Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 14 2008

Caminho Francês: um caminho com muitas possibilidades

Vamos esclarecer alguns pontos. Primeiro, o caminho aragonês é outra forma de começar o Caminho Francês. O caminho francês leva este nome pela quantidade de franceses que transitavam por ele no século X, e pode ser iniciado de duas maneiras: por Navarra ou por Aragón. A maioria dos peregrinos começa por Navarra. E tanto um como o outro podem ser iniciados em França, bem próximo da fronteira com Espanha.

Das duas maneiras você cruza os Pirineus, só que na parte aragonesa você passa muito tempo nos Pirineus, e quando já não está nas montanhas, elas seguem te acompanhando por muito tempo. Na parte navarra, os Pirineus estarão onipresentes no seu primeiro dia de caminhada.

Os dois caminham se tornam um em “Puente de la Reina”, ou seja, a partir daí é apenas um caminho francês, como se pode observar neste mapa. Eu acredito que o mapa esclarece bastante esta questão.
Caminho de Santiago Aragonês

As etapas do caminho não são fixas. Cada pessoa faz seu caminho e pára aonde quer ou pode. O melhor é começar com cautela, porque se você exagerar no começo e se lesionar não poderá chegar até o final. Aqui o ditado a seguir é: “Devagar e sempre”. Porque eu digo isso, porque as etapas que eu mostrarei nestes posts são sugestões, e são diferentes das sugeridas por alguns guias. No começo o melhor é fazer entre 20 e 25 quilômetros, mas depois teu corpo vai acostumando e sem perceber você poderá alcançar 30, 35 quilômetros, ou até mais!

mapa: Guía Azul – Caminho de Santiago 2004/2005 – Ediciones Gaesa.