Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 21 2016

Canopos | Pra que serviam estes vasos encontrados ao lado das múmias?

Canopos - Arte egípcia
Canopos - Arte egípcia
Este vaso era um dos canopos. Cada um dos canopos tinha uma tampa com forma distinta da outra. Isto porque dependendo da tampa, o conteúdo era diferente. Eram muito importantes no Antigo Egito. Porque neles se quardavam as vísceras dos defuntos.

Lembre que para os egípcios havia uma vida após a morte. Mas para poder aproveitá-la era necessário que o corpo fosse preservado, por isso eles embalsamavam seus mortos. Para que o embalsamento fosse perfeito era necessário tirar algumas partes do corpo, que deveriam ser mantidas intactas porque o morto iria necessitá-las na outra vida. Elas eram lavadas, embalsamadas e colocadas nos canopos. E os canopos eram colocados dentro de uma caixa especial com quatro divisões para recebê-los.
Canopos - Arte egípcia
Os primeiros canopos não foram em forma de vaso, eram simplesmente cofres ou buracos nas paredes das tumbas. Os vasos foram uma evolução na arte funerária, que na verdade vai dominar toda a arte egípcia.

Este nome é meio equivocado. Os escritores clássicos pensavam que estes vasos eram os mesmos que haviam sido encontrados na cidade de Canopos. Acontece que sua função era diferente, mas o nome acabou pegando e foi mantido até hoje.

Veja nesta imagem os quatro vasos juntos. O primeiro com formato de cabeça humana, se chama Amset ou Imseti era onde se guardava o fígado. No segundo Hapi ou hapy com forma de cabeça de babuíno, estavam os pulmões. No terceiro – Kebehsenuf – com forma de cabeça de falcão, os intestinos. E no último – Duamutef – o estômago.

Foto: Nina Aldin Thune

Para vê-los? Podem ser vistos em diferentes museus. Mas estes que aparecem neste post, podem ser vistos no Neues Museum, em Berlim (com os 4 canopos) e no Metropolitan Museum, de New York.

Para saber mais sobre a arte egípcia:

Veja todos os posts de ARTE, clicando aqui. Viaje na arte comigo 🙂

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. Carmen

    ¡Super interesante, didáctico y clarificador!
    Me gustan mucho estas entradas relacionadas con el Arte. Unir Arte y Viajes me parece muy inteligente.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gracias Carmen 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Estou passando por aqui com parte do cenário do vídeo do Top100Arte desta semana. Será que estes olhos tem a ver com nosso artista? Para descobrir, passa lá no YouTube - Patrícia de Camargo 🤓

#top💯arte #historiadaarte #arte
  • Vem conhecer a Arte no Brasil Holandês. Mais um episódio do “Arte Você Escolhe”, que ganhou uma vinheta 😜 Espero que vocês gostem. O vídeo está no Canal de YouTube - Patricia de Camargo 👈🏽 #artebrasileira #arte #lasmeninas #paularego #sofonisbaanguissola
  • Olha essa belezura de vista do Rio Arno com a Ponte Vecchio. E ela está aparecendo pra te avisar que tem post com os detalhes da minha hospedagem em Florença numa casa-torre que encontrei no Airbnb 😜 No www.turomaquia.com 
#florença #hospedagem #italialovers #italia #hotelflorence
  • Vem conhecer esta belezura no novo vídeo da Odisseia Grega, no Canal do YouTube - Patricia de Camargo 👍

#epidauro #grecia #peloponeso #vloggrecia #artegrega
  • Novo projeto no Canal do YouTube Patricia de Camargo. Vem ler comigo uma das “bíblias” da história da arte 🤩

#historiadaarte #livrodearte #lendoarte #arte
  • A ponte mais famosa da cidade, a dos Suspiros, que só ganhou este nome no Romantismo. O nome tem a ver com o lugar que ela conduzia - as prisões do Palácio Ducale.

Hoje saiu post com a dica do último hotel que testei na cidade e AMEI ❣️veja no www.turomaquia.com 👈🏽 #veneza #pontedossuspiros #italia #italialovers #palazzoducale

Follow Me!