Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 12 2016

Arte Egeia: muitas culturas em uma?!

Antes da civilização grega, uma civilização conhecida como egeia se formou (3000 a.C.) nas ilhas do Mar Egeu e se estendeu até o Peloponeso (atual continente grego). Eram vários povos que apresentavam características comuns, mas que em razão da diversidade de seu território e de seu caráter mantiveram algumas características próprias. Estas características permitiram dividir a civilização egéia em três culturas distintas:

  • cicládica
  • minóica
  • micênica

Arte Egeia | Cultura cicládica

Foi a primeira a aparecer na região das Ilhas Cicládicas. É famosa por estes ídolos geometrizados e até se pode dizer com grande nível de abstração. A maioria destas figuras que podem medir de 5 cm a 1,5 metros foram encontradas nos cemitérios, mas algumas também em núcleos de população.
Arte egeia
Arte egéia

Arte Egeia | Cultura minóica ou cretense

A civilização ou cultura minóica se encontra principalmente na Ilha de Creta. Possuíam uma arquitetura bem avançada para a época. Suas pinturas mostravam figuras com muito mais movimento do que no Egito, e utilizavam cores bem vivas e contrastantes. Outro tema muito presente eram os motivos marinhos, devido à relação destes povos com o mar.
Arte egeia

Lembre que estas culturas foram contemporâneas aos egípcios! É uma loucura imaginar estas relações, porque a gente tende a compactar as culturas, sem imaginar as influências de umas sobre as outras. Principalmente quando estamos falando da Antiguidade.

Arte egeia

Esta cultura tem tudo a ver com o minotauro 😉

Arte Egeia | Cultura micênica

Já a cultura micênica estava presente inicialmente no continente. Os micênicos eram povos guerreiros, tanto que invadiram e dominaram Creta. Sua arquitetura tinha um caráter monumental. Suas pinturas em um princípio não mostravam tanto movimento como as minóicas, mas ao invadir Creta foram aprendendo as técnicas da arte cretense ou minóica. Os temas mais presentes em suas cerâmicas e afrescos eram: cenas de caça, guerreiros e desfiles de carros.
Arte egéia
Arte egéia
Todos estes povos e aguns outros provenientes da Ásia menor vão conformar o que se costuma chamar – civilização grega!

Veja todos nossos posts de ARTE, na categoria Viajando na Arte, ou clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers
  • Esta belezura da foto já ganhou em 2014 o título de melhor madeleine de Paris. A madeleine é um bolinho com um toque de limão. 
Eu vim na Blé Sucré e comprei o pacotinho com 4 mais um expresso e paguei 5,50€. Comi na pracinha na frente da loja porque todas as mesas estavam ocupadas e posso te confirmar que é MARAVILHOSA 😍

Te dedico @curitidoce saudades de ti!

#blesucre #madeleine #parisfood #parislovers #foodporn

Follow Me!