Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 24 2006

Bibliotheca Alexandrina

Biblioteca de Alexandria

Em 1995 saía do papel os planos de reconstruir a emblemática Bibliotheca Alexandrina. O edifício ao lado do Mediterrâneo é impressionante, pelo tamanho e pela arquitetura. Para entrar é necessário passar pelo raio-X e depois deixar todas as coisas em um armário. A vigilância é bem forte!

Biblioteca de Alexandria
Mas a primeira visão que se têm ao entrar no recinto principal é algo de tirar o fôlego! E as três horas desde o Cairo e a chatice da vistoria na entrada são esquecidos. Neste recinto o pé direito é enorme e a sucessão de colunas e estantes de livros aumenta a sensação de grandiosidade, fora a história que vem desde os gregos e que está, querendo ou não, impregnada neste edifício ultra moderno.
Biblioteca de Alexandria

Biblioteca de Alexandria

Eles utilizam técnicas também bastante avançadas na digitalização de documentos. Neste caso, era possível ler todo o documento na tela do computador e aumentar certas zonas. Os documentos mais antigos somente podem ser manipulados por expertos. A biblioteca também alberga museus e o complexo possui cafeteria e um edifício anexo para realização de eventos.

Biblioteca de Alexandria
Biblioteca de Alexandria

Agora vou contar o mais inacreditável do mundooooooooooooo! Sai do Egito sem ver as PIRÂMIDES!!!!!!!!!!! SIM!!!!!!!!!!!! O congresso final do projeto começava todos os dias super cedo e terminava sempre em um evento noturno, e não havia tempo. E ademais, minha chefe também é minha diretora de tese, então não era possível dar uma escapadinha, hahahahahaha …

fotos: turomaquia_2005

5 Comentários

  1. Silvia Oliveira

    Tudo bem. Eu fui a Roma e não vi o Papa. Fui a Nova York e não fiz compras na Macy´s. Estive em Madri e não conheci a Porta de Alcalá. E quando estive no Egito não vi Abu Simbel. Sendo assim, temos que voltar lá! 🙂

    responder
  2. Evelyn Mosca

    Oi profe!!!Vim aqui fazer uma visitinha e adorei seu blog…Ah que saudades das suas aulas!!Bjão e muito sucesso aí pra vc pois vc merece!!

    responder
  3. Morgana

    Oi Patrii!!!poxa que triste… não ter visto as piramindes… aiaiaiiai!!!Mas fica um excelente motivo para ter que voltar em breve, né?E só de ter visto a Biblio já é um mega luxo hein?!!!beijokas! e se cuida!!!

    responder
  4. Mayra Iwakura

    Oi professora!Nossa, Alexandria! ^^Deve ter sido muito bom!Bom, sucesso e muitas felicidades para você!Eu sinto muita falta das aulas de artes…Até mais!

    responder
  5. Turomaquia

    Que coisa mais linda! (Mais cheia de graça!) Fico feliz pelo apoio da galera a minha tristeza latente de não ter visto as pirâmides! E quem sente mais saudades de vocês, sou eu!!!!!!!!!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!