Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 23 2008

Caminho de Santiago Aragonês: Capital da Jacetânia

Você sabe qual é a capital da Jacetânia? Isso mesmo – Jaca, que é uma cidade com mais de dois mil anos de história. Os primeiros moradores foram os jacetanos, no século X a.C.. Eles eram agricultores, que dormiam no chão e conheciam uma bebida bastante similar à cerveja. E como se sabe que eles estavam nestas terras neste momento? Pelas escavações arqueológicas, que encontraram inclusive moedas cunhadas por este povo.

Acontece que no século II a.C. chegaram os romanos e dominaram estas terras. Eles foram bastante espertinhos, colocaram nas portas das muralhas um outro povo que era inimigo dos jacetanos, é que usualmente derrotavam no campo de batalha. Então, os jacetanos confiados que podiam vencê-los saem da fortaleza, e de repente aparecem os romanos com seus exércitos e tomam a cidade aonde somente se encontravam as mulheres e as crianças.
Caminho de Santiago Aragonês

Os romanos estiveram por muitos anos em Jaca. Criaram um importante porto de montanha de onde vigiliavam os pririneus, e que também servia de entreposto comercial. Com a queda do império romano, Jaca também sofreu e perdeu grande parte de sua população e pompa.. Somente no século X d.C. o conde do Reino de Aragón, Galindo Aznárez decidi conquistar as terras do território do rio Aragón, e a partir daí pouco a pouco começa a florescer a vila, que foi uma importante vila comercial entre França e o que será mais adiante Espanha. Mas naquele momento Jaca era uma vila, e é em 1077 quando o monarca da vez decide constituir a vila em cidade, e para consolidar o novo status da cidade o mesmo monarca manda construir a Catedral de Jaca.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!