Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 23 2008

Caminho de Santiago Aragonês: Capital da Jacetânia

Você sabe qual é a capital da Jacetânia? Isso mesmo – Jaca, que é uma cidade com mais de dois mil anos de história. Os primeiros moradores foram os jacetanos, no século X a.C.. Eles eram agricultores, que dormiam no chão e conheciam uma bebida bastante similar à cerveja. E como se sabe que eles estavam nestas terras neste momento? Pelas escavações arqueológicas, que encontraram inclusive moedas cunhadas por este povo.

Acontece que no século II a.C. chegaram os romanos e dominaram estas terras. Eles foram bastante espertinhos, colocaram nas portas das muralhas um outro povo que era inimigo dos jacetanos, é que usualmente derrotavam no campo de batalha. Então, os jacetanos confiados que podiam vencê-los saem da fortaleza, e de repente aparecem os romanos com seus exércitos e tomam a cidade aonde somente se encontravam as mulheres e as crianças.
Caminho de Santiago Aragonês

Os romanos estiveram por muitos anos em Jaca. Criaram um importante porto de montanha de onde vigiliavam os pririneus, e que também servia de entreposto comercial. Com a queda do império romano, Jaca também sofreu e perdeu grande parte de sua população e pompa.. Somente no século X d.C. o conde do Reino de Aragón, Galindo Aznárez decidi conquistar as terras do território do rio Aragón, e a partir daí pouco a pouco começa a florescer a vila, que foi uma importante vila comercial entre França e o que será mais adiante Espanha. Mas naquele momento Jaca era uma vila, e é em 1077 quando o monarca da vez decide constituir a vila em cidade, e para consolidar o novo status da cidade o mesmo monarca manda construir a Catedral de Jaca.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!