Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 14 2008

Caminho Francês: um caminho com muitas possibilidades

Vamos esclarecer alguns pontos. Primeiro, o caminho aragonês é outra forma de começar o Caminho Francês. O caminho francês leva este nome pela quantidade de franceses que transitavam por ele no século X, e pode ser iniciado de duas maneiras: por Navarra ou por Aragón. A maioria dos peregrinos começa por Navarra. E tanto um como o outro podem ser iniciados em França, bem próximo da fronteira com Espanha.

Das duas maneiras você cruza os Pirineus, só que na parte aragonesa você passa muito tempo nos Pirineus, e quando já não está nas montanhas, elas seguem te acompanhando por muito tempo. Na parte navarra, os Pirineus estarão onipresentes no seu primeiro dia de caminhada.

Os dois caminham se tornam um em “Puente de la Reina”, ou seja, a partir daí é apenas um caminho francês, como se pode observar neste mapa. Eu acredito que o mapa esclarece bastante esta questão.
Caminho de Santiago Aragonês

As etapas do caminho não são fixas. Cada pessoa faz seu caminho e pára aonde quer ou pode. O melhor é começar com cautela, porque se você exagerar no começo e se lesionar não poderá chegar até o final. Aqui o ditado a seguir é: “Devagar e sempre”. Porque eu digo isso, porque as etapas que eu mostrarei nestes posts são sugestões, e são diferentes das sugeridas por alguns guias. No começo o melhor é fazer entre 20 e 25 quilômetros, mas depois teu corpo vai acostumando e sem perceber você poderá alcançar 30, 35 quilômetros, ou até mais!

mapa: Guía Azul – Caminho de Santiago 2004/2005 – Ediciones Gaesa.

2 Comentários

  1. Maria Lina

    Olá Patrícia.Muito interessante o seu blog.Alías acho que os blogs sobre viagem estão cada vez mais interessantesUm abraçoMaria Lina

    responder
  2. Patricia de Camargo

    Oi Maria Lina, fico feliz que você tenha gostado do blog, e espero que siga me visitando. É um pouco como entrar na casa do outro e estar na sala de casa vendo as fotos e falando da última aventura!Um grande abraço

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!