Guias de Viagem e Arte

 
 
out 07 2015

As mulheres mandavam na escultura da pré-história ;)

Esta figurinha tem apenas 11 cm de altura mas cerca de 25.000 anos de idade!? Isso mesmo, foi realizada na Pré-história. Era até bem pouco tempo a estátua feminina mais antiga escavada pelos arqueológos.

Foi encontrada nas margens do Danúbio, mas outras se encontraram nos Pirineus, na Península Itálica, nas margens do Reno, na Rússia, Sibéria e Ucrânia. Todas elas possuem características similares (já há estudos e escavações que afirmam que na África há esculturas ainda mais antigas!).

Olha que interessante: as partes mais destacadas são sempre os seios, o ventre e a vagina. A cabeça nunca aparece detalhadae não se dá importância aos membros superiores e inferiores.

 

Por quê você acha que eles esculpiam desta forma? O que queriam dizer com isso?

 

Nessa época a expectativa de vida era bem baixa, portanto para dar continuidade às tribos era necessário procriar-se, a fim de manter a espécie. Daí a importância da fertilidade. E daí que se destaquem os rasgos femininos relacionados com a procriação. Os estudiosos acreditam que estas estátuas representassem um culto à fertilidade.

Não é incrível, que mesmo em uma época em que sobreviver era tão complicado, que os homens fizessem arte?!

Para vê-la? Visite o Museu de História Natural, de Viena.

Até bem pouco tempo a “Vênus de Willendorf” era considerada a representação feminina mais antiga do mundo. Mas em 2008 ela foi desbancada pela “Vênus de Hohle Fels” (caverna onde foi encontrada) ou “Vênus de Schelklingen” (cidade próxima à caverna). Ela foi achada no sul da Alemanha, em seis pedaços, e ainda falta encontrar o braço e ombro esquerdos. É uma talha fina, realizada em marfim. Não tem cabeça, em seu lugar aparece uma espécie de arco, dando a entender que era utilizada como pingente em um colar.

Os arqueólogos ainda não tem certeza, mas esta vênus pode ter entre 35.000 e 40.000 anos de idade! Junto à vênus também se encontraram talhas de animais e uma pedra que podia ser um “jogo sexual”. Vejam as partes mais femininas são ainda mais exageradas, os peitos e a vulva como na “Vênus de Willendorf”.

Para vê-la? Visite o Museo Blaubeuren, na Alemanha..

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!