Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 14 2008

Caminho Francês: um caminho com muitas possibilidades

Vamos esclarecer alguns pontos. Primeiro, o caminho aragonês é outra forma de começar o Caminho Francês. O caminho francês leva este nome pela quantidade de franceses que transitavam por ele no século X, e pode ser iniciado de duas maneiras: por Navarra ou por Aragón. A maioria dos peregrinos começa por Navarra. E tanto um como o outro podem ser iniciados em França, bem próximo da fronteira com Espanha.

Das duas maneiras você cruza os Pirineus, só que na parte aragonesa você passa muito tempo nos Pirineus, e quando já não está nas montanhas, elas seguem te acompanhando por muito tempo. Na parte navarra, os Pirineus estarão onipresentes no seu primeiro dia de caminhada.

Os dois caminham se tornam um em “Puente de la Reina”, ou seja, a partir daí é apenas um caminho francês, como se pode observar neste mapa. Eu acredito que o mapa esclarece bastante esta questão.
Caminho de Santiago Aragonês

As etapas do caminho não são fixas. Cada pessoa faz seu caminho e pára aonde quer ou pode. O melhor é começar com cautela, porque se você exagerar no começo e se lesionar não poderá chegar até o final. Aqui o ditado a seguir é: “Devagar e sempre”. Porque eu digo isso, porque as etapas que eu mostrarei nestes posts são sugestões, e são diferentes das sugeridas por alguns guias. No começo o melhor é fazer entre 20 e 25 quilômetros, mas depois teu corpo vai acostumando e sem perceber você poderá alcançar 30, 35 quilômetros, ou até mais!

mapa: Guía Azul – Caminho de Santiago 2004/2005 – Ediciones Gaesa.

2 Comentários

  1. Maria Lina

    Olá Patrícia.Muito interessante o seu blog.Alías acho que os blogs sobre viagem estão cada vez mais interessantesUm abraçoMaria Lina

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Oi Maria Lina, fico feliz que você tenha gostado do blog, e espero que siga me visitando. É um pouco como entrar na casa do outro e estar na sala de casa vendo as fotos e falando da última aventura!Um grande abraço

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!