• O que fazer em Curitiba
  • Guia Museu do Prado
  • Saiba + sobre o Caderno de Viagens

Bebidas que são a cara do verão na Espanha

Postado em 05.julho.2013

Este post faz parte da Blogagem do Verão Europeu, uma série de posts sobre o verão europeu que o Turomaquia, juntamente com outros blogs brasileiros de cidades europeias, estará publicando.

Já chegou o verão, um calor no coração, esta magia colorida, são coisas da vidaaaa. E a gente já começou a pedir por aqui um tinto de verano e uma clara (Marina Lima, 1987).

Pois é, o gin tonic continua super de moda na Espanha. Tanto que há muitos bares com cardápios enormes de gins, e alguns onde só reina a bebidinha que já passou de estar na moda, para ser cool total.

Mas os clássicos são os clássicos! A primeira vez que tomei um tinto de verano achei o máximo aquela combinação simples que surgiu no começo do século 20 em Córdoba. A receita mais purista leva vinho tinto + gaseosa + gelo. E como opcional, uma rodela de limão. Mas em muitos bares se prepara com refrigerante de limão (sprite, fanta limão e todos os similares). A gaseosa é uma espécie de soda sem aditivo de sabor.
Bebidas de verão na Espanha

A quantidade de vinho e gaseosa depende do gosto do freguês. Nas receitas se fala em metade-metade. Eu prefiro com mais vinho ;) Mas para que seja boa tem que investir num vinho melhorzinho. É super refrescante, e combina à perfeição com uma tapa de jamón serrano (presunto espanhol).
Bebidas de verão na Espanha Bebidas de verão na Espanha

O outro clássico é a clara. Eu não gosto de cerveja, sei lá, não vou muito com o cheiro da cevada. Nos meus primeiros meses na Espanha numa saída noturna acabei numa cervejaria. Isto de refrigerante não é muito minha praia. Então chega um “muchacho” do grupo e me dá uma copão destes de chopp, cheinho e geladinho, e diz: Prova ;)

Mais uma paixão ao primeiro gole, era a a tal da clara. Cerveja com refrigerante de limão. No começo misturavam a cerveja com limonada. Nos anos 1950 surge a “gaseosa” e começam a utilizá-la. Com o aparecimento nos anos 1960 dos refrigerantes de limão, a clara ganha outra combinação!

Nos últimos anos as grandes marcas espanholas lançaram garrafas e latinhas de claras. Muitos bares ainda preparam as suas, mas as embotelhadas também são gostosas. A minha favorita é a canária, Tropical Limão. A Shandy para meu paladar é muito doce. Ah, e também tem o sabor laranja \o/
Bebidas de verão na Espanha Bebidas de verão na Espanha

Independente da estação do ano, aqui na Espanha os bares são uma instituição. O espanhol faz vida fora de casa. Está sempre na rua, não tem muito isso de jantarzinho um na casa do outro. Por isso todo mundo ao estilo espanhol de ser, para a rua a divertir-se. E para embalar uma clara, porque afinal como diz a canção do verão de 1996 (Azúcar Moreno), “Si no quieres discutir, y te quieres divertir. Escúchame bien: Sólo se vive una vez”.

Para ver os demais posts da Blogagem do Verão Europeu, e conhecer as bebidas de verão que você não deve deixar de provar em outras cidades européias, visite:
Conexão Paris – champanhe, com indicação das melhores marcas
Londres para Principiantes – sidras mil
Alemanha! Por quê não? – cerveja, cerveja, cerveeeja
Passaporte BCN – vai de cervejas

fotos: turomaquia
e imagens oficiais das companhias das cervejas/limón

6 Comentários

  1. Nossa, estudei 2 meses no sul da Espanha (no verão) e não conhecia a clara… Agora, o tinto de verano definitivamente era a bebida que o pessoal mais pedia em qualquer lugar!

    responder
  2. Malu

    Nós tomamos vinho de verano no inverno mesmo lá em Granada e era uma delicia!!
    Tá lindona na foto com as bebidas hein?!
    Bjãooo!!!

    responder
  3. virginia maria mari de camargo

    Quero provar a clara com limonada e vamos combinar amei a foto.Bjos

    responder
  4. Por aqui a nossa clara é um Radler da Kaiser, o qual anda dando o que falar. Nunca tomei um que fosse industrializado, mas gostei das versões “naturais”.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Johnnie, meu irmão falou que lançaram no Brasil, mas que também ainda ñ tinha provado. Sabe que aqui na Europa está virando moda, já vi esta versão em cerveja portuguesa e também alemã.

      responder
      • Pois é, o lançamento é bem recente. No sul da Alemanha já é bem comum, até porque, durante grandes festividades onde o consumo de cerveja é alto, esse tipo de bebida acaba ajudando a evitar ressaca. Além de ser muito refrescante, claro. No Brasil ainda existe muito preconceito e conservadorismo em relação a mudança de hábitos nesse sentido, ou seja, não sei se a moda vai pegar, mas seria uma boa.

        responder
Deixe seu Comentário






Últimos Comentários