Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 30 2009

A Madrid das “meninas” – nona recomendação para 2010

Agora o Prado está ainda maior. Cresceu para poder expor mais obras, e para dar mais conforto aos visitantes. Mais uma coisa continua a mesma (ainda bem!). Ao entrar na sala redonda do edifício principal você dá de cara com um quadro enorme que vai te arrepiar do dedinho do pé até o teu último fio de cabelo.

Mostra uma família, mas não de forma tradicional. Os pais estão refletidos em um espelho, bem no lugarzinho do espectador. A filha caçula é a protagnoista do quadro junto às suas damas de honra – as meninas – dois anões e um cachorro. Um pouco mais atrás aperece uma senhora viúva conversando com um senhor, e lá no fundo outro serviçal do palácio entrando ou saindo do atelier do pintor. No canto direito, aparece o pintor que neste mesmo momento realiza um quadro. Esta maravilha do século XVII, é nada menos do que um dos quadros mais importantes da história da arte ocidental – “As Meninas”, de Velázquez.

Esta não é a única obra de arte esplêndida deste museu. Mas se você tem apenas alguns minutos para percorrer suas salas, gaste todos nesta sala. E ao sair pra rua, ainda terá tantas maravilhas para experimentar, mas tenha certeza que estas meninas ficarão gravadas para sempre no teu coração, porque diante delas é quase impossível não se deixar apaixonar.

Esta é nossa penúltima recomendação para 2010: deixar-se apaixonar pelas “meninas”, de Velázquez, e ainda viver loucamente a capital espanhola. Uma cidade para todos os bolsos e estilos!
Las Meninas - Prado -Velazquez

DSC_0022
Na Puerta del Sol – Foto de Manolo Álamo Coello

5 Comentários

  1. Barcelona Expedition

    É impressionante Velazques…gosto muito do Prado, mas em um dia já era dificil agora ainda mais grande, pelo visto para ver tudo só indo 3 dias seguidos….

    responder
  2. Anonymous

    Magnífica recomendação! O Prado é um museu com obras maravilhosas e pintores importantíssimos: o Bosco, Durero, Goya, o Greco, Bruegel, Van Eyck, Tiziano, Tintoretto, Van der Weyden e muitos, muitos mais.Um saludoCarmen

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Barcelona expedition, eu também amo o Prado, e a ampliação aumentou também a área dos servços, agora conta com uma cafeteria maior, e pequenos auditórios para conferências. Carmen, realmente o Prado conta com obras primas e nada melhor que este museu para conhecer a trajetória de Bosch, Velazquez e Goya!Beijos

    responder
  4. doce e bela

    Olá! Estou a planificar a nossa viagem até Madrid e o seu blog está a ser uma preciosa ajuda! Parabéns!***

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Doce e Bela,fico feliz que tenha ajudado. Você vai amar a cidade! Não deixe de ver a exposição na Fundación Mapfre dos Impressionistas!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!