Guias de Viagem e Arte

 
 
out 19 2017

Como usar o metrô de Tóquio: cartão Pasmo + 14 dicas




Não vou mentir, o tema de como usar o metrô de Tóquio me assustava um pouco antes da viagem. Parecia algo titânico, andar por uma cidade em que o sistema de metrô abarca várias companhias distintas. Mas é só usar a primeira vez o metrô em Tóquio que todo esse medo bobo vai por água abaixo.

Para quem está acostumado a que o serviço de metrô seja operado por apenas uma companhia, o mais difícil pode ser comprar o bilhete correto. Essa seria realmente a maior dificuldade no metrô de Tóquio, mas se você comprar um dos cartões de pré-pago: Suica ou Pasmo, este problema desaparece ao instante.
Como usar o metrô de Tóquio

Como usar o metrô de Tóquio – Tarjeta Pasmo ou Suica

O sistema destes cartões pré-pagos é de uma eficiência incrível. Mais que recomendar, acho que é algo imprescindível. Prá que se preocupar a cada viagem, se você pode simplesmente passar teu cartão pela catraca?!

Optamos pelo Pasmo, mas acredito que o Suica funcione praticamente da mesma forma.

Como usar o Pasmo

a. compre o cartão em uma das máquinas. Ele custa 500 ienes, se você não personalizá-lo, pode devolvê-lo para recuperar este depósito.
b. após de comprar o cartão, deve carregá-lo. Algumas máquinas aceitam apenas quantias determinadas. Mas outras, como a primeira que usamos, aceitava qualquer valor indicado pelo usuário.
c. depois é só passar o cartão pelo leitor (normalmente sinalizado em azul) pela catraca e começar a usar o sistema.
d. ao sair do sistema, deve voltar a passar o cartão pela catraca. Neste momento, na parte de cima da catraca poderá ver quanto pagou por aquele trajeto e quanto ainda tem no cartão.
e. a qualquer momento, nas máquinas de recarga, pode consultar seu saldo.
f. a maioria das máquinas de venda automática, que estão literalmente por todo o país, aceitam o Pasmo.
g. muitas lojas, como a Seven Eleven, também aceitam o Pasmo. Comprei muitos kit kats na loja do aeroporto, para gastar meu saldo do Pasmo.
h. também é possível usar o Pasmo para pagar bilhetes de trem. Há exceções, mas a maioria dos trens regionais aceitam o pagamento com o cartão. E também, grande parte dos lockers das estações.
Como usar o metrô de Tóquio

Como usar o metrô de Tóquio – Para quem comprar o Japan Rail Pass

Quem adquirir um Japan Rail Pass e começar a usá-lo em Tóquio, terá acesso gratuito as linhas Yamamote (que passa pela maioria dos atrativos turísticos) e a Chuo. Para tanto, basta com que mostre o Japan Rail Pass a um revisor.

14 Dicas para usar o metrô em Tóquio

1. o metrô fica cheio, mais bem cheio mesmo, das 7:30 às 9:00 e das 17:00 às 19:00 horas;

2. o metrô funciona das 5:00 à 1 da manhã;

3. em alguns casos, uma parada que é utilizada por diferentes companhias tem entradas em locais diferentes. Isso apenas nos passou uma vez durante toda nossa estadia;

4. as três companhias principais do sistema são: JR, Tokyo Metro e Toei;

5. a Tokyo Metro conta com 9 linhas e a Toei com 4 linhas. Ambas usam um sistema ótimo para identificar a linha e a estação. Uma letra seguida de um número, sendo que ao redor dos mesmos aparece uma cor. A cor identifica a linha, por exemplo, a Ginza é laranja. A letra também indica a linha, por exemplo G de Ginza, o número indica a parada (estação);
Como usar o metrô de Tóquio

6. tente descobrir antes de pegar o metrô por qual saída deve deixar o sistema, isso fará uma diferença enorme. Algumas estações são enormes. Caso não saiba até chegar na estação de destino, procure o mapa amarelo dos arredores. O mapa é fácil de usar, uma mão na roda.
Como usar o metrô de Tóquio

7. ao final, pode emitir um recibo com todos os trens que usou, bem como os valores de cada uso. Achei genial.

8. para calcular a rota e a tarifa, pode usar os seguintes sites:
– site oficial do metrô de Tóquio: http://www.tokyometro.jp/en/ticket/search/index.php, também oferecem um app para Google e Android: http://www.tokyometro.jp/en/tips/connectivity/smartphone/index.html#anc03
– Hyperdia: http://www.hyperdia.com/en/
– Google Maps, apenas para calcular a rota.

9. muitas estações oferecem wi-fi gratuito.
Como usar o metrô de Tóquio

10. mapa do sistema em espanhol: http://www.tokyometro.jp/en/subwaymap/pdf/rosen_es_1702.pdf

11. descarregue uma guia em espanhol do sistema de metrô: http://www.tokyometro.jp/en/tips/guide/pdf/tokyo_metro_guide.pdf

12. algumas estações em horas ponta oferecem vagões exclusivos para mulheres, identificados por cartazes pink onde se lê “women only”.

13. os japoneses não falam alto, não comem ou bebem no metrô. Tampouco falam pelo celular. Uma vez presenciei um celular tocando e o pessoal ao redor pedindo silêncio, com o universal: psiuuuuuu ou shiu.

14. fazem fila para entrar nos vagões. Em muitas paradas, as filas estão sinalizadas com marcas no chão.

Você tem alguma outra dica prá compartilhar?

Tutorial para comprar o pasmo

Posts e vídeos do Japão

Como ir do aeroporto de Narita a Tóquio

Onde dormir em Tóquio
Richmond Asakusa, uma excelente opção

Roteiros Tóquio
Ginza, o bairro do luxo
Asakusa e Sumida, tradição e modernidade

O que ver em Tóquio
Templo de Sensoji, o mais importante de Tóquio

Toda a viagem em vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=ixEiGCvGPXk&list=PLK2BfpSyIvhVJq1unUKb-PXGJcU6MdUay

Planeje sua viagem ao Japão

Veja todos nossos posts do JAPÃO, clicando aqui!

Busque e reserve seu hotel em:
Tóquio| Kyoto. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Icons made by Freepik from http://www.flaticon.com

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!