Guias de Viagem e Arte

 
 
set 18 2007

Acarajé: o hamburguer baiano!

Praia do Forte - Bahia
Chegada espetacular em Salvador pelas mãos da super baiana: Domira. A saída do aeroporto é através de um corredor de bambus enormes. Percorremos com algumas paradas, a cantada praia de Vinicius – Itapoã. O poetinha morou neste bairro, e você pode tirar uma foto com sua escultura. Do “mar que não tem tamanho” à Lagoa do Abaeté, outro lugar tão famoso, aonde as mulheres lavavam roupas. Para evitar a contaminação e recuperar a lagoa, hoje as mulheres tem uma associação onde podem seguir realizando seu trabalho. Da orla para as ruas internas, atravessamos Amaralina e chegamos ao nosso destino: Rio Vermelho.

O Rio Vermelho é um agito só, com seus bares, restaurantes, teatros. E somente na Bahia você poderia comprar o acarajé da Ciria e sentar na mesa do “Consulado da Cerveja” e pedir as bebidas neste bar. Ademais também pode pedir aos garçons o dito acarajé, que eles mesmo buscam na barraca da Ciria e te trazem esta delícia, que segundo Domira é o hamburger do baiano. É um bolinho feito de feijão, não qualquer feijão, mas um bem pequenininho. Corta-se este bolinho frito ao meio e se recheia com vatapá e salada, e se você quiser também vai camarão (acarajé: R$ 2,50 e com camarão: R$ 3,50). Os mais famosos são o da Ciria, o da Dinha e da Regina. O bom acarajé quando frito não deixa passar o azeite para a massa, e portanto a massa é bem branquinha. O acarajé se come como um sanduíche, ou você pode pedir no parto, e vem com os ingredientes separados. Coma das duas maneiras, a sensação é diferente. O importante é que não deixe de prová-lo!

Voltando ao Consulado da Cerveja. A Bahia é o lugar da loucura organizada. Em pleno bar existem vendedores ambulantes que te oferecem queijo coalho, amendoins, isqueiros, esculturas … E o pessoal do bar aceita a concorrência numa boa, há espaço para todos! Prove o aipim frito do Consulado da Cerveja é bem gostoso. Na verdade, sou suspeita, porque eu amo aipim frito e como vivo em um lugar difícil de comer esta iguaria, quando estou na terrinha como aipim em todos os lugares (hehehehehe)!

As primeiras horas em Salvador foram bem aproveitadas, apesar da chuvinha do final da noite. No inverno pode chover, mas são pancadas, e nada que estrague o astral desta terra. Amanhã, vou contar nossa saga até Morro de São Paulo.

foto: turomaquia_2007