Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 29 2012

Cenobio de Valerón – um lugar com mais de 2.000 anos de história

Um sol daqueles sem piedade. Temperatura por volta dos 30 graus, e um céu azulão. Um presente de dia para visitar um dos grandes sítios arqueológicos de Gran Canaria, o Cenobio de Valerón.
Cenobio de Valerón - Gran CanariaNosso grupo de amigos e conhecidos era beeem eclético. No nosso carro foram de carona o Sumi e o Pablo, 10 e 9 anos. Um perguntando ao outro sobre as férias. Um deles contando quando foi de férias a Madeira num hotel 5 estrelas. Que o quarto era enorme, como uma limusine. A piscina então, gigantesca 🙂
Cenobio de Valerón - Gran Canaria Cenobio de Valerón - Gran Canaria

Em 30 minutos chegamos ao ponto onde se estaciona o carro. O lugar foi acondicionado há pouco tempo. Umas escadas nos levam ao cenobio em si. Quando chegamos às cavernas, a imagem geral impacta.
Cenobio de Valerón - Gran Canaria

Nosso guia é o Sr. Gregorio (o primeiro da foto), uma daquelas pessoas que aumenta ainda mais o prazer da visita. O cenobio era um grande celeiro. Para os aborígenes canários, as sementes e os grãos eram um verdadeiro tesouro, e para protegê-los excavarão 301 cavernas num ponto alto e afastado da costa.
Cenobio de Valerón - Gran Canaria Cenobio de Valerón - Gran Canaria

As “portas” das cavernas eram fechadas com pedras, e os buracos preenchidos com barro misturado com cinzas. Estas cinzas evitavam que o insetos entrassem e fizessem a festa 😉
Cenobio de Valerón - Gran Canaria

O lugar era tão estratégico, que os castelhanos demoraram 100 anos para descobri-lo?! Imaginem que por aqui se conservaram 3 milhões de kilos de sementes e grãos! (foto que saiu hoje no jornal “La Província”)
Cenobio-Valeron

Agora vem a parte mais alucinante, os arqueólogos encontraram vestígios de utilização do cenobio que datam de II a.C. Arrepio total diante destes fatos e números. Penso em algo como Fringe, e num momento imagino ali do meu ladinho a estes homens e mulheres que subiam no muque até ali. Eram altos, muitos de olhos azuis. Quase consigo conversar com eles, mas alguém me chama. Deixo minhas realidades paralelas, começo a descer, mas no meio do caminho, me viro e dou uma piscada de Adeus à aquele outro universo 😉
Cenobio de Valerón - Gran Canaria

Para chegar:
Pegar a estrada para o Norte (GC-2), que está novinha em folha. Quase chegando em Galdar, verão um desvio à direita com a placa – Cenobio de Valerón, depois é so seguir as placas pela GC-291. Este trecho é por uma estrada com muitas curvas, vá devagar!
Cenobio de Valerón - Gran Canaria

Quando ir:
Abre de terça a domingo. De outubro a março das 10:00 às 17:00 horas. De abril a setembro até às 18:00 horas. Para grupos de 10 pessoas é só ligar e pedir uma visita guiada, recomendo.
Quanto custa:
Entrada geral – 2,50€
Menores de 14 anos; maiores de 65 anos e grupos com visita guiada – 1,50€/pessoa
Menores de 10 anos – grátis

Serviços:
Ao lado do estacionamento, toiletes. Junto à bilheteria uma pequena oferta de guias, cerâmica, imãs, etc.
Site: http://www.cenobiodevaleron.com

Veja todos nossos posts de GRAN CANARIA

Leia também:
Baobab Resort – sul de Gran Canaria
Baobab Resort – piscina a la carte
Parque Arqueológico Cueva Pintada

Planejando sua viagem para a Espanha

Veja todos nossos posts de: Madri | Barcelona | Bilbao | Ilhas Canárias| Sevilha | Córdoba

Planejamento ViagemBusque e reserve seu HOTEL em: MÉRIDAMADRI | BARCELONA | BILBAO | GRAN CANARIA | TENERIFE | LANZAROTE | FUERTEVENTURA | SEVILHA | CÓRDOBA | GRANADA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema por lá pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

O que fazer em Barcelona - Guia (ebook)
Madri - Guia do Prado

Fotos: “La Província” e turomaquia_2012