists

Veja todos nossos posts do BRASIL

Busque e reserve seu hotel no RIO DE JANEIRO. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga a gente no Google+
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia
Veja nosso dia dia nas Canárias e as viagens em tempo real no Snapchat – Turomaquia. .

imagens: archivo_turomaquia_2001

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

4 Comentários

  1. LUIZ BELO SOARES

    MORO EM RECIFE JA ESTOU CON HOTEL RESERVADO PASSAGEM MARCADA E COMPRADA PARA O DIA 01 DE FEV. MINHA DUVIDA É A COMPRA DA FANTASIA E AO MESMO TEMPO A DESCONFIANÇA DE COMPRAR PELA INTERNET…E CHEGAR LA TER DECEPÇÃO…POR GENTILEZA ME INFORME UMA FONTE SEGURA PRA COMPRA DA FATANSIA..OBRIGADO

    responder
    • Patricia de Camargo

      Luiz, infelizmente ñ poso indicar agora mesmo nenhuma fonte, porque já fazem 10 anos que desfilei 🙁 Quando contratei por Internet, primeiro me meti no site oficial da escola, para ver quais eram os diretores que atendiam o pessoal de fora da comunidade. Alguns deles tem um site próprio para vender as fantasias da sua ala.
      Um abraço!

      responder
  2. jose brasil filho

    primeiramente vc tem que ter o samba nas veias segundo e um desfile onde vc interpreta um tema e terceiro quem nao pode com mandiga nao carrega patua

    responder
    • Patricia de Camargo

      José, como eu falei no texto, foi uma das maiores experiências da minha vida 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Novembro europeu em Canárias 🤗 Hoje deu praia, 28 graus. Entrei no mar e descarreguei todas aquelas sensações estranhas que tentam se fixar n'alma e me fazer infeliz. .
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #españa #invernoeuropeu #canaryisland
  • Olha que máximo o sinal de pedestres de Madri. Por um mundo cheio de opções e de diversidade ☺️
.
#diversidade #madri #beautifulworld #españa
  • Que exposição minha gente 😮 frente a frente Toulouse-Lautrec e Picasso, no @museothyssen 
Recomendo prá todo mundo que venha a Madrid até 21 de janeiro de 2018. A entrada é com horário marcado, mas também dá acesso à coleção de arte mais didática que eu conheço.
.
#arte #lautrec #picasso #museothyssen  #madri #españa
  • Outono delícia em Madri. Tirei esta foto quando cheguei ao Museu do Prado. Faz frio, mas o céu mega azul e o sol durante o dia são fantásticos para caminhar pela cidade.
.
#madri #outono #museodelprado #beautifulday
  • O primeiro café da manhã de hoje foi nesse lugar linduuuu e histórico #cafedamanha #madrid #beautifulplaces #españa #cafecomercialmadrid
  • Gente do céu, que lugar 🤤 Por fim conseguiu ir ao @salmonguru do grande bartender argentino, Diego Cabrera. E ainda tive sorte de sentar na "barra" e ser atendida por um artista, o Denis. Este foi meu drink com whisky e um montão de outras coisas como picante. No copo detrás, limonada de gengibre e de menta. A de gengibre potencializa o picante, a de menta, suaviza 😘 .
#madrid #diegocabrera #drinks #perfectday #españa

Follow Me!