Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 28 2017

50 fatos sobre Caravaggio

50 fatos sobre Caravaggio – Por que ele?

Caravaggio Caravaggio é barroco. E o barroco é daqueles movimentos ame-me ou deixe-me. Não tem meio-termo. Tal qual num violento contraste luz e sombra, é simples assim.

O barroco é violento, por isso provoca reações de amor e ódio. Confesso, sou barroca, comigo não tem meio termo. Enlouquecidamente feliz ou amarguradamente triste, adrenalinada ou detonada. Como você vê, o barroco é meu número!

Mas tem um artista barroco, o que começou esta revolução, que a maioria das pessoas ama. Por suas telas ou por sua louca vidaaaaaaaa, vida imensa e breve. Este artista é Caravaggio.
Caravaggio
Chamada video 2

50 fatos sobre Caravaggio – A Série

Portanto, Caravaggio é um prato cheio para um vídeo estilo 50 fatos. Por isso não tive dúvida de iniciar com ele este novo playlist lá no YouTube. Muita gente usa o formato, mas eu me inspirei no canal Ok Ok.

Queria que esta nova série fosse leve, mas cheia de conteúdo. Divertida, mas exata. Desinformar não é meu estilo. Mas tampouco queria que o life style fosse mais importante que a obra. Por isso coloquei algum episódio quando sua repercussão na obra era direta e clara.

Deixei de lado inclinações sexuais porque acredito firmemente que em Caravaggio isso não foi um fato decisivo. Tampouco trouxe fofoquinhas que podem ser atrativas, mas que sinceramente não vão te ajudar a se divertir mais num museu de arte. Que ao final é meu objetivo.

Caravaggio – No Top100Arte

Caravaggio também está no Top100Arte. Apareceu na semana passada no vídeo 31 com “Vocação de São Mateus”.

Caravaggio x Uma música

Tenho uma playlist no Spotify para escrever. Sejam posts ou livros. Quando escrevia este post me veio à cabeça a música do Lobão e do Bernardo Vilhena: “Vida louca Vida”. Daí que escrevi vida louca, imensa e breve. Uma boa síntese de como Caravaggio viveu e pintou.

O artista milanês trabalhava diretamente na tela, não se tem constância de materiais preparatórios para seus quadros. Em 2012, alguns pesquisadores afirmaram que haviam encontrado 100 desenhos/esboços de Caravaggio. Mas todos os grandes estudiosos do artista e do barroco negaram que realmente eram obra de Michelangelo Merisi.

Caravaggio atacava o branco da tela, faminto de arte. Como se soubesse que apenas viveria até os 38 anos de idade.

Vida louca vida, vida breve
Já que eu não posso te levar
Quero que você me leve
Vida louca vida, vida imensa

Ninguém vai nos perdoar
Nosso crime não compensa


Caravaggio

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

2 Comentários

  1. Carmen

    ¡Un post genial! Este vídeo aborda, da melhor maneira, a biografia de Caravaggio. Ele mergulha na episódios mais misteriosos e herméticos de sua vida. Adorei!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carmen, que legal ler teu comentário. Quando montei o vídeo estava com medo que a info ficasse muito “rasa”. Li 2 livros antes de montá-lo para evitar que isso acontecesse. Brigaduuu de coração pelo feedback!
      Beijos

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Na meca do windsurf em Las Palmas - Pozo Izquierdo. Vento pouco é bobagem 😂
.
#windsurf #pozoizquierdo #grancanaria #canaryisland #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Primeiro vídeo de Barcelona 😁 Legal prá quem chega de avião na cidade; prá quem está precisando de um hotel supimpa e outras coisinhas mais 😊 Link na bio ou vá para o canal de YouTube - Patricia de Camargo
.
#barcelona #vueling #prataeroport #hotel4estrelas #ondeficarbarcelona
  • Olha as colunas jônicas aí gente 😗 Quando dava aula comentava que era a coluna dos cabelinhos enrolados 😂
.
#atenas #acropolis #greekart #greciaantiga #grecia #colunagrega #turogrego
  • Acordar com esta vista em ATENAS foi uma experiência incrível. Recomendo ao menos uma vez na vida 😉
.
#view #greece #acropolis #experience #beautifulday #atenas
  • Exatamente como penso e falei hj de manhã no Stories #Repost @reynaldogianecchini (@get_repost)
・・・
#Ficaadica
  • Todo mundo devia esbravejar. Não dá prá deixar quieto algo tão revoltante e retrógrado. Como já falei no Stories, se você pensa como o juiz, é você quem deve se tratar. Porque ninguém devia se preocupar com quem uma pessoa faz sexo, desde que seja consentido e não envolva menores. Isso se chama vida PRIVADA. Peguei esta imagem da @danibelgium minha irmã do coração 💓

Follow Me!