Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 08 2017

Bodas de Canaã – Bosch e o maior quadro do Louvre

Bodas de Caná – a versão de Bosch

Hieronymus Bosch pintou diversas cenas bíblicas, entre elas “As Bodas de Caná”. É o episódio do milagre de Jesus transformando água em vinho, durante um casamento em Canaã* (Galiléia).

maior quadro do Louvre

No quadro de Bosch, Jesus está sentado no lugar de honra que caberia aos recém-casados. O noivo seria João Evangelista e a noiva, Maria Madalena.

O milagre acontece (apenas) do lado direito do quadro. O cenário, aquilo que rodeia a cena é uma representação do mal. Com as figurinhas em cima desta espécie de estante ao fundo. A coruja meio escondida na coluna mais à direita. O fogo que sai dos animais que estão nas bandejas à esquerda.

Tudo contrasta com o milagre que acontece no primeiro plano da cena. Uma visão particular do episódio bíblico. Até o fato da mesa estar em “L” e Jesus não se encontrar no meio da tela.

Bodas de Caná – o maior quadro do Louvre

Este tema foi explorado por muitos e muitos outros pintores. Inclusive o maior quadro do Louvre retrata este milagre. Está bem na frente da moradora mais ilustre. Para saber quem é, dá uma olhadinha no video de 40 segundinhos!

Você sabe qual é esse quadro?

Meus livros de arte

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

* Vi alguns sites de Portugal, que usam a grafia – Caná.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me!