Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 08 2017

Bodas de Canaã – Bosch e o maior quadro do Louvre

Bodas de Caná – a versão de Bosch

Hieronymus Bosch pintou diversas cenas bíblicas, entre elas “As Bodas de Caná”. É o episódio do milagre de Jesus transformando água em vinho, durante um casamento em Canaã* (Galiléia).

maior quadro do Louvre

No quadro de Bosch, Jesus está sentado no lugar de honra que caberia aos recém-casados. O noivo seria João Evangelista e a noiva, Maria Madalena.

O milagre acontece (apenas) do lado direito do quadro. O cenário, aquilo que rodeia a cena é uma representação do mal. Com as figurinhas em cima desta espécie de estante ao fundo. A coruja meio escondida na coluna mais à direita. O fogo que sai dos animais que estão nas bandejas à esquerda.

Tudo contrasta com o milagre que acontece no primeiro plano da cena. Uma visão particular do episódio bíblico. Até o fato da mesa estar em “L” e Jesus não se encontrar no meio da tela.

Bodas de Caná – o maior quadro do Louvre

Este tema foi explorado por muitos e muitos outros pintores. Inclusive o maior quadro do Louvre retrata este milagre. Está bem na frente da moradora mais ilustre. Para saber quem é, dá uma olhadinha no video de 40 segundinhos!

Você sabe qual é esse quadro?

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

* Vi alguns sites de Portugal, que usam a grafia – Caná.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Tô voltando para Lisboa em setembro. Qual é teu restaurante favorito por lá? Se vc nunca foi prá Lisboa, já ouviu falar muito de algum café, bar ou restaurante da cidade? 
#lisboa #portugal #rincones #lisboncool #lisbonlovers
  • “Seu lugar feliz. Sua alegria. O lugar em que a vida parece mais boa do que não boa”. Você já encontrou este lugar? 
Trecho do livro “O ano em que disse sim” , da Shonda Rhimes.

#quotes #myplaceintheworld #laspalmasdegrancanaria
  • Oh, lugar especial este Carrières de Lumières, até o café é legal demais. Conta aí, o café/restaurante de um atrativo ou monumento turístico que você adorou 💕

#provence #lebauxdeprovence #carrieredeslumieres #france #arte
  • “Por mi trabajo me veo obligada a usar las palabras para pegar un hecho con otro, y al final todo debe parecer coherente aunque no lo sea” (“La niña perdida” da Elena Ferrante). #laspalmasdegrancanaria #quotes #literatura #islascanarias
  • Já conhecia Segóvia, mas graças a Deus eu ainda consigo me emocionar com velhos “amigos” 😉 E vc, qual é aquele lugar que volta a te emocionar a cada reencontro?

#segovia #aqueduto #arteromana #espanha #patrimoniomundialdahumanidade
  • “Ela quer ser seu território” (“Amiga de juventude” de Alice Munro).
#laspalmasdegrancanaria #quotes🖋 #literatura #alicemunro #cactos🌵

Follow Me!