Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 30 2009

A Madrid das “meninas” – nona recomendação para 2010

Agora o Prado está ainda maior. Cresceu para poder expor mais obras, e para dar mais conforto aos visitantes. Mais uma coisa continua a mesma (ainda bem!). Ao entrar na sala redonda do edifício principal você dá de cara com um quadro enorme que vai te arrepiar do dedinho do pé até o teu último fio de cabelo.

Mostra uma família, mas não de forma tradicional. Os pais estão refletidos em um espelho, bem no lugarzinho do espectador. A filha caçula é a protagnoista do quadro junto às suas damas de honra – as meninas – dois anões e um cachorro. Um pouco mais atrás aperece uma senhora viúva conversando com um senhor, e lá no fundo outro serviçal do palácio entrando ou saindo do atelier do pintor. No canto direito, aparece o pintor que neste mesmo momento realiza um quadro. Esta maravilha do século XVII, é nada menos do que um dos quadros mais importantes da história da arte ocidental – “As Meninas”, de Velázquez.

Esta não é a única obra de arte esplêndida deste museu. Mas se você tem apenas alguns minutos para percorrer suas salas, gaste todos nesta sala. E ao sair pra rua, ainda terá tantas maravilhas para experimentar, mas tenha certeza que estas meninas ficarão gravadas para sempre no teu coração, porque diante delas é quase impossível não se deixar apaixonar.

Esta é nossa penúltima recomendação para 2010: deixar-se apaixonar pelas “meninas”, de Velázquez, e ainda viver loucamente a capital espanhola. Uma cidade para todos os bolsos e estilos!
Las Meninas - Prado -Velazquez

DSC_0022
Na Puerta del Sol – Foto de Manolo Álamo Coello

5 Comentários

  1. Barcelona Expedition

    É impressionante Velazques…gosto muito do Prado, mas em um dia já era dificil agora ainda mais grande, pelo visto para ver tudo só indo 3 dias seguidos….

    responder
  2. Anonymous

    Magnífica recomendação! O Prado é um museu com obras maravilhosas e pintores importantíssimos: o Bosco, Durero, Goya, o Greco, Bruegel, Van Eyck, Tiziano, Tintoretto, Van der Weyden e muitos, muitos mais.Um saludoCarmen

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Barcelona expedition, eu também amo o Prado, e a ampliação aumentou também a área dos servços, agora conta com uma cafeteria maior, e pequenos auditórios para conferências. Carmen, realmente o Prado conta com obras primas e nada melhor que este museu para conhecer a trajetória de Bosch, Velazquez e Goya!Beijos

    responder
  4. doce e bela

    Olá! Estou a planificar a nossa viagem até Madrid e o seu blog está a ser uma preciosa ajuda! Parabéns!***

    responder
  5. Patricia de Camargo

    Doce e Bela,fico feliz que tenha ajudado. Você vai amar a cidade! Não deixe de ver a exposição na Fundación Mapfre dos Impressionistas!

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Nas entranhas da obra da espanhola Cristina Iglesias. Para ver mais Inhotim, é só ir no @arte_365 
#inhotim #museumlovers #cristinaiglesias #artecontemporanea #minasgerais
  • Se existe um museu ao ar livre mais fotogênico que o Inhotim, eu desconheço 😉 💁🏽‍♀️ A entrada ao museu custa R$44,00, o complexo abre de terça a domingo. Hoje, quarta-feira, a entrada é gratuita. ⚠️ Sem fazer uma maratona artística é impossível visitar tudo apenas num dia. Para tanto, são necessários 2 dias. 🏃🏽‍♂️ Se você não quer caminhar muito ou quer maximizar o tempo da visita, pague para usar o sistema de carrinhos do complexo, que te levam e trazem por todos os caminhos.

#inhotim #museumlovers #minasgerais #brumadinho #arte
  • Isso aqui é um pouquinho de Inhotim ió ió 😉

#inhotim #minasgerais #brumadinho #arte #jardins
  • Uma beleza chamada ... Belo Horizonte 💕💕💕 #belohorizonte #pracadaliberdade #minasgerais #palmeras🌴
  • Felicidade em forma de cheesecake da @confeitariacuritibana no tour mais doce de Curitiba - @curitidoce 
Vai para Curitiba? Não pensa duas vezes, participe de um dos tours. Além das degustações, risadas e histórias de vida inspiradoras, como da Raabe da @anneschuartz ou da @ninaromano_patisserie ❤️❤️❤️ #curitidoce #curitibalovers #foodporn #vidadoce #curitiba
  • Metrô Saldanha Lisboa. Numa época em que os professores não são valorizados, ou seja, uma época triste, nefasta 😪

#metrolisboa #lisboalovers #educacao #lisboa #metrosaldanha

Follow Me!