Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 17 2008

Delfos: o museu

No final do post de ontem, estávamos caminhando ao Museu de Delfos. Se você tem pânico a museu, relaxa. Este museu é bem montado, interessante e não é grande. E também é imprescindível para depois entender o sítio arqueológico, por quê? Porque todas as esculturas e os tesouros que eram presenteados ao Oráculo estão no museu. E o museu explica os edifícios que depois você verá na visita à “antiga Delfos”. A entrada para o museu e o sítio arqueológico custa 9€.

O que nós fizemos foi visitar o museu e deixar o santuário para o dia seguinte, e imagina que neste lugar você verá um montão de coisa que estudou quando estava na oitava série! É tão estranho de repente estar cara a cara com todos estes anos de história e relembrar aquele teu professor e entender porque ele contava tudo aquilo com tanta paixão!

O museu tenta recriar a atmosfera dos principais edifícios do santuário de Delfos. É certo que Delfos ganhou fama no século VIII a.C., mas sua história é bem anterior e data do princípio do terceiro milênio a.C. , isso mesmo, 3.000 a.C. No ano 1.400 a.C se tem notícia que aí já existia um oráculo que realizava adivinhações, mas nesta época era um santuário feminino, dedicado a Gea o a Atenea. Já em seu momento de esplendor era um santuário dedicado ao deus Apolo. E era o próprio deus quem falava através da boca de uma Pitia. Ao princípio o oráculo dava conselhos somente uma vez por ano, mas depois como a clientela aumentou, passou a dar conselhos todo dia sete de cada mês, exceto nos meses de inverno. A Pitia era uma mulher com mais de 50 anos, que a partir do momento que se responsabilizava pelo oráculo, abandonava marido e filhos. Sempre levava roupa branca e tinhas umas regras estritas de vida.

Você verá que várias cidades possuíam templos e embaixadas em Delfos, porque assim podiam consultar o oráculo quando tinham vontade. E para mostrar seu agradecimento, o santuário recebia muitos presentes, que podiam ser até esculturas de ouro maciço, como um leão de 250 quilos de peso. Muitos dos objetos eram como os ex-votos que as pessoas levam hoje em dia a algumas igrejas importantes para demonstrar sua gratidão. Mais aqui, na maioria dos casos a gratidão estava relacionada com a vitória em batalhas! O oráculo não era uma mera vidente do mundo antigo, ele decidia por exemplo se valia a pena formar uma colônia grega em determinado lugar!

O museu vai te ajudar a entender tudo isso, e a última peça que você verá é a famosa obra-prima da arte grega antiga. O Auriga de Delfos! É muito lindo!!! Vai fazer você lembrar um pouco do filme Ben-Hur, lembra das corridas de quadrigas? Um clássico. Então aqui você verá um dos corrredores destas competições prestigiosas e atrativas que se realizavam durante os Jogos Pan-Helênicos. Imagine que esta escultura de bronze foi realizada em 478 a.C., e ademais do corredor (aurigas) também formavam parte o carro e os cavalos. Em 1896, durante umas escavações francesas, encontraram o aurigas e umas partes do cavalo e do carro. Sabe aquelas coisas que você olha e não é capaz de tirar os olhos? Esta escultura tem este poder, magnetiza o espectador!


Vista de uma janela do museu


Ao fundo o Museu de Delfos

Museu de Delfos - Grécia
Na parte externa: cafeteria-lanchonete e loja de souvenirs e livros

Veja e reserve hotéis em Delfos, clicando aqui.

Na próxima matéria, estaremos com Apolo na antiga Delfos!

Destaques do post:
Museu de Delfos
Auriga de Delfos – arte clássica grega
O que ver em Delfos

Leia também:
Um sonho com tempero grego: escapada desde Atenas

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Fotos: turomaquia_2008

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

2 Comentários

  1. Claudia Pimenta

    oi patricia! este é um dos must-see absolutos!!! como conhecer a grécia sem ir ao museu de delfos? deve ser maravilhooooso mesmo! bjs, querida!

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Claudia, este museu é incrível. A montagem é didática e facilita a compreensão deste período tão importante da história da humanidade!Beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!