Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 14 2016

Antony Gormley – o escultor que conseguiu dar forma à ausência

Antony Gormley nasceu em Londres em 1950. Tenho que confessar que não conhecia sua obra. Pesquisando videos interessantes de arte lá pelos idos de 2012, dei com os videos de um artista chamado Michael Fletcher.

Um video em especial me chamou atenção, de um lago na Austrália. Na verdade um lago que quase nunca tem água, onde reinam 51 esculturas.

Comecei a pesquisar, e descobri que as esculturas foram encomendados ao Antony Gormley em 2003, para comemorar os 50 anos do Festival de Artes de Perth. As esculturas representam os 51 residentes da cidade de Menzies. Elas iam ser retiradas ao final do festival, mas o pessoal curtiu tanto, que resolveu deixar. Hoje é um super atrativo turístico. Um museu ao ar livre num lago de água salgada, enorme, que quase nunca tem água, e que você pode caminhar ao seu bel-prazer. O lago fica no oeste australiano.
antonio gormley 3

Images Of Lake Ballard from Michael Fletcher on Vimeo.

Antony Gormley: a relação do corpo com o espaço

O artista trabalha há anos com a relação do corpo humano e o espaço. Tem umas esculturas incríveis onde o corpo parece ir se desfazendo, como se as partículas fossem sendo separadas. Normalmente suas esculturas tem o tamanho de um homem médio, ou são ainda maiores.
<Antony Gormley
antony gormley 2
antonio gormley 4
antony Gormley 1
antony gormley 3
Antony Gormley
Antony Gormley
Na minha última ida a LONDRES, dei de cara com uma obra dele na Tate Britain, apaixonei na hora pela escultura/objeto sem saber de quem era. Quando me aproximei à etiqueta, o veredito já estava dado: Gormley é um dos meus favoritos entre os artistas contemporâneos 🙂

AT: No vídeo você vê minha visita à Tate Britain e uma obra do Gormley.

Para saber mais sobre Antony Gormley, leia uma entrevista que ele concedeu ao Independent. Nesta entrevista, ele comenta suas obras mais emblemáticas.

Video 1: Michael Fletcher 
Fotos: Site de Antony Gormley
Vídeo 2: turomaquia_2016