Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 21 2016

Canopos | Pra que serviam estes vasos encontrados ao lado das múmias?

Canopos - Arte egípcia
Canopos - Arte egípcia
Este vaso era um dos canopos. Cada um dos canopos tinha uma tampa com forma distinta da outra. Isto porque dependendo da tampa, o conteúdo era diferente. Eram muito importantes no Antigo Egito. Porque neles se quardavam as vísceras dos defuntos.

Lembre que para os egípcios havia uma vida após a morte. Mas para poder aproveitá-la era necessário que o corpo fosse preservado, por isso eles embalsamavam seus mortos. Para que o embalsamento fosse perfeito era necessário tirar algumas partes do corpo, que deveriam ser mantidas intactas porque o morto iria necessitá-las na outra vida. Elas eram lavadas, embalsamadas e colocadas nos canopos. E os canopos eram colocados dentro de uma caixa especial com quatro divisões para recebê-los.
Canopos - Arte egípcia
Os primeiros canopos não foram em forma de vaso, eram simplesmente cofres ou buracos nas paredes das tumbas. Os vasos foram uma evolução na arte funerária, que na verdade vai dominar toda a arte egípcia.

Este nome é meio equivocado. Os escritores clássicos pensavam que estes vasos eram os mesmos que haviam sido encontrados na cidade de Canopos. Acontece que sua função era diferente, mas o nome acabou pegando e foi mantido até hoje.

Veja nesta imagem os quatro vasos juntos. O primeiro com formato de cabeça humana, se chama Amset ou Imseti era onde se guardava o fígado. No segundo Hapi ou hapy com forma de cabeça de babuíno, estavam os pulmões. No terceiro – Kebehsenuf – com forma de cabeça de falcão, os intestinos. E no último – Duamutef – o estômago.

Foto: Nina Aldin Thune

Para vê-los? Podem ser vistos em diferentes museus. Mas estes que aparecem neste post, podem ser vistos no Neues Museum, em Berlim (com os 4 canopos) e no Metropolitan Museum, de New York.

Para saber mais sobre a arte egípcia:

Veja todos os posts de ARTE, clicando aqui. Viaje na arte comigo 🙂

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. Carmen

    ¡Super interesante, didáctico y clarificador!
    Me gustan mucho estas entradas relacionadas con el Arte. Unir Arte y Viajes me parece muy inteligente.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gracias Carmen 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers
  • Esta belezura da foto já ganhou em 2014 o título de melhor madeleine de Paris. A madeleine é um bolinho com um toque de limão. 
Eu vim na Blé Sucré e comprei o pacotinho com 4 mais um expresso e paguei 5,50€. Comi na pracinha na frente da loja porque todas as mesas estavam ocupadas e posso te confirmar que é MARAVILHOSA 😍

Te dedico @curitidoce saudades de ti!

#blesucre #madeleine #parisfood #parislovers #foodporn

Follow Me!