Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 08 2017

Bodas de Canaã – Bosch e o maior quadro do Louvre

Bodas de Caná – a versão de Bosch

Hieronymus Bosch pintou diversas cenas bíblicas, entre elas “As Bodas de Caná”. É o episódio do milagre de Jesus transformando água em vinho, durante um casamento em Canaã* (Galiléia).

maior quadro do Louvre

No quadro de Bosch, Jesus está sentado no lugar de honra que caberia aos recém-casados. O noivo seria João Evangelista e a noiva, Maria Madalena.

O milagre acontece (apenas) do lado direito do quadro. O cenário, aquilo que rodeia a cena é uma representação do mal. Com as figurinhas em cima desta espécie de estante ao fundo. A coruja meio escondida na coluna mais à direita. O fogo que sai dos animais que estão nas bandejas à esquerda.

Tudo contrasta com o milagre que acontece no primeiro plano da cena. Uma visão particular do episódio bíblico. Até o fato da mesa estar em “L” e Jesus não se encontrar no meio da tela.

Bodas de Caná – o maior quadro do Louvre

Este tema foi explorado por muitos e muitos outros pintores. Inclusive o maior quadro do Louvre retrata este milagre. Está bem na frente da moradora mais ilustre. Para saber quem é, dá uma olhadinha no video de 40 segundinhos!

Você sabe qual é esse quadro?

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

* Vi alguns sites de Portugal, que usam a grafia – Caná.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Voltou o Top100Arte 🎈🎈🎈 no episódio 98 temos arte brasileira + Coca-Cola + Cédulas de 1 cruzeiro 😲 No YouTube - Patricia de Camargo ou clique diretamente no link da bio 🤛🏼 #artecontemporanea #artebrasileira #cildomeireles #projetococacola #top100arte
  • Trailer do novo episódio da Provence. Um lugar mais lindo e literalmente gostoso, do que o outro 😂 Para assistir o episódio completo visite o canal de YouTube - Patricia de Camargo ou clique no link da bio 🤗

#provencelovers #provence #lavandas #valensole #goult
  • Alegria, de quem por fim conseguiu resolver um perrengue burocrático. Faz mais de 1 ano que a gente se mudou e só hoje conseguimos mudar nosso endereço na Prefeitura. Este procedimento se chama “empadronamiento” e norteia toda tua vida pública. E pra quem vive numa ilha é a prova que vc precisa para ter direito ao desconto nos bilhetes aéreos ou de barco entre ilhas e da ilha ao continente (Espanha peninsular). Também é importante para definir onde você vota 🤓

#happyday #laspalmasdegrancanaria #springtime #grancanarialovers #igcanaryislands
  • Dica de café da manhã em #madri - Hojaldrería. Café ou chá + cruasantada ou tostada + suco de laranja natural = 4,25€. Eles elaboram a cruasantada, que é uma fusão entre croissant e brioche. É muito bom, uma señora que estava no local me recomendou voltar para provar a cruasantada de limão e manjericão.

O ambiente é pequeno, mas aconchegante e o atendimento super amável.

#foodporn #madridlovers #hojaldreria #cafedamanha #eldesayuno
  • Prá quem for a Madri até 1 de setembro, vale a pena colocar na programação uma passadinha na Fundação Telefônica para ver estas instalações do TeamLab. A obra principal está inspirada na Grande Onda do Hokusai. 
A entrada é gratuita. A parada mais próxima do metrô é Gran Via. Abre de terça a domingo das 10:00 às 20:00 horas. 
Fiquei uma hora lá dentro e foi como uma sessão de meditação 👍

#teamlab #artecontemporanea #arthistory #arte #madri #fundaciontelefonica
  • Acabei de chegar tão feliz que tinha que dividir o quanto antes com vocês este guia para ajudar a visitar uma das mostras mais importantes de arte do mundo, a Bienal de Veneza. Veja o vídeo no YouTube - Patricia de Camargo ou clique diretamente no link da bio 🤓

#bienaldeveneza #labienalledivenezia #labiennaledivenezia #labiennale #labiennaledivenezia2019

Follow Me!