Guias de Viagem e Arte

 
 
out 07 2015

As mulheres mandavam na escultura da pré-história ;)

Esta figurinha tem apenas 11 cm de altura mas cerca de 25.000 anos de idade!? Isso mesmo, foi realizada na Pré-história. Era até bem pouco tempo a estátua feminina mais antiga escavada pelos arqueológos.

Foi encontrada nas margens do Danúbio, mas outras se encontraram nos Pirineus, na Península Itálica, nas margens do Reno, na Rússia, Sibéria e Ucrânia. Todas elas possuem características similares (já há estudos e escavações que afirmam que na África há esculturas ainda mais antigas!).

Olha que interessante: as partes mais destacadas são sempre os seios, o ventre e a vagina. A cabeça nunca aparece detalhadae não se dá importância aos membros superiores e inferiores.

 

Por quê você acha que eles esculpiam desta forma? O que queriam dizer com isso?

 

Nessa época a expectativa de vida era bem baixa, portanto para dar continuidade às tribos era necessário procriar-se, a fim de manter a espécie. Daí a importância da fertilidade. E daí que se destaquem os rasgos femininos relacionados com a procriação. Os estudiosos acreditam que estas estátuas representassem um culto à fertilidade.

Não é incrível, que mesmo em uma época em que sobreviver era tão complicado, que os homens fizessem arte?!

Para vê-la? Visite o Museu de História Natural, de Viena.

Até bem pouco tempo a “Vênus de Willendorf” era considerada a representação feminina mais antiga do mundo. Mas em 2008 ela foi desbancada pela “Vênus de Hohle Fels” (caverna onde foi encontrada) ou “Vênus de Schelklingen” (cidade próxima à caverna). Ela foi achada no sul da Alemanha, em seis pedaços, e ainda falta encontrar o braço e ombro esquerdos. É uma talha fina, realizada em marfim. Não tem cabeça, em seu lugar aparece uma espécie de arco, dando a entender que era utilizada como pingente em um colar.

Os arqueólogos ainda não tem certeza, mas esta vênus pode ter entre 35.000 e 40.000 anos de idade! Junto à vênus também se encontraram talhas de animais e uma pedra que podia ser um “jogo sexual”. Vejam as partes mais femininas são ainda mais exageradas, os peitos e a vulva como na “Vênus de Willendorf”.

Para vê-la? Visite o Museo Blaubeuren, na Alemanha..

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • “Por mi trabajo me veo obligada a usar las palabras para pegar un hecho con otro, y al final todo debe parecer coherente aunque no lo sea” (“La niña perdida” da Elena Ferrante). #laspalmasdegrancanaria #quotes #literatura #islascanarias
  • Já conhecia Segóvia, mas graças a Deus eu ainda consigo me emocionar com velhos “amigos” 😉 E vc, qual é aquele lugar que volta a te emocionar a cada reencontro?

#segovia #aqueduto #arteromana #espanha #patrimoniomundialdahumanidade
  • “Ela quer ser seu território” (“Amiga de juventude” de Alice Munro).
#laspalmasdegrancanaria #quotes🖋 #literatura #alicemunro #cactos🌵
  • Detalhes de um restaurante que eu amei @casagalleta Atendimento perfeito do Andrei.
#espanha🇪🇸 #madri #restaurante #casagalletta #ondecomermadri
  • O lugar mais louco e surpreendente da última viagem: os jardins da Granja de San Ildefonso com suas 26 fontes monumentais ⛲️⛲️⛲️
#segovia #espanha🇪🇸 #palacio #granjadesanildefonso #fonte
  • As temperaturas caíram dez graus, mas ainda tá perfeito para um tinto de verano. Mais tarde vou mostrar como se faz o tinto 😜 comprei até gaseosa 😉 Este tomei no almoço no VIPs, a cadeia de fast-food que eu adoro, mas o tinto de verano deles não vale muito a pena. Era sobre isso que eu estava falando com o Tom 🤪
#tintodeverano🍷 #espanha🇪🇸 #laspalmasdegrancanaria #drinks🍹

Follow Me!