Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 13 2016

A mulher impressionista – Berthe Morisot | Viajando no Impressionismo #8

Berthe_Morisot,_1875
Bom dia, gente linda! Segunda-feira com arte é segunda-feira feliz 🙂 No domingão melado do “Dia dos Namorados” saiu o oitavo episódio da Web Série “Viajando no Impressionismo”. Desta vez a viagem foi pelas obras de umA artista. Numa época ainda hostil para as mulheres, Berthe Morisot se atreveu a integrar o grupo de pintores que revolucionou o panorama artístico, inaugurando o período conhecido como Arte Moderna.

Apesar que sua condição de mulher, restringisse os âmbitos em que podia estar sem ser importunada por olhares perversos, risos bobos e frases em graça, suas obras são tão impressionistas quanto a de seus homôlogos masculinos, com os quais mantinha uma ótima relação, sendo muitas vezes aquela que manteve o grupo unido.
Chamada video 2
Para vê-lo mais bonito e cheio de cores, assista em HD, se tua internet estiver meio lenta, é só clicar no play, dar uns minutinhos e vê-lo em todo seu esplendor 🙂

Assista todos os vídeos da Web Série “Viajando no Impressionismo”, clicando aqui.

Para saber mais, sobre ela, ou viajar com suas telas, aquarelas e desenhos, dá uma olhadinha nestes livros:

Prá quem entende bem o francês, YouTube guarda uma jóia, um filme sobre a vida de Berthe Morisot.

No vídeo, um livro me ajudou bastante a definir o que seria essencial expor sobre sua vida e a sociedade da época: Historias de mujeres, historias del arte”, de Patricia Mayayo.

Berthe Morisot por outros artistas

Berthe Morisot
Berthe Morisot
Berthe Morisot
Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Imagens na ordem que aparecem:
Berthe Morisot em 1875
Berthe Morisot, Éugene Manet e Julie
Berthe Morisot pintada por Manet em 1872
Berthe Morisot pintada por Manet em 1872
Berthe Morisot pintada por Manet em 1872
Berthe Morisot e Julie pintadas por Renoir em 1894
Berthe Morisot pintada por Manet em 1872

O texto e o vídeo deste post pertencem ao turomaquia.com, qualquer uso indevido dos mesmos constitui crime à lei do direito autoral, com penas de reclusão de 2 a 4 anos. Se você estiver vendo este post dentro de um endereço (URL) que não comece com www.turomaquia.com, por favor escreva para a gente e nos informe sobre o site que está roubando nosso conteúdo: contato@turomaquia.com. Muito obrigado por nos ajudar a combater estes crimes que se cometem no dia a dia!

3 Comentários

  1. Ilma Madureira

    Bem interessante a história de vida desta pintora.
    Gostei muito de conhece-la. Quanto ao vídeo, pardon, meu frances ainda é de principiante mas creio ter entendido a “essencia” da história – lógico que após seus esclarecimentos super fáceis e úteis.
    Voilá
    Abraços de viajante
    P.S..Cada dia mais feliz em aprender um pouco mais sobre esses artistas.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Ilma, estamos juntas, só que no meu caso meu francês é quase inexistente kkkk, mas também consegui captar esta essência, principalmente do entorno em que se movia a Berthe Morisot.

      E eu cada dia mais feliz de te ver sempre por aqui!
      Um grande abraço

      responder
  2. EDISON B DE CAMARGO

    mUITO BOM GOSTEI MUITA DA ABERTURA E ENCERRAMENTO, O TESTO LEGAL.

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!