Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 12 2016

Arte Egeia: muitas culturas em uma?!

Antes da civilização grega, uma civilização conhecida como egeia se formou (3000 a.C.) nas ilhas do Mar Egeu e se estendeu até o Peloponeso (atual continente grego). Eram vários povos que apresentavam características comuns, mas que em razão da diversidade de seu território e de seu caráter mantiveram algumas características próprias. Estas características permitiram dividir a civilização egéia em três culturas distintas:

  • cicládica
  • minóica
  • micênica

Arte Egeia | Cultura cicládica

Foi a primeira a aparecer na região das Ilhas Cicládicas. É famosa por estes ídolos geometrizados e até se pode dizer com grande nível de abstração. A maioria destas figuras que podem medir de 5 cm a 1,5 metros foram encontradas nos cemitérios, mas algumas também em núcleos de população.
Arte egeia
Arte egéia

Arte Egeia | Cultura minóica ou cretense

A civilização ou cultura minóica se encontra principalmente na Ilha de Creta. Possuíam uma arquitetura bem avançada para a época. Suas pinturas mostravam figuras com muito mais movimento do que no Egito, e utilizavam cores bem vivas e contrastantes. Outro tema muito presente eram os motivos marinhos, devido à relação destes povos com o mar.
Arte egeia

Lembre que estas culturas foram contemporâneas aos egípcios! É uma loucura imaginar estas relações, porque a gente tende a compactar as culturas, sem imaginar as influências de umas sobre as outras. Principalmente quando estamos falando da Antiguidade.

Arte egeia

Esta cultura tem tudo a ver com o minotauro 😉

Arte Egeia | Cultura micênica

Já a cultura micênica estava presente inicialmente no continente. Os micênicos eram povos guerreiros, tanto que invadiram e dominaram Creta. Sua arquitetura tinha um caráter monumental. Suas pinturas em um princípio não mostravam tanto movimento como as minóicas, mas ao invadir Creta foram aprendendo as técnicas da arte cretense ou minóica. Os temas mais presentes em suas cerâmicas e afrescos eram: cenas de caça, guerreiros e desfiles de carros.
Arte egéia
Arte egéia
Todos estes povos e aguns outros provenientes da Ásia menor vão conformar o que se costuma chamar – civilização grega!

Veja todos nossos posts de ARTE, na categoria Viajando na Arte, ou clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Nenhum Comentário

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • O ano começou assim com esta cara de temporal, mas parece que logo, logo vai abrir sol 😉 Prá ser justa com a situação, estou neste momento vivendo uma linda, louca e motivante primavera! Brigaduuuu 🙏
  • Alerta laranja nas Ilhas Canarias por vento e temporal. Coisas da natureza 😉 Espero não sair voando durante minha ginástica kkkkk

#canaryisland #grancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria
  • Que hambúrguer minha gente: carne de primeira + tomate seco + um bom pedaço de muçarela + pesto + rúcula. O nome mais que adequado: La vida es Bella 🍔🍟 #criar 6/359

#laspalmasdegrancanaria #triana #200gramos #hamburguer #foodporn #canaryisland #grancanaria
  • Meu companheiro no Top100Arte desta semana. Acho que todo mundo em algum momento da sua vida se sentiu tal qual o personagem desta ponte! Para saber mais, clique no link da bio ou vá ao meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

#Top💯Arte #historiadaarte #munch #expressionism #arte
  • Entre 1870 e 1906, Cézanne trabalhou o tema dos banhistas. Foram mais de 200 desenhos, gravuras e telas a óleo. Por que ele pintou este tema? Por que Cézanne é tão importante para história da arte? Isso e muito mais no novo vídeo  do TOP100Arte de hoje no YouTube: Patricia de Camargo ou clique no link da bio 👈

#arte #cezanne #posimpressionismo #artemoderna #historiadaarte #Top💯Arte
  • Uma rua qualquer de Las Palmas 🌴🌴🌴 que acaba no mar #criar 5/360

#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland

Follow Me!