Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 18 2017

Batistério de Florença – Contando histórias através dos mosaicos – O que ver em Florença

Chegar à Praça da Catedral de Florença, Duomo em italiano, é algo chocante. De repente, entre ruas apertadinhas, aparecem três construções de mármore branco, vermelho e verde: a catedral, a torre (campanário) e o batistério. Ao invés de construir apenas um edifício com todo o necessário, naqueles tempos medievais em Itália se construíam três.
Batistério de Florença

Veja todos nossos posts de FLORENÇA

Busque e reserve seu hotel em Florença, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Batistério de Florença

Batistério de Florença – uma das jóias mais antigas da cidade

O mais antigo dos três edifícios é o Batistério de São João. Foi construído sobre um antigo templo pagão romano,  quando ainda era outra a Catedral que estava em frente, e se chamava Santa Reparata.

Este primeiro batistério provavelmente era bem parecido ao atual, inclusive com esta forma octagonal. Esta forma representa o “oitavo dia”, o tempo do Cristo Ressuscitado. Como este era o lugar onde se realizavam os batizados, refere-se a este oitavo dia no qual se passa da morte à uma nova vida ao lado de Cristo sem aquele pecado original.
Batistério de Florença
No século XI o batistério foi sendo reconstruído e se utilizaram materiais de outras construções pagãs para enriquecê-lo, como por exemplo os mármores. O resultado final foi tão esplendoroso com uma cúpula incrível. Que o batistério passou a ser motivo de orgulho para os cidadãos, e chegou a ser citado por Dante em sua “Divina Comédia”.

Tudo isto se entende principalmente ao colocar os pés dentro do batistério e levantar nosso ollhar para a cúpula repleta de mosaicos, algo inacreditável!
Batistério de Florença
Batistério de Florença

Batistério de Florença – seus mosaicos de inspiração bizantina

Estes mosaicos do século XIII contam diferentes histórias, como se vê na figura se vêem cenas do Juízo Universal até as de Maria e Cristo. No início muitos cristãos eram contra a utilização destas imagens, mas acontece que veio o Papa Gregório, conhecido como “O Grande”, e afirmou que “ a pintura pode ser para os analfabetos o mesmo que a escritura para os que sabem ler”.

Como a maioria das pessoas eram analfabetas, as imagens das igrejas representavam verdadeiros livros abertos que todos podiam compreender! Imagina entrar em algo tão grandioso, e dar de cara com esse diabo no Inferno comendo todo mundo, quer algo mais educativo que isso?!

Batistério FlorençaBatistério Florença

Batistério de Florença – Antes da visita

A entrada para o complexo do duomo custa 15€ e inclui: catedral + batistério + subida à torre (campanário) + museu + cripta + subida cúpula da catedral + cripta. A entrada vale por 48 horas, que começam a contar desde o primeiro uso.

Os horários dos monumentos são diferentes e podem variar por temporada, para verificá-los, visite o site oficial, onde também pode comprar o bilhete do complexo: https://www.ilgrandemuseodelduomo.it/organizza-la-visita
Batistério de Florença

Para saber mais sobre o batistério, leia: http://turomaquia.com/batisterio-de-florenca-dos-mosaicos-as-festas/

Para saber mais sobre o museu, que reabriu em outubro de 2015, veja o post da Deyse: http://passeiosnatoscana.com/2015/11/14/o-novo-museu-do-duomo-de-florenca/

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

imagens: turomaquia_2010_2013 e do site oficial: https://www.ilgrandemuseodelduomo.it/organizza-la-visita