Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 25 2015

13 museus onde o espetáculo começa do lado de fora (ou 13 museus para a bucket list)

1. Soumaya, museu de arte na Cidade do México. Abriga desde obras de Botticelli e Artemisia Gentileschi a arte mexicana do século 20, mas suas obras mais antigas contam 30 séculos de história \o/. O nome do museu é uma homenagem à esposa do mecenas, e dono de grande parte das obras, Carlos Slim. O edifício é obra do mexicano Fernando Romero, assessorado por Ove Arup e Frank Gehry.
Arquitetura de museus - MuseumWeek
2. MAXXI – Museu Nacional de Arte do Século 21, fica em Roma, e é obra da arquiteta (por fim uma mulher nesta lista!) Zaha Hadid.
Arquitetura de museus - MuseumWeek
3. Guggenheim Bilbao – o que falar de um museu que foi o motor propulsor da mudança de Bilbao?! Obra do gênio Frank Gehry. As exposições temporais são bárbaras, por lá já vi Yoko Ono e Cai Guo-Qiang. Vale a visita tanto pelo continente como pelo conteúdo.
Guggenheim Bilbao
Guggenheim Bilbao
4. Cidade das Artes e da Ciência de Valencia, apesar das polêmicas ao redor de Calatrava, que cria edifícios lindos, mas que vão se desfazendo com o tempo, este conjunto arquitetônico vale a visita. O complexo abriga o Museu das Ciências Princípe Felipe.
Valencia | Cidade de Artes e das Ciências
Valencia | Cidade de Artes e das Ciências
5. Inhotim – em termos arquitetônicos é impressionante a comunhão do espaço expositivo com o enorme jardim botânico. A qualidade das obras de arte é de babar, secar e voltar a babar. Oportunidade única de ver os grandes da arte contemporânea a 60 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho.
13 museus com edifícios espetaculares
Entrada Inhotim
DSC_2843
6. MASP – você sabia que na época de sua inauguração aquela vão livre de 74 metros idealizado por Lina Bo Bardi era o maior do mundo?! Essa mulher foi visionária, e trabalhou em conjunto com o engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz. Há 3 anos visitei o museu e a manutenção do prédio mais bem pecava por sua ausência, quase chorei, como pode uma obra comentada no mundo inteiro, um museu com um dos melhores acervos de arte do Brasil e da América Latina estar naquele estado!? Lembra do nosso primeiro post do #MuseumWeek?
13 museus com edifícios espetaculares
7. Museu Salvador Dalí, em St. Petersburg, na Flórida – visitei e alucinei com o museu antes da mudança de sede, imagina agora neste prédio que tem tudo a ver com o estilo do espanhol. Aliás, este museu tem a maior coleção de Dalís fora da Espanha.
Arquitetura de museus - MuseumWeek
8. Liuli China Museum, em Shanghai/China, especializado em arte contemporânea em cristal. Dizem que as exposições não são lá estas coisas, agora este exterior que a noite troca de cor é puro aço feito ternura.
Arquitetura de museus - MuseumWeek
13 museus com edifícios espetaculares
9. Fundação Louis Vuitton, outra obra do Gehry. O museu foi inaugurado faz pouco tempo, e fica em Paris. Abriga a coleção de arte dos séculos 20 e 21 de Bernard Arnault (atual presidente e diretor executivo da LVMH, a maior empresa de artigos de luxo do mundo. Um dos homens mais ricos do planeta).
Arquitetura de museus - MuseumWeek
10. Kunsthaus, na cidade de Graz (Áustria), expõe arte contemporânea. Obra do inglês Peter Cook. Adorei a foto que mostra o contraste do edifício com a cidade, como se fosse uma bolha nascendo na pacata cidade.
13 museus com edifícios espetaculares
13 museus com edifícios espetaculares
13 museus com edifícios espetaculares
11. Museu de Ciencias Naturais Perot, fica em Dallas, e parece uma coisa de louco! Vale a pena entrar no site e descobrir o edifício e sua sustentabilidade. Uma obra de Thom Mayne.
Arquitetura de museus - MuseumWeek
13 museus com edifícios espetaculares
12. Museu de Ordos, na Mongólia. Obra do escritório chinês MAD Architects. Para entender melhor o museu e a região, recomendo a leitura deste artigo: http://gizmodo.uol.com.br/cidade-fantasma-ordos-china/
Arquitetura de museus - MuseumWeek
Arquitetura de museus - MuseumWeek
13. Teatro Museu Dalí, de Figueres. Um bate-e-volta perfeito para quem se encontra em Barcelona. Eu não era muito fã do artista até visitar este museu e entrar (literalmente) no universo do surrealista. Juro que não conheço uma pessoa que tenha visitado e não tenha amado o lugar!
Arquitetura de museus - MuseumWeek
13 museus com edifícios espetaculares

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

imagens: turomaquia e ; http://es.wikiarquitectura.com; http://www.idmagazine.com.mx/museo-soumaya-plaza-carso/; http://www.e-architect.co.uk/rome/maxxi-rome; http://www.panoramio.com/photo/3078490; http://www.traveler.es; http://www.thecoolist.com/salvadore-dali-museum-st-petersburg-florida/; https://www.flickr.com/photos/tobysimkin/; http://www.publico.pt e sites dos museus.

4 Comentários

  1. Carmen

    Una nueva forma de mirar y acercarse a los museos…¡Este post sí que es un espectáculo!

    responder
  2. Nick

    Patrícia, adorei a lista…ano passado conheci o Guggenheim Bilbao, conheço também o Masp e Inhotim. Em maio estarei em Paris e vou conhecer a Fundação Louis Vuitton. A oportunidade de ir até Bilbao e, além de conhecer essa linda cidade, poder ver por dentro e por fora essa maravilha que é o Guggenheim, foi uma das experiências mais impactantes da minha vida, recomendo a todos…
    Beijos !!!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Nick, totalmente de acordo, o Guggenheim é uma experiência impactante! beijos
      AT: Também acho que vou ainda este ano para Paris conhecer a Fundaçao Paris Vuitton.

      responder
  3. Pedro @travelwithpedro

    Oi Patrícia, excelente lista, e com certeza museus fantásticos por dentro e por fora. Adoro o Guggenheim de Bilbao. Outro que acho muito bom é o Hundertwasserhaus em Viena – o que você acha?

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!