Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 20 2006

Aeroporto do Cairo

Alexandria

O Aeroporto do Cairo é meio caótico. Na verdade, acho que esta é uma perspectiva latino-européia de considerar as coisas. Melhorando, o aeroporto é um crisol de pessoas, de vozes, de sacos repletos de mercadorias. Sim, de sacos e caixas. Os egípcios viajam muito carregados! E sabe quem carrega todas as coisas? A MULHER! Os homens vão conversando entre si, levando os filhos, e as mulheres (e de qualquer idade!) vão levando as coisas. Os sacos são levados na cabeça e as caixas arrastadas da maneira que se consiga.

Nosso grupo era de 14 pessoas de Las Palmas e de Granada. Eu (já integrada na cultura local) levava 5 caixas de catálogos de nossa exposição e um amigo (pouco integrado na cultura local) me ajudava com mais cinco. E conseguimos nos perder do grupo. Os egípcios se mantinham todos na porta de saída e era muito difícil ir pra frente ou prá trás. E os que se moviam queriam oferecer transfers.

Nunca tive pânico de chegada, mas neste dia depois de voar 7 horas entre Las Palmas e o Cairo, senti o chão não tão estável, como costumava ser! Isso não significa que seja perigoso, nem muito menos! Mas é que você não entende a língua, ou seja, é analfabeto, nem lê, nem fala; e chega de noite num mar de gente absolutamente cheia de coisas para dizer uns aos outros! E são tantas vozes, os egípcios entre si são muito expansivos. Era um areoporto normal elevado a décima potência, mas com a diferença de homens se beijando nas bochechas e longos abraços; criaturinhas, muitas criaturinhas! Enfim, uma festa!

Voltando ao tema, estivemos 20 minutos perdidos, mas o anjo dos viajantes nos ajudou a encontrar o grupo e a descobrir o super transporte que nos levaria até Alexandria. Uma van, acredito que se poderia chamar assim, bastante velha (na verdade eram duas!). Foram 3 longas horas até chegar na cidade construída pelos gregos, e que hoje é a segunda maior cidade egípcia. Para ver que não estou exagerando uma foto das ruas e carros de Alexandria! E amanhã, a vida nesta cidade mediterrânea …

foto: turomaquia_2005

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

5 Comentários

  1. Silvia Oliveira

    A melhor viagem da minha vida, entre tantas espetaculares, incluia o Cairo. Também cheguei à noite. Peguei um táxi! Sim, um táxi à MEIA NOITE no Cairo. E naquele caos organizado cheguei e sai sã e salva. Ai, conta mais, conta mais….Beijos,Silvinha

    responder
  2. armando

    tamo aiso nao consegui ler , pq to cansado e com os zoio doendo do pcbj mana

    responder
  3. armando

    mais uma coisa , ja coloquei nos favoritos

    responder
  4. Turomaquia

    Que legal amigona e super irmão, nada como o apoio dos mais chegados para dar mais ânimo na gente!

    responder
  5. LUFFI

    Bem vinda ao Cairo a cidade verdadeiramente CAIRÓTICA

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Deu saudades desta sensação de estar maravilhada, de estar em êxtase 😮
.
#greekart #greece #atenas
  • Muito emocionada com o carinho do Jeferson, brigaduuuu 😊
  • Caramba, 22 de novembro. A partir de agora o ano voa. E eu só tenho vontade de mais dias como este, com ele e uma mesa de pic-nic 🤗
  • Dia de praia por aqui. O mar parece uma piscina, o tempo passa com mais parcimônia 😉
.
#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #beachday #españa
  • Está difícil resistir as ofertas dos livros de arte. Já saiu o primeiro post com alguns super achados 😃 Clique no link da bio ou visite diretamente o www.turomaquia.com e adiante o Natal! .
#livros #arte #issoéarte #historiadaarte #blackfridaybrasil
  • Aqui a Calle de Alcalá se abre e surge uma das ruas mais emblemáticas de MADRI, a Gran Via. .
#Madri #granvia #españa #streets

Follow Me!