Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 14 2016

Antony Gormley – o escultor que conseguiu dar forma à ausência

Antony Gormley nasceu em Londres em 1950. Tenho que confessar que não conhecia sua obra. Pesquisando videos interessantes de arte lá pelos idos de 2012, dei com os videos de um artista chamado Michael Fletcher.

Um video em especial me chamou atenção, de um lago na Austrália. Na verdade um lago que quase nunca tem água, onde reinam 51 esculturas.

Comecei a pesquisar, e descobri que as esculturas foram encomendados ao Antony Gormley em 2003, para comemorar os 50 anos do Festival de Artes de Perth. As esculturas representam os 51 residentes da cidade de Menzies. Elas iam ser retiradas ao final do festival, mas o pessoal curtiu tanto, que resolveu deixar. Hoje é um super atrativo turístico. Um museu ao ar livre num lago de água salgada, enorme, que quase nunca tem água, e que você pode caminhar ao seu bel-prazer. O lago fica no oeste australiano.
antonio gormley 3

Images Of Lake Ballard from Michael Fletcher on Vimeo.

Antony Gormley: a relação do corpo com o espaço

O artista trabalha há anos com a relação do corpo humano e o espaço. Tem umas esculturas incríveis onde o corpo parece ir se desfazendo, como se as partículas fossem sendo separadas. Normalmente suas esculturas tem o tamanho de um homem médio, ou são ainda maiores.
<Antony Gormley
antony gormley 2
antonio gormley 4
antony Gormley 1
antony gormley 3
Antony Gormley
Antony Gormley
Na minha última ida a LONDRES, dei de cara com uma obra dele na Tate Britain, apaixonei na hora pela escultura/objeto sem saber de quem era. Quando me aproximei à etiqueta, o veredito já estava dado: Gormley é um dos meus favoritos entre os artistas contemporâneos 🙂

AT: No vídeo você vê minha visita à Tate Britain e uma obra do Gormley.

Para saber mais sobre Antony Gormley, leia uma entrevista que ele concedeu ao Independent. Nesta entrevista, ele comenta suas obras mais emblemáticas.

Video 1: Michael Fletcher 
Fotos: Site de Antony Gormley
Vídeo 2: turomaquia_2016

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de 15 anos sem usar jaqueta jeans, não resisti à coleção da Zara com 3 artistas espanhóis. Mostrei mais no Stories 👕
.
#zara #jeans #arte #decompras #shopping
  • Paz, paz e paz dentro do complexo de Chion-in, cujas escadarias foram utilizadas no filme com o Tom Cruise - "O Último Samurai". E que é uma das estrelas do vídeo que vou publicar hoje no YouTube - Patricia de Camargo 👈
.
#kyoto🇯🇵 #chionintemple #youtuber #vlogjapao #vlogkioto #budismo
  • Descubra no TOP100Arte, o primeiro artista a defender-se contra a pirataria e adotar um copyright 🖼🖼🖼 link na bio👈
.
#art #arte #durer #renascimento #Top100Arte #youtuber
  • Picasso, juro que hoje tava precisando te encontrar. Tô necessitada deste tipo de arte que remove as entranhas!
.
#picasso #moma #arte #cubismo #art #necessidade #artlover #newyork
  • O Pavilhão do Templo Dourado é um lugar super sagrado para o Budismo, já que guarda relíquias do Buda. É um dos símbolos do Japão junto com o Monte Fuji 🗻 .
#kinkakujitemple #kyoto🇯🇵 #vlogjapao #pavilhaodourado #japan🇯🇵 #budismo #buda
  • A poderosa Eiffel e o arco mais lindo de PARIS desde uma das janelas do museu de arte mais visitado do mundo. Para ver meu guia desse museu, clique no link da bio 😉
.
#Louvre #Paris #museum #museumguide #janela #arte #art

Follow Me!