Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 23 2008

Caminho de Santiago Aragonês: Capital da Jacetânia

Você sabe qual é a capital da Jacetânia? Isso mesmo – Jaca, que é uma cidade com mais de dois mil anos de história. Os primeiros moradores foram os jacetanos, no século X a.C.. Eles eram agricultores, que dormiam no chão e conheciam uma bebida bastante similar à cerveja. E como se sabe que eles estavam nestas terras neste momento? Pelas escavações arqueológicas, que encontraram inclusive moedas cunhadas por este povo.

Acontece que no século II a.C. chegaram os romanos e dominaram estas terras. Eles foram bastante espertinhos, colocaram nas portas das muralhas um outro povo que era inimigo dos jacetanos, é que usualmente derrotavam no campo de batalha. Então, os jacetanos confiados que podiam vencê-los saem da fortaleza, e de repente aparecem os romanos com seus exércitos e tomam a cidade aonde somente se encontravam as mulheres e as crianças.
Caminho de Santiago Aragonês

Os romanos estiveram por muitos anos em Jaca. Criaram um importante porto de montanha de onde vigiliavam os pririneus, e que também servia de entreposto comercial. Com a queda do império romano, Jaca também sofreu e perdeu grande parte de sua população e pompa.. Somente no século X d.C. o conde do Reino de Aragón, Galindo Aznárez decidi conquistar as terras do território do rio Aragón, e a partir daí pouco a pouco começa a florescer a vila, que foi uma importante vila comercial entre França e o que será mais adiante Espanha. Mas naquele momento Jaca era uma vila, e é em 1077 quando o monarca da vez decide constituir a vila em cidade, e para consolidar o novo status da cidade o mesmo monarca manda construir a Catedral de Jaca.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • A maioria das pessoas tem um ligação maior com a Capela das Aparições ou com a basílica antiga. Eu me senti muito mais atraída pela Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 2007, é um projeto do arquiteto grego grego Alexandros Tombazis e do engenheiro civil, José Mota Freitas. Este último ganhou o maior prêmio da engenharia com esta obra. 
O Cristo do altar parece flutuar sobre os 40.000 metros do edifício, onde podem se sentar 8.633 pessoas \o/

#fatima #faith #portugal #turismoreligioso
  • Que lugar! Que lugar! Ver o por do sol junto ao MAAT ou literalmente sobre ele é grátis e linduuuuu ☀️ #lisbonlovers #lisboa #maat #sunset #portugal
  • Já publiquei o primeiro post da viagem a Portugal. Um guia com 5 belas opções de hospedagem em Fátima. No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😜

#fatima #hotel #portugal #dicasdeviagem
  • Madre mía, que show! O telão é uma espécie de jaula, que sobe e desce conforme a música. Em certos momentos quando está abaixo, projetam imagens e os músicos aparecem num jogo de transparências, interagindo com estas imagens. Além do que, a Altice Arena é perfeita para ver este tipo de show!
#u2 #u2lisboa #lisboa #alticearena #show
  • Felicidade e um dos símbolos de Lisboa - a Ponte 25 de Abril. Antes da revolução, era a Ponte Salazar.

#lisboa #ponte25deabril #happyday #portugal #lisbonlovers
  • Só posso dizer que o dia foi demais da conta! 
Foto tirada da parte de cima do MAAT. Daqueles programas “que não tem preço”, até porque é gratuito 😉

#maat #sunset #lisbonlovers #lisboa #portugal

Follow Me!