Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 12 2009

Bolsas de estudo: como dar um up-grade ao teu curriculum

É possível fazer um up-grade no meu curriculum para solicitar uma bolsa de estudo?
Sim, é possível. E quanto antes você comece a se preparar, mais fácil será! Vamos ver alguns pontos importantes na avaliação dos candidatos às bolsas de estudo.

Média da graduação / pós-graduação
A primeira coisa que vale muitos pontos na avaliação dos curriculuns é a média das notas do curso universitário. Sim, senhores! As notas que você conseguiu durante os 4 ou 5 anos de universidade valem, e muito! Aqueles que tenham média inferior a 6,5 são eliminados. Mas para aumentar tuas chances o melhor é ter uma média superior a 7,8/8,0. Se você está cursando a universidade é hora de se ligar nas provas para aumentar tua média.

O mesmo também vale para os cursos de pós graduação, como aprefeiçoamentos, especializações e mestrados. Por isso capriche, nunca se sabe o dia de amanhã!

Estágios / Monitorias
Se você se dá bem com algum professor da graduação ou da pós graduação, poderia pedir para fazer uma monitoria com ele. Seria uma espécie de assistente do professor. Este tipo de “estágio” não te rende $, mas pontua. Mas não esqueça de pedir uma declaração devidamente carimbada pelo departamento da universidade.

Realizar estágios em institituições internacionalmente reconhecidas pode não ser lucrativo naquele momento, mas certamente colocará teu curriculum a anos luz de distância de outros candidatos. Pesquise na página destas instituições, que costumam oferecer estágios em épocas de férias, este é um investimento que vale a pena. E se você for um exclenete estagiário pode até conseguir uma carta de recomendação de uma pessoa ilustre desta instituição. O $ acaba num pif-paf, mas os contatos são para toda a vida!!! Pense a médio e longo prazo!

Grupos de Pesquisa
Muitas universidades possuem grupos de pesquisa, na verdade a grande maioria. Descubra quem é o diretor do grupo da tua universidade, o que eles pesquisam, e vá conversar para tentar entrar no grupo. Isto também te pontuará mais adiante, e você vai aprender a pesquisar na prática!

Publicações científicas
As publicações também pontuam, e podem fazer a diferença entre dois candidatos que estejam praticamente empatados! Como faço para publicar? Busque revistas científicas ou congressos que publiquem atas e mande teus artigos científicos. Não é difícil escrever um artigo, e sim é um pouco trabalhoso. No primeiro você provavelmente levará horas, porque terá que se adaptar a uma forma de escrita e estrutura, mas depois vai se acostumando e será cada vez menos complicado fazê-lo! O melhor é pensar em algum tema que você gosta, começa a ler tudo sobre ele, e começar a escrever um marco teórico. O que é o marco teórico? É a parte fundamentada nas tuas leituras, na bibliografia sobre o tema. É o que demais pesquisadores e expertos escreveram sobre um determinado tema.

Idiomas
A maioria das bolsas solicita a suficiência em um ou dois idiomas. Priorize os idiomas dos países aonde você gostaria de estudar. Mas é chover no molhado dizer que o inglês é fundamental. Os melhores congressos mundiais utilizam o inglês como língua oficial para apresentação de trabalhos.

Os idiomas são super importantes, tanto que contam pontos separadamente, ou seja, são um quesito de avaliação próprio! E eliminam candidatos que não comprovam a devida suficiência solicitada!

Voluntariado
Participar de algum programa de voluntariado também gera puntos em certas convocatórias de bolsas, e demonstra a implicação social do candidato.

Documentação
De nada vai valer nenhuma das tuas ações, se não tiver como comprová-las, seja com certificados ou declarações. Por isso seja esperto, terminou algo solicite seu respectivo documento. Vai por mim, reunir a documentação no momento da morte é um sufoco. Ir fazendo isso pouco a pouco é o melhor. Sem contar que a pessoa que realiza uma declaração quando você termina o trabalho pode até comentar teus resultados e te elogiar, mas dificilmente vai fazer isso um ano depois!

Projeto de pesquisa
Muitas das bolsas de estudo vão te pedir um projeto de pesquisa, com seus objetivos, metodologia, etc… (mas isso será tema para um outro post!)

Destaque do post:
Melhorando o curriculum
Quesitos de avaliação das bolsas de estudo

Interessado em pedir uma bolsa de estudo em Espanha? Leia:
Bolsas de Estudo na Espanha – Becas “Turismo de España”
Bolsas de Estudo na Espanha – Becas MAEC-AECID
Bolsas de Estudo na Espanha – Fundação Carolina
Bolsas de Estudo na Espanha: preparando o curriculum para a solicitação
Bolsas de Estudo na Espanha – Prazo AECID

Bolsas de Estudo na Espanha – Convocatória Fundación Carolina

Amanhã, voltamos a Meteora!!!

Imagem: http://centros1.pntic.mec.es/cp.rafael.lopez.de.haro/edificio.htm
Tags Technorati: , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: