Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 12 2016

Arte Egeia: muitas culturas em uma?!

Antes da civilização grega, uma civilização conhecida como egeia se formou (3000 a.C.) nas ilhas do Mar Egeu e se estendeu até o Peloponeso (atual continente grego). Eram vários povos que apresentavam características comuns, mas que em razão da diversidade de seu território e de seu caráter mantiveram algumas características próprias. Estas características permitiram dividir a civilização egéia em três culturas distintas:

  • cicládica
  • minóica
  • micênica

Arte Egeia | Cultura cicládica

Foi a primeira a aparecer na região das Ilhas Cicládicas. É famosa por estes ídolos geometrizados e até se pode dizer com grande nível de abstração. A maioria destas figuras que podem medir de 5 cm a 1,5 metros foram encontradas nos cemitérios, mas algumas também em núcleos de população.
Arte egeia
Arte egéia

Arte Egeia | Cultura minóica ou cretense

A civilização ou cultura minóica se encontra principalmente na Ilha de Creta. Possuíam uma arquitetura bem avançada para a época. Suas pinturas mostravam figuras com muito mais movimento do que no Egito, e utilizavam cores bem vivas e contrastantes. Outro tema muito presente eram os motivos marinhos, devido à relação destes povos com o mar.
Arte egeia

Lembre que estas culturas foram contemporâneas aos egípcios! É uma loucura imaginar estas relações, porque a gente tende a compactar as culturas, sem imaginar as influências de umas sobre as outras. Principalmente quando estamos falando da Antiguidade.

Arte egeia

Esta cultura tem tudo a ver com o minotauro 😉

Arte Egeia | Cultura micênica

Já a cultura micênica estava presente inicialmente no continente. Os micênicos eram povos guerreiros, tanto que invadiram e dominaram Creta. Sua arquitetura tinha um caráter monumental. Suas pinturas em um princípio não mostravam tanto movimento como as minóicas, mas ao invadir Creta foram aprendendo as técnicas da arte cretense ou minóica. Os temas mais presentes em suas cerâmicas e afrescos eram: cenas de caça, guerreiros e desfiles de carros.
Arte egéia
Arte egéia
Todos estes povos e aguns outros provenientes da Ásia menor vão conformar o que se costuma chamar – civilização grega!

Veja todos nossos posts de ARTE, na categoria Viajando na Arte, ou clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Durante minha apresentação no #stsbelfast Pensei em cada um que me ajudou a criar esta história de sucesso, comprando meus guias! Brigaduuuu, brigaduuu e brigaduuuu 🤓🤓🤓 #lovegreatbritain #discoverni #ebooks #gratidao🙏 Foto by @londresparaprincipiantes
  • Um dos tronos reais de uma das séries mais premiadas da história - Game of Thrones. Mas o que está fazendo em Belfast? A Irlanda do Norte foi cenário de varios episódios da série. Um tour de 8 horas que sai de Belfast, passa por varios desses cenários. Custa 50 libras. Por aqui também se gravaram cenas das Crônicas de Narnia. 
Tirei esta foto na cena de gala do #stsbelfast , foram 5 horas de emoção e assombro. Incrível o que vivi na Catedral St. Anne e viver isto só foi possível porque vocês me apoiam! Brigaduuuu 💕

#gameofthrones #belfast #lovegreatbritain #discoverni
  • Amanhecendo no Titanic Experience #stsbelfast #titanic #belfast #amanhecer #lovegreatbritain
  • Minha casa pelos próximos dias - Malmaison Hotel. Mostrei mais da casinha nos Stories 💁🏽‍♀️
#stsbelfast #malmasionhotel #belfast #hotelroom #hotel
  • Uma das ruas fofas do centro de Belfast. Fiz um tour de bebidas e comidas + arte de rua. Tomei um fim incrível e olha que eu não sou muito da bebida e nem te conto o whisky que provei com um fundo frutal, madre mía. Vai ter vídeo e post com tudo 😜
#stsbelfast #lovegreatbritain #belfast #beautifulstreet
  • Prá todo mundo começar a semana na paz. Algum lugar entre Gran Canaria e Barcelona 🙌🏼 #planeview #stsbelfast #lovegreatbritain #bluesky #clouds

Follow Me!