Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 03 2016

10 fatos sobre “Os Jogadores de Cartas” e um dos quadros mais caros do mundo

1. “Os Jogadores de Carta” foi um dos últimos trabalhos de Cézanne, durante 6 anos trabalhou nesta série composta por 5 quadros e um montão de estudos e retratos. Ele terminou a série em 1905 e faleceu em 1906.
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
2. Cézanne teria se inspirado em uma tela do século 17 dos irmãos Le Nain exposta em um museu de sua cidade natal, Aix-en-Provence. Já que este tema não era popular na época do artista.
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
3. Representa o que se conhece na arte como cena de gênero, onde o artista mostra uma cena do cotidiano, como esta onde dois ou mais homens se reúnem para jogar ou ver jogar as cartas.

4. Em nenhum dos quadros existe temporalidade, porque não há ação, não existe troca de olhares, emoções estampadas em seus rostos, eles simplesmente estão ali, e o tempo passa tão preguiçoso, que dá a sensação de não passar. Para alguns críticos, Cézanne chegou a converter estas cenas de gênero em cenas de natureza morta, mas o que ele pretendia segundo Richard Shiff, era simplesmente não categorizar os elementos dentro da cena, que os objetos tivessem tanta importância como os seres humanos.

5. Há controvérsias em que ordem teria pintado os 5 quadros, a princípio se pensou que teria pintado primeiro as telas com maior número de personagens evoluindo para uma simplificação compositiva, mas depois de muito estudar a série “Os Jogadores de Cartas”, agora a tese mais aceita é que começou ao contrário, com as telas com apenas dois personagens para as de 5 personagens.

6. A série está por todo mundo (levando em conta os estudos realizados), mas as telas principais se encontram nos seguintes locais/museus:
– Museu D´Orsay/Paris
– Coleçao Particular/Qatar
– The Courtauld Gallery
– MET/New York
– Barnes Foundation/Filadélfia
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo
7. Nesta série se pode observar como era visionário, tanto que inspirou a muitos outros artistas, suas figuras mais alongadas como no quadro da “The Courtauld” podem ter sido a base do que viria a fazer mais tarde Modigliani, e sua simplificação e geometrização das formas inspiraram a Braque e Picasso a desenvolver o cubismo. Tanto foi assim que Picasso ou Matisse teriam dito que:

Cézanne é o pai de todos nós.

Braque conheceu pessoalmente a Cézanne e durante toda sua vida ao falar do pintor dizia o seguinte: “Ele atou sua vida em sua arte, sua arte em sua vida”.

8. Gustave Coquiot, escreveu sobre esta série em 1919:

“Esta é a própria vida, sem exagero ou embelezamento teatral. E não é realista porque tudo é reforçado pela cor e desenho. Estes jogadores de cartas estão em pé de igualdade com as mais belas obras de arte do mundo.“

9. Nesta série se encontra um quadro que bateu o recorde de venda. Ele pertencia ao grego George Emiricos. E foi vendido para a família real do Qatar por entre 250 e 300 milhões de dólares. O preço não é exato pelo tema cambial e porque foi vendido em uma transação privado. Mas dizem que o valor estaria mais próximo dos 300 do que dos 250 milhões \o/ É a segunda versão que você vê no item 6!

Na última semana de febrero deste ano (2016) um dos homens mais poderosos no mundo das finanças (Kenneth Griffin) comprou dois quadros de arte contemporânea por 500 milhões de dólares \o/. Uma obra de Willen de Kooning, pelo qual teria pago 300 milhões de dólares (“Interchange”, de 1955). E outra de Jackson Pollock por 200 milhões (“Number 17A”, de 1948). E só por curiosidade, em 1989, esta tela de Kooning havia sido comprada em um leilão na Sotheby´s pelo japonês Shigeki Kameyama. Por 20,6 milhões de dólares, que baita investimento, hein?!!!

10. A obra que se encontra hoje no Museu D´Orsay foi roubada em 1961. Quando formava parte de uma exposição em Aix-en-Provence. Ela foi recuperada meses depois e para celebrar criaram um selo comemorativo.
10 fatos sobre os jogadores de cartas e o quadro mais caro do mundo

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de 15 anos sem usar jaqueta jeans, não resisti à coleção da Zara com 3 artistas espanhóis. Mostrei mais no Stories 👕
.
#zara #jeans #arte #decompras #shopping
  • Paz, paz e paz dentro do complexo de Chion-in, cujas escadarias foram utilizadas no filme com o Tom Cruise - "O Último Samurai". E que é uma das estrelas do vídeo que vou publicar hoje no YouTube - Patricia de Camargo 👈
.
#kyoto🇯🇵 #chionintemple #youtuber #vlogjapao #vlogkioto #budismo
  • Descubra no TOP100Arte, o primeiro artista a defender-se contra a pirataria e adotar um copyright 🖼🖼🖼 link na bio👈
.
#art #arte #durer #renascimento #Top100Arte #youtuber
  • Picasso, juro que hoje tava precisando te encontrar. Tô necessitada deste tipo de arte que remove as entranhas!
.
#picasso #moma #arte #cubismo #art #necessidade #artlover #newyork
  • O Pavilhão do Templo Dourado é um lugar super sagrado para o Budismo, já que guarda relíquias do Buda. É um dos símbolos do Japão junto com o Monte Fuji 🗻 .
#kinkakujitemple #kyoto🇯🇵 #vlogjapao #pavilhaodourado #japan🇯🇵 #budismo #buda
  • A poderosa Eiffel e o arco mais lindo de PARIS desde uma das janelas do museu de arte mais visitado do mundo. Para ver meu guia desse museu, clique no link da bio 😉
.
#Louvre #Paris #museum #museumguide #janela #arte #art

Follow Me!