Guias de Viagem e Arte

 
 
out 07 2015

As mulheres mandavam na escultura da pré-história ;)

Esta figurinha tem apenas 11 cm de altura mas cerca de 25.000 anos de idade!? Isso mesmo, foi realizada na Pré-história. Era até bem pouco tempo a estátua feminina mais antiga escavada pelos arqueológos.

Foi encontrada nas margens do Danúbio, mas outras se encontraram nos Pirineus, na Península Itálica, nas margens do Reno, na Rússia, Sibéria e Ucrânia. Todas elas possuem características similares (já há estudos e escavações que afirmam que na África há esculturas ainda mais antigas!).

Olha que interessante: as partes mais destacadas são sempre os seios, o ventre e a vagina. A cabeça nunca aparece detalhadae não se dá importância aos membros superiores e inferiores.

 

Por quê você acha que eles esculpiam desta forma? O que queriam dizer com isso?

 

Nessa época a expectativa de vida era bem baixa, portanto para dar continuidade às tribos era necessário procriar-se, a fim de manter a espécie. Daí a importância da fertilidade. E daí que se destaquem os rasgos femininos relacionados com a procriação. Os estudiosos acreditam que estas estátuas representassem um culto à fertilidade.

Não é incrível, que mesmo em uma época em que sobreviver era tão complicado, que os homens fizessem arte?!

Para vê-la? Visite o Museu de História Natural, de Viena.

Até bem pouco tempo a “Vênus de Willendorf” era considerada a representação feminina mais antiga do mundo. Mas em 2008 ela foi desbancada pela “Vênus de Hohle Fels” (caverna onde foi encontrada) ou “Vênus de Schelklingen” (cidade próxima à caverna). Ela foi achada no sul da Alemanha, em seis pedaços, e ainda falta encontrar o braço e ombro esquerdos. É uma talha fina, realizada em marfim. Não tem cabeça, em seu lugar aparece uma espécie de arco, dando a entender que era utilizada como pingente em um colar.

Os arqueólogos ainda não tem certeza, mas esta vênus pode ter entre 35.000 e 40.000 anos de idade! Junto à vênus também se encontraram talhas de animais e uma pedra que podia ser um “jogo sexual”. Vejam as partes mais femininas são ainda mais exageradas, os peitos e a vulva como na “Vênus de Willendorf”.

Para vê-la? Visite o Museo Blaubeuren, na Alemanha..

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!