Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 14 2012

Como visitar a Cúpula do Parlamento Alemão – Bundestag ou Reichstag

Desde vários pontos da cidade, lá está ela. A onipresente cúpula de cristal do arquiteto Norman Foster. Coroa o edifício do Parlamento Alemão, conhecido como Bundestag ou Reichstag.
Berlim - Parlamento Alemão
Se do exterior, a cúpula chama o olhar, e é impossível não fotografá-la a cada nova perspectiva. Desde seu interior, a reação é de total assombro. Acertadamente deixei minha visita para o penúltimo dia na cidade. Já que tardaria em assimilar aquele passeio.
Berlim - Parlamento Alemão

O óbvio, desde a cúpula se descortina a cidade. A semi-esfera é enorme, mas dentro dela, a sensação é de aconchego, talvez pela própria forma circular. Cada material e o espaço que ocupa tem um porquê, nada foi deixado ao azar, sem contar que a estrutura é totalmente sustentável. Mas sobretudo, Foster mostra porque é um dos grandes da arquitetura. Sem muito bla-bla-blá, é GENIAL!
Parlamento Alemão - Bundestag ou Reichstag

Para entrar, enfrentei uma fila de 2 horas e 20 minutos. Era um setembro meio chuvoso, e dia de semana. Já não funciona assim, por ter recebido ameaças terroristas, agora é necessário reservar a visita antecipadamente no site do Parlamento. É fácil, mas sem este procedimento prévio, bye-bye subir naquela maravilha!

Para realizar a reserva, entre neste site: http://www.bundestag.de/htdocs_e/visits/kupp.html. Clique na barra lateral esquerda, em: Online Registration. Na primeira tela, terá que escolher o tipo de visita que deseja:
1. Lectures held in the visitors’ gallery overlooking the plenary chamber followed by a visit to the dome: para saber mais sobre a instituição, e sentir na pele o que é ser um parlamentar alemã 🙂 Através de uma visita guiada, oferecida em inglês apenas nas terças. A visita dura 45 minutos, e depois disso, acede-se à cúpula.

2. Guided tours followed by a visit to the dome: visitas guiadas e a continuação acesso à cúpula. Oferecidas em diferentes idiomas, para grupos mínimos de 6 pessoas.

3. Visit to the dome: para subir à cúpula, opção que escolhe a maioria dos visitantes.
Parlamento Alemão - Bundestag ou Reichstag

Clicando em Visit to the Dome, aparece um quadro abaixo, onde se indica o número de visitantes, e depois vem o clique em: Next. Colocar as letras e números de segurança que aparecem para ter acesso à próxima tela. Onde poderá escolher o dia e o horário da visita. A cúpula abre todos os dias, das 08:00 às 23:00 horas. Os grupos sobem a cada 15 minutos.
Visita à Cupula do Parlamento Alemão
Visita à Cupula do Parlamento Alemão
Depois de dar outra vez ao “Next”, vem a tela, onde deve colocar os dados dos visitantes. A visita é gratuita. No dia da visita, chegue uns 15 minutos antes, e passe pela “barraca” que foi colocada na frente do Parlamento para atender aos visitantes. A partir dela se entra ao edifício.

Parlamento Alemão - Bundestag ou Reichstag

Dica turomaquia: não deixe de pegar o audio-guia (oferecido em português). A cada passo que você dá na rampa da cúpula, ativa-se uma explicação. É muuuito bom, sem rolos e melhora ainda mais a visita!

Para ver mais fotos e o video da saga da subida, visite nossa página no Facebook, clicando aqui. Para receber este e outros conteúdos exclusivos, curta nossa página por lá 🙂

Onde se hospedar em Berlim, o Turomaquia dá 4 dicas para você:

Motel One
The Circus Hostel
Albergue – 3 Little Pigs
Easy Hotel

PLANEJANDO sua viagem para ALEMANHA

Veja todos nossos posts da ALEMANHA, clicando aqui!

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: Kassel| Frankfurt| Munique | Berlim | Dusseldorf | Colônia | ssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para ver outras opções na blogosfera:
Viaje na Viagem

video e fotos: turomaquia_2010

43 Comentários

  1. Malu

    Só tenho uma coisa a dizer: peguem o audio-guia, pois eu não peguei e fiquei boiando! 😉 Só entendi pq a Patricia me repassava as informações…hahaha

    responder
  2. Juliana Oda

    Gostaria de saber se acha possível reservar um ou dois dias antes… Gostaria de decidir a ida quando estiver lá já… Acessaria a internet de onde estiver hospedada… Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Juliana, eu acho meio arriscado, pode ser que você consiga, mas vi várias pessoas em que a resposta com a confirmação levou 5 dias para chegar.
      Um abraço

      responder
    • Francisco Damante

      Além do site, o agendamento pode ser feito diretamente num guichê localizado a uns 50 metros do lado oposto da entrada (o atendimento é até às 17 h). Tem fila, na maioria das vezes, mas, se tiver sorte como eu (estive lá em julho/2012 e esperei 40 minutos na fila), pode fazer a visita na hora. Não esqueça de levar algum documento com foto (pode ser cópia simples de seu passaporte). É imperdível ! Pegue um “folder” para acompanhar a visita

      responder
      • Patricia de Camargo

        Francisco, obrigado pelas informações 🙂

        responder
      • lucia

        Francisco Damante sempre com otimas dicas!!!!

        responder
        • Patricia de Camargo

          É verdade Lucia 🙂

          responder
  3. Liane

    Oi Patricia,
    ótimas dicas.
    Estou indo para Berlim em julho e queria saber se é melhor visitar a cupula pela manhã ou a noite
    Obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Liane, veja a hora que o sol está se pondo no período, e entre uma hora e meia antes e poderá aproveitar as vistas com luz e com o por do sol, vai amar!!!
      beijos

      responder
  4. Francine Agnoletto

    Patricia,
    Estou adorando teus posts sobre Berlim. Vão ser muito uteis para a minha viagem!

    Bjs,
    Francine@ ViagensqueSonhamos

    responder
  5. robson brito

    Patricia,

    aonde pega os audios guias,precisa fazer reserva dos audios?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Robson, ñ precisa reservar os audios, vc pega na hora!

      responder
  6. Nathalia

    Patrícia,

    Você sabe se há problema em perder o primeiro horário agendado?
    Eu posso aparecer lá na minha segunda opção de horário? Mas sem o comprovante?
    O comprovante enviado por e-mail tem só o primeiro horário.
    Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nathalia, ñ pode, eles pedem o segundo horário caso ñ te possam oferecer o primeiro, mas como te confirmaram o primeiro, é neste que deve aceder ao monumento 🙁
      Um abraço

      responder
  7. Claudinei Pereira

    Qual desconto para portadores do Berlin Welcome Card?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Claudinei, o Bundestag é gratuito, basta com preencher o formulário online que comento no post.
      Um abraço

      responder
  8. Mayra B.

    Oi Patricia, tudo bem?

    Você saberia dizer a duração da visita guida (Guided tours followed by a visit to the dome)?

    Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Mayra, acho que é 1 hora e meia 🙂

      responder
  9. Catarine

    Poxa, fiquei sabendo esses dias que a visita teria que ser agendada e não estou encontrando horários pros dias que vou viajar. Estarei em Berlim de 08/04 a 11/04, e só encontro vagas para o dia 11/04, justamente o dia que vou embora!
    Sabem dizer se existe a possibilidade se surgirem novas vagas? Tipo, se alguém cancelar e tal??? Esse esquema de guichê próximo para tentar agendar horários ainda existe?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Catarine, na frente tem um posto, como uma tenda branca, já soube de algumas pessoas que conseguiram agendar na hora ou para o dia seguinte por lá, mas sinceramente não sei se continua havendo esta possibilidade, estive por lá em agosto do ano passado mas já tinha a reserva 🙁 Você podia tentar passar no primeiro dia por lá e tentar porque vale a pena, e depois se tiver um tempinho passa aqui para me contar como foi 🙂
      Beijos

      responder
  10. Camila

    Adorei a dica de entrar uma hora e meia antes do horário previsto para o pôr do sol! Já passei várias vezes ali ao lado e o céu fica des-lum-bran-te! Marquei minha visita, agora é torcer pro céu estar lindo. <3

    responder
    • Patricia de Camargo

      Camila, depois me conta como foi 🙂

      responder
  11. aLLAN

    Estou na dúvida entre guided tour e Lectures held in the visitors’ gallery overlooking the plenary chamber
    followed by a visit to the dome
    qual será que é melhor?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Allan, eu escolheria a Lectures held 🙂 depois me conta como foi please!!!

      responder
  12. Isabel

    Olá Patrícia. Obrigada por tidas as dicas! 🙂
    Gostaria de saber se a visita “simples” é suficiente para conhecer a cúpula e se na reserva simples temos acesso à informação audio em português. E o parlamento é igualmente visitável? Recomenda a visita como? Obrigada pela sua disponibilidade! Isabel

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Isabel,
      a visita inclui audio em português, que é ativada quando você começa a subir a cúpula 🙂 Eu apenas realizei a visita à cúpula mas fiquei com muita vontade de eralizar a visita que inclui o parlamento, mas que é apenas realizada em inglês ou alemão!

      E Isabel reserve o quanto antes, ñ deixe para última hora!

      Beijos

      responder
  13. Flávio Andrade

    Estarei visitando Berlin na primeira semana de Agosto , e até o momento não aparecem datas disponíveis ! Vcs sabem informar se estão suspensas as visitas neste mês?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Flavio, achei meio estranho porque entrei e tentei visitas até novembro, e em nenhum caso apareciam disponibilidades. Acho que pode ser algum erro no sistema, vou tentar novamente amanhã. O ano passado eu visitei a cúpula no mês de agosto.
      Um abraço

      responder
  14. Kaká

    Olá, estou com uma enorme dificuldade em agendar visita à cúpula entre as datas 01/09- 04/09. Quando clico na semana do dia 31/08-06/09, só aparecem disponibilidades para 31/08, sendo que as visitas abrem com 2 meses de antecedência! Não consigo entender o motivo! você poderia me ajudar? agradeceria muito!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Kaká, eu tentaria daqui alguns dias, porque a partir desta data todos os dias estão ainda fechados. Tente na próxima semana, que acho que dará certo porque dei uma olhada nos dias fechados em 2015 e não constam estas datas de setembro!

      Um abraço

      responder
  15. kaká

    Oi Patricia! Muito Obrigada pela dica! Eu estou tentando desde o dia 02 de Julho, ou seja, exatos 2 meses antes da data que desejo (02/09), todos os dias. Tb chequei as datas que estarão fechado para reforma e vi que não coincidem com as que tenho interesse! Vou aguardar e seguir sua dica! Acho que vou aguardar até um mês antes! Caso contrário terei que agendar para o dia 31/08, que é o único dia em que está disponível na semana que pesquisei. Acontece que esse dia é o qual chego de praga e, como será muito cansativo e corrido, não teria interesse. Enfim…sei que me expliquei demais, nada a ver, né? rs…
    Obrigada pela ajuda e seguirei aguardando! É o jeito! rs

    responder
  16. Eleonora

    Também estou tentando 30 dias antes como foi dito e não aparece opção nas datas que estarei lá 2-6 outubro

    responder
    • Patricia de Camargo

      Eleonora, acabei de entrar e haviam datas para os dias 5 e 6 de outubro, corre lá 🙂

      beijos

      responder
  17. Carol

    Estarei em Berlin em novembro. Gostaria de saber se vc tem dica de horário para a visita e também se acha que vale a visita ao restaurante.
    Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carol, eu recomendo sim o restaurante. Eu achei legal reservar e subir sem fila na hora do almoço e depois descer à parte debaixo da torre, onde sobem os demais turistas e que ñ é giratória!

      responder
  18. Rita Vicente

    Você sabe se a visita está suspensa? Não abriu em nenhum dia. Cliquei aleatoriamente até o fim de 2016… Obrigada.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Rita,
      aparentemente só fecha nestes dias:
      “The rooftop terrace and the dome are closed all day on 24 December and from 16.00 hrs onwards on 31 December. In addition, the dome will be closed to visitors from 7 to 11 March, from 11 to 15 July, from 25 to 29 July and from 10 to 14 October 2016 to allow cleaning and maintenance work to be carried out. The roof terrace can still be visited when the dome is closed.”

      Também estou achando estranho porque tentei diferentes tipos de visitas, e com todas aparece a mesma coisa, ñ vi nenhuma notícia sobre a suspensão das visitas!

      responder
      • Rita Vicente

        Eu consegui! Mas só visita guiada, e em inglês. Pouquíssimos dias e horários disponíveis. Será que está todo mundo indo para Berlim??? Abraço!

        responder
      • Rita Vicente

        Eu consegui! Mas só visita guiada, e em inglês. Pouquíssimos dias e horários disponíveis. Será que está todo mundo indo para Berlim??? Abraço!

        responder
      • Rita Vicente

        Eu consegui! Mas só visita guiada, e em inglês. Pouquíssimos dias e horários disponíveis. Será que está todo mundo indo para Berlim??? Abraço!

        responder
      • Rita Vicente

        Eu consegui! Mas só visita guiada, e em inglês. Havia pouquíssimos dias/horários disponíveis! Será que está todo mundo indo para Berlim??? Abraços!

        responder
  19. carolina coelho cavalcanti

    Gostaria de saber se os passeios indicados no seu blog são falado também em português. Viajarei com meu esposo em setembro, e gostaria de fazer alguns passeios. Agradeço algumas informações.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carolina, a quais passeios você se refere?

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Vista do hotel no episódio que acabou de sair da Odisseia Grega. Onde? No YouTube Patricia de Camargo. Ou clique no link da bio 👈🏽 #grecia #greecelovers #greekbeach #pylos #peloponeso
  • Corinto foi uma das grandes cidades da Grécia Antiga. Uma potência naval e comercial que chegou a ter 2 portos e abrigar mais de 70.000 habitantes 😱 Veja nosso guia completo para visitar a cidade e o Canal de Corinto no www.turomaquia.com 👈🏽 ou clique no link da bio 😽

#corinto #grecia #peloponeso #roadtrip #greecelovers
  • A Odisseia Grega voltou, voltou para ficar 😉 Vem correr comigo no lugar onde aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos, lá pelos idos do século V a.C. 😱😱😱 no canal do YouTube - Patricia de Camargo #grecia #olimpia #jogosolimpicos #peloponeso #correr
  • Este reflexo que arrepia a alma é resultado dos jogos de cores dos vitrais do Mosteiro de Batalha. Que loucura 🙀

#batalha #portugal #reflexos #portugallovers #arte
  • Descendo pelas ladeiras da Acrópole de Atenas. Que cidade, minha gente, que cidade! 
#atenas #grecia #greece #citylife
  • Guia completo da Acrópole de ATENAS. Entenda cada um dos edifícios deste complexo incrível da Grécia Antiga. Post para guardar, imprimir e compartilhar com os amigos 😜 No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😻

#partenon #atenas #guias #grecia #acropole

Follow Me!