Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 22 2013

Como foi nossa viagem ao Algarve e Andaluzia – Roteiro dia a dia

Voltamos! Foram 15 dias entre o Algarve e a Andaluzia. Chegamos e saímos por Sevilha, graças a um voo direto desde Gran Canaria. Ainda estou meio abobada com tudo que vi, comi e experimentei.

Dois pedacinhos de terra descobertos por fenícios, romanos, visigodos , mouros e a lista segue, que abrigam patrimônios mundiais da humanidade, praias-precipícios, parque nacionais, reservas naturais, ilhas que apenas abrem à visitação 4 meses ao ano, umas comidas com nomes estranhos como espetada ou regañá e uma vontade de receber bem.

Como foi uma viagem para produzir conteúdo para o Turo, o ritmo foi alucinante (a maior parte do tempo). Trocamos de hotéis continuamente, e chegamos a testar 4 diferentes em Sevilha. Mesmo assim vou contar prá vocês como foi nosso roteiro, para que possam acompanhar melhor os posts. Mas no final vou montar um roteiro ideal, ou seja, nosso roteiro bumerangue 😉

Dia 1 – Chegada à Sevilha às 17:00 horas. Ônibus até o hotel que ficava junto à Plaza de Armas. Saída para testar um roteiro por Triana.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 2 – Ônibus para Tavira (já no Algarve). Quase 3 horas depois estamos no hotel. Deixamos as coisas no quarto e saímos pitando para pegar o ferry para a Ilha de Tavira. Primeiro paraíso da viagem. Em pleno verão europeu e na altíssima temporada de agosto, nesta ilha é possível encontrar um pedaço de areia para chamar só de seu! Tem algo mais parecido que o paraíso do que isso!? Ainda tivemos tempo de caminhar pela cidade, e provar um restaurante de cozinha de mercado hummmm 😉
Captura de pantalla 2016-03-22 a las 11.25.15

Dia 3 – Trem para Lagos. Pense numa cidade praiana alucinante, no Algarve esta é Lagos! Oh, lugar lindo! Tem praia para todos os gostos, desde aquelas super dramáticas, estampa recorrente do Algarve, com rochas que salpicam e explodem no Oceano Atlântico. Mas também tem praia com faixa de areia a perder de vista. Mas não é só isso que a torna esepcial. Lagos tem muita história e um centro histórico branquinho e cheio de ruelas salpicadas de restaurantes e bares. Uma ponte que se levanta para deixar passar os veleiros, separa a cidade histórica da marina. Que foi onde nos hospedamos num club resort que deixou saudades.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Neste dia reencontramos com um casal de amigos, a Isabel e o Mario e almoçamos num restaurante de cozinha de autor que bem podia estar em Paris ou New York. A noite conhecemos um amigo virtual, o Manel. Ele nos levou ao Porto de Mós, sem contar o passeio noturno pelas praias que iríamos ver no dia seguinte, Dona Ana e Camilo.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 4 Trekking pelas praias de Lagos, começando pela Praia do Estudante e da Batata. Nesta caminhada o acesso às praias se dá por escadas íngremes. Mas desde o alto, quando se avista uma praia o coração acelera e a beleza é tanta, que te entra o riso tonto ou te escorre aquela lagriminha no canto do olho. Uma visão que te obriga a respirar fundo e repensar tuas prioridades na vida. Acha que estou exagerando?! Então vai prá lá, e depois me conta como foi teu tete-a tete com este trecho do litoral português.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 5 – O Manel nos levou de passeio pela manhã. Estacionamos em Alvor, caminhamos por cima da Praia da Rocha e almoçamos sardinhas assadas numa Casa de Pasto! Nos despedimos do nosso amigo em Portimão. De tarde, fomos caminhando até a Praia dos Três Castelos, e estivemos estendidos na areia até às 20:30 horas.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 6 – Ônibus “ad eternum” até Faro. Era domingo, não tinha autocarro expresso. Nosso ônibus parava a cada suspiro. Entramos em mil e uma cidadezinhas. A rodoviária de Faro era praticamente dentro do nosso hotel, junto à marina. Almoçamos uma bifana e tocamos para a saída do barco à Ilha Deserta. Desculpem, mas devo dizer que encontramos naquela ilha nosso segundo paraíso!
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 7 – Piscina no último andar do hotel, café da manhã sobre Faro e último almoço na cidade. Ônibus para Sevilha, onde nos hospedamos no Centro Histórico, num hotel bem barato, e que oferecia no quarto além do sinal wi-fi, um notebook. Ainda rolou passeio pela Plaza España.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 8 – Ônibus à Córdoba. Em duas horinhas estávamos na monumental cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. Nosso hotel era vizinho de porta da Mesquita, que foi nossa primeira visita. Depois da ressaca de uma visita de 3 horas entre aqueles arcos vermelhos e ocres, necessitávamos de uma pausa, e começamos nossa incursão gastronômica na cidade. Vou contar prô cês, comemos tapas dignas de um Ferran Adrià 😉
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Na parte da tarde, caminhar pela judería, visitar o Alcázar, que dá direito à uma visita noturna bem especial. Claro que voltamos para ver os jardins iluminados, mas depois de um jantar de tapas.

Dia 9 – Visita à Medina Azahara, almoço e saída para a estação rodoviária para uma dobradinha: Córdoba – Sevilha e Sevilha – El Rocío. Chegamos à uma cidade de ruas de areias, onde o trânsito é de cavalos e carroças. Casas branquinhas e um hotel boutique delicioso.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 10 – Dia preguiçoso, com caminhada a 41 graus pela cidade, e no final da tarde visita ao Parque Nacional de Doñana.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 11 – Ônibus à Sevilha, pagando o bilhete direto ao motorista. Nossa terceira hospedagem em Sevilha foi num apartamento perfeito para viagens com família. Aproveitamos que estava ao lado do Museu de Bellas Artes, e começamos o passeio por lá.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
O almoço foi a grande surpresa da viagem, tapas de desenho num pequeno restaurante escondido junto à Igreja do Grande Poder. Depois testamos outro roteiro turomaquia, desta vez pelo Bairro de Santa Cruz. Não resistimos, e cozinhamos na cozinha mega equipada do “nosso apartamento em Sevilha” 😉

Dia 12 – Ônibus à Cadiz. Não esperava para nada, mas o lugar é maravilhoso. Colocamos Cádiz no roteiro para ver o show de Paco de Lucia, e nos apaixonamos exatamente no momento que o ônibus atravessa a ponte que conduz à cidade. Nosso quarto de hotel tinha uma sacada que dava para a catedral, melhor localização do que isso? Complicado!
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
O concerto de Paco de Lucia ainda ressoa na minha cabeça. Valeu cada centavo, cada minuto a mais na estrada, e ganhamos de extra uma primeira aproximação à cidade conhecida como a “Tacita de plata”.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 13 – Último ônibus para Sevilha. Nosso hotel estava mais próximo à Estação de Trens Santa Justa. Largamos tudo no quarto e voltamos ao Museu de Bellas Artes, quem resiste?! Do museu para um dos atrativos mais recentes da cidade: Metropol Parasol. Um mistura de mercado tradicional + shopping + mirante. Assistimos ao por do sol por lá, antes de jantar num dos lugares que mais nos decepcionou em toda a viagem 🙁
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 14 – Café da manhã numa confeitaria aberta desde 1885, para recuperar forças para visitar a imensa Catedral de Sevilha e sua Giralda. Almoço em outro secular estabelecimento e visita ao Real Alcázar. Finzinho da viagem, hora de passar uma horinha numa bela livraria e brindar à viagem num jantar regado a 2 tintos de verano, 3 cervejas, 1 taça de vinho fino (Tio Pepe) e outra de vinho oloroso.
Roteiro pelo Algarve e Andaluzia
Dia 15 – Ônibus para o aeroporto, nos despedimos de Sevilha já dispostos a voltar o quanto antes!

Veja o trailer em imagens desta viagem, ao som de Paco de Lucia, clicando aqui.

Veja todos nossos posts da Andaluzia

Busque e reserve seu hotel em:
Córdoba | Granada | Sevilha | Cádiz | El Rocío | Lagos | Tavira | Faro | Portimão. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste mês 2017, coloque o código: 2017AFL. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Para comprar as entradas dos principais atrativos, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2013

21 Comentários

  1. Kelli Machado

    Super bacana o roteiro. Só uma dúvida: vcs optaram por fazer tudo de transportes por alguma razão especial? Porque não alugaram um carro? Beijos

    responder
    • Patricia de Camargo

      Kelli, a gente já tinha feito a Andaluzia de carro (em viagens separadas) e queríamos ver a possibilidade de fazer estas duas regiões sem carro, porque tenho muitos clientes que não curtem alugar carro durante suas viagens. Mas já estamos bolando outro roteiro prá lá de carro, inclusive estamos pensando em levar nosso carro de barco 🙂
      beijos

      responder
  2. Manuel Pacheco

    Como foi bom conhecer os amigos ” virtuais”. Voltem sempre. Abraços.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Esperamos te reencontrar em breve 🙂

      responder
  3. Camila Torres

    Linda viagem, Patricia! Esse pedacinho da Europa é realmente muito especial.

    responder
  4. Fernanda Scafi

    Muito legal! Estou esperando pelos posts pra matar as saudades!! Pena que dessa vez não teve Granada! As pessoas geralmente não acreditam quando eu falo que Andaluzia merece uma viagem só pra ela! rs (e não meia semana como a maioria faz…). O Algarve eu vou conhecer pelas suas fotos.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Fernanda, como tínhamos pouco tempo, e ambos já estivemos várias vezes em Granada, deixamos a cidade de fora 🙁 mas realmente é muuito linda! beijos

      responder
  5. Sandra

    Patricia,
    Com um pouco mais de 10 dias, vou começar a planejar no detalhe a ida ao Algarve.
    Vou demorar cada um dos teus post, como sempre!!
    🙂

    bjo
    Sandra

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ai que delícia Sandra 🙂

      responder
  6. Sueli

    Olá, pretendo fazer esse roteiro e incluir mais cidades. Gostei muito das dicas e gostaria de saber onde encontrou aquele mega espetinho da foto. Abs

    responder
  7. ANTONIO ADRIAN MOREIRA IVO

    Patrícia, preciso dos seus conselhos. Estou programando uma viagem de 15 dias com minha esposa iniciando em Madri, passando pela Andaluzia e finalizando em Lisboa.A ideia é iniciar em Madri(3 noites) e seguir a Valencia de trem (2 noites). Em seguida, também de trem, seguir para Granada(1 noite) alugar um carro e seguir a Córdoba (1 noite), depois Sevilla (2 noites), Huelva (1 noite), Évora (1 noite) e Lisboa, retornando ao Brasil. Qualquer comentário, dica, sugestão, inclusive quanto ao tempo de permanência nas cidades ou incluir/retirar destinos seria bem-vindo. Obs: Já conheço Madrid e Lisboa. Obrigado.

    responder
  8. Camilla

    Patrícia,
    Você pode indicar as hospedagens em que ficou? Especialmente aquele para a família em Sevilla e o com vista para a Catedral em Cadiz.

    Grata

    responder
  9. Dezza

    Olá! Muito bacana seu roteiro! Gostaria de saber sobre as linhas de ônibus que vocês usaram, sobretudo no deslocamento Portugal-Espanha. Obrigada!

    responder
  10. Camila

    Olá Patty,
    tudo bom???

    Viagem Andaluzia e Algarve.

    Coloquei um pit stop entre córdoba e granada de trem, em Antequera. Vale a pena? Eu queria ver os dólmenes, como arquiteta, tenho muita vontade de conhecer, mas isso significa retirar este tempo de granada. Não tenho certeza do custo/benefício. Vou encontrar lockers na estação de trem?

    está assim:
    dia 07: Madri/Córdoba
    dia 08: Cordoba-Medina
    dia 09: Córdoba/Antequera/Granada
    dia 10: Granada-Alhambra
    dia 11: Granda/Malaga/Marbela

    Estou estudando Málaga neste momento.
    Qualquer dúvida recorro a você, minha guru sempre!!!!

    bjs e obrigada once again!!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Camila,
      os dolmens de Antequera são impressionantes, principalmente o de Menga. Vc ñ tem como deixar mais um dia em Granada? caso contrário, saia cedinho para ver os dolmens e seguir viagem para Granada, e ter tempo de realizar alguma visita ainda neste dia!

      Dei uma olhada no site da ADIF, que leva o tema dos trens, e aparentemente sim que há porta-bagagem na estação de Antequera Santa Ana.
      Um grande abraço 🙂

      responder
  11. Priscila

    Aí que delícia!!! Deu uma saudade….
    Falta-me a parte de Andaluzia, mas Algarve com suas dicas fica ainda mais fascinante!!!!!
    Bjs

    responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu pelo carinh 🙂

      responder
    • Patricia de Camargo

      Brigaduuuu pelo carinho 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • "Ando devagar porque já tive pressa. E levo este sorriso porque já chorei demais" #lascanterasbeach #canaryislands #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Vídeo novo do Top100Arte. Desta vez descubra um pintor que marcou um antes e um depois na arte nos idos de 1426 😉
.
#masaccio #arte #historiadaarte #youtuber #Top100Arte #renascimento #chiesasantamarianovella #florencia
  • Uma pequena mostra do novo vídeo do "il dolce far niente" 📣📣📣 Para ver mais, clique no link da bio ou visite meu Canal no YouTube: Patricia de Camargo 👈
.
#vlogitalia #bergamo #youtuber  #24horas📽 #viagem #igrejamara #ildolcefarniente
  • A Vitória de Samotracia é uma representação da Deusa da Vitória - Niké. A mesma que deu o nome ao Nike nosso de cada dia 👟👟
.
#nike✔️ #Louvre #art #artegrega #vitoriadesamotracia #museum
  • A entrada monumental do Foro Romano. Tirei esta foto durante a visita ao Coliseu. .
Já viu nosso segundo roteiro por ROMA?
#fororoma #roteiro #roma #romaantiga
  • Momento: descansando no Coliseu para avisar que saiu mais um roteiro em ROMA. Com mapa e comidinhas 😉  Link clicável na bio!
.
#roteiro #roma #colosseo #blogger #travelwriter

Follow Me!