Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 08 2008

Bolsas de Estudo na Espanha: Comentando Comentários (1)

Num dos posts sobre as bolsas de estudo na Espanha recebi dois comentários que acho que podem espelhar dúvidas e sentimentos de outras pessoas, assim resolvi falar sobre eles neste post.

A Malu tem uma dúvida sobre as bolsas de estudo da Fundação Carolina:

Fala Patricia!
Td bem por ai?
Então, mas assim se vc procurar no
site deles e não houver o master q vc tá interessada é pq eles não
oferecem bolsas para aquele curso?
É pq eu procurei o que eu queria lá de Salamanca e não achei…

Malu, se o programa que você está pensando em cursar não aparece na lista de masters, ele nao está contemplado pela Fundação Carolina. Mas dê uma olhada nas listas do doutorado, porque em alguns casos também se contemplam bolsas de estudo para masters oficiais associados a doutorados com menção de qualidade. Você poderia pedir a bolsa para doutorado, e os dois primeiros anos cursa o master oficial, aonde os créditos se convalidam para o doutorado e a dissertação se utiliza para qualificar no doutorado! No próximo ano entram em vigor as normas européias de educação superior conhecidas como Tratado de Bolonha, e todo doutorado deverá estar associado a um master.

Cristina escreveu:
Sou nova neste mundo de “buscar Becas”, estou dando meus primeiros
passos. Vc já deve ter sentido os sentimentos que hoje me invadem: a
angústia, o medo, o sonho… todos eles misturados.
Gostaria de parabenizá-la pelo blog, muito bom! Coerente, elucidativo e honesto. Estou feliz de tê-lo encontrado.

Cristina eu te entendo perfeitamente, é uma mistura de emoções, o medo da frustração pelas respostas negativas, a angústia pela espera. Mas quando você receber teu SIM, será uma alegria tão intensa, que você estará por dias se sentindo meio embriagada de tanta felicidade. Sem contar um subidón da auto-estima, assim te digo uma coisa: Vale a pena, porque não tentar pelo medo do Não é muito fácil, assim parabéns pela tua coragem!

Quando comecei a pedir as bolsas pensava, alguém tem que consegui-las e por que não eu, aha, por que não eu!??? O único que me atreveria em dizer seria: se vai preencher 500 formulários, faça com excelência, nada menos do que isso. Deve pensar que o jurado não te conhece, assim você deve se vender bem, mas muito bem. Aquele minuto de preguiça que te impediu de acrescentar um curso de extensão pode te custar uma bolsa de estudos e quem sabe o que poderia vir com isso …

Assim, seja preciso, determinado, claro e aguente o tranco!

Destaques do post:
Os cursos contemplados pelas bolsas de estudo da Fundación Carolina
Emoções associadas ao processo de solicitação de bolsas de estudo

Imagem: http://almibarimposible.files.wordpress.com/
Tags Technorati: ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: